Departamento de Comunicação

O empate do Palmeiras por 2 a 2 com o Avaí, na Ressacada (Florianópolis-SC), pela 14ª rodada do Brasileirão, não só foi um resultado importante para que o Verdão se mantivesse na liderança do certame com a mesma diferença de pontos para o 2º colocado Corinthians (que também empatou pela rodada), como também rendeu a dois jogadores (Rony e Scarpa) a ampliação de suas marcas em rankings históricos do clube devido aos gols que fizeram na partida.

Com o tento neste domingo (26) – o segundo do Verdão no jogo -, Rony chegou à sua 37ª bola na rede pelo Alviverde e, com isso, o atacante, que já soma 137 jogos pelo clube desde que chegou em 2020, saltou da 85ª para 83ª posição dos jogadores que mais fizeram gols pela Sociedade Esportiva Palmeiras em todos os tempos! O fato de Rony ter subido duas posições com um só gol se deve pelo motivo de que a marca de 37 gols era dividida por dois jogadores na 83ª colocação: Cabeção, atacante dos anos 40, e Alex Mineiro, atacante de 2008. Desta forma, Rony passa agora a figurar neste ranking como um terceiro elemento e, se fizer mais um gol, passará a ser o novo 80º, ao lado de Moacir (anos 50), Viola (anos 90) e Diego Souza (no clube de 2008 a 2010) – todos com 38 gols.

Rony vem acumulando ótimas marcasem 2022. Uma delas, a de ser o jogador mais utilizado por Abel Ferreira e sua comissão na atual temporada: foram 37 partidas disputadas de 41 possíveis, além de que, neste ano, nenhum outro jogador atuou tantas vezes em sequência na condição de titular quanto Rony: foram 14 jogos seguidos dentre os onze iniciais até a partida anterior, contra o São Paulo, pela Copa do Brasil (série esta interrompida justamente hoje, pois o jogador, a princípio no banco de reservas, entrou no decorrer do duelo).

Mas Rony também está marcado por vir ajudando o time não só com gols. Dos 86 marcados pelo Verdão na temporada atual, além dos 14 que ele mesmo fez, deu assistência para outros dois (ambos pelo Paulistão, para os gols de Zé Rafael, contra o Novorizontino, e Dudu, sobre o Água Santa).

Desta forma, são 16 participações diretas em gols do Palmeiras na temporada, além de outras três atuações decisivas nas quais a bola passou por seus pés em lances que também culminariam em gols palmeirenses. Portanto, 19 dos 86 tentos do Alviverde em 2022 contaram com participação efetiva de Rony (ou 22,09%).

Não bastasse isso, o gol de Rony neste domingo – 14º dele na temporada 2022 -, foi o 7º só pelo Brasileirão (ou seja, metade de seus gols no ano foram pelo Nacional) e, com isso, se isolou novamente como artilheiro do time no torneio, ultrapassando os seis do zagueiro Gustavo Gómez. Além de artilheiro máximo do time no Nacional, com seus 14 no total, ele é o vice-goleador na temporada, por qualquer competição (atrás só de Raphael Veiga, com 16).

Além de Rony, Scarpa é outro jogador que vem em uma crescente quando o assunto é gol ou ainda participação direta. Ao ter pontuado pela primeira vez no duelo contra o Avaí, o jogador chegou ao seu 8º em 2022 (3º só no Brasileiro) e, com isso, já soma 31 participações decisivas em lances que se confirmaram em bolas na rede pró Palmeiras: além dos 8 gols, são 11 assistências (sendo o garçom máximo da temporada) e outras incríveis 22 participações em lances que contaram com sua contribuição na construção da jogada que culminaria em gol.

Ou seja: das 86 bolas na rede do time em 2022, Scarpa teve participação efetiva em 36,04%, dentre os gols, assistências e demais jogadas – muitas delas oriundas de cobranças de escanteio.

Além disso, dos 11 passes a gol que o garçom máximo da temporada acumula em 2022, 8 dessas assistências foram só pelo Brasileirão, o que faz dele não só o maior homem-passe do time no Nacional, mas também garçom máximo do Campeonato Brasileiro 2022 como um todo.

E em decorrência de seu gol, o camisa 14 foi a 39 tentos pelo clube no total (em 206 jogos que disputou desde 2018), e, com isso, empatou com Kleber como 6º maior artilheiro do Palmeiras neste século, além de alcançar a 76ª posição na lista geral de artilheiros da história, ao lado de Aquiles, Euller e Kleber.

OUTROS DESTAQUES

Individualmente, a partida marcou o retorno de Raphael Veiga, lesionado e fora do time nos últimos quatro jogos; marcou também mais uma boa atuação de Weverton, importante em lances-chave do duelo; e é claro, da dupla Zé Rafael e Wesley.

O camisa 8, Zé Rafael, fez uma partida marcada por mais uma boa atuação e, inclusive, foi sua finalização que originou o pênalti a favor do Verdão no início da segunda etapa, convertido por Scarpa. O meia chutou com pontaria ao gol e a bola desviou na mão do zagueiro do Avaí.

E Wesley, por sua vez, deu mais uma mostra de habilidade, saindo da marcação de três jogadores ao invadir a grande área, pela esquerda, e servir Rony para fazer o segundo do Verdão (até então, o gol da virada). Vale lembrar que há pouco tempo, no dia 9 de junho, contra o Botafogo em casa, o atacante havia feito um belíssimo gol (o último da partida, fechando a goleada em 4 a 0) com mais uma mostra de habilidade e técnica.