Minelli vista Academia e recorda os 50 anos do tetracampeonato brasileiro

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Lendário treinador visitou o vestiário da Academia de Futebol e foi recebido por jogadoresMaior Campeão do Brasil, o Palmeiras faturou o quarto de seus dez títulos brasileiros há exatos 50 anos. Foi no dia 7 de dezembro de 1969 que o Verdão ganhou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa ao derrotar o Botafogo por 3 a 1, gols de Ademir da Guia (duas vezes) e César Maluco – com o resultado, o Alviverde Imponente, que já havia sido campeão nacional em 1960 (Taça Brasil) e 1967 (Robertão e Taça Brasil), terminou a competição à frente do Cruzeiro, segundo colocado, graças ao saldo de gols: 2 contra 1 dos mineiros.

Para celebrar o feito, o clube convidou no mês de novembro o paulistano Rubens Minelli, comandante palmeirense naquela campanha, para visitar a Academia de Futebol e conceder entrevista à TV Palmeiras e ao Site Oficial do Verdão. O treinador de 90 anos relembrou histórias da emocionante conquista, confirmada somente minutos após o apito final no Morumbi.

“Fizemos uma longa excursão pela África e pela Europa antes do Robertão. O time estava arrebentado no início do campeonato. Os maus resultados criaram uma onda contra mim, um clima ruim, mas a diretoria me bancou e fomos crescendo na competição”, recorda-se Minelli.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Jailson reverenciou Rubens Minelli na visita do ex-treinadorO Palmeiras começou o torneio de forma cambaleante, perdendo para Flamengo, Internacional, Cruzeiro e Bahia e empatando com o América-RJ. Mas logo a equipe se recuperou, engatou uma sequência de bons resultados e encerrou a fase de classificação na liderança do Grupo B.

Além do Verdão, avançaram ao quadrangular final Corinthians, Cruzeiro e Botafogo. Nos dois primeiros jogos, o time palestrino empatou com Corinthians (0 a 0) e Cruzeiro (1 a 1). Dessa forma, chegou à última rodada precisando superar o Botafogo e torcer contra o arquirrival para ter chance de ser campeão.

Bastava uma vitória simples sobre o Cruzeiro, no Mineirão, e o Corinthians levantaria a taça. No entanto, os mineiros venceram por 2 a 1 e acabaram com os mesmos quatro pontos do Palmeiras, mas com um gol a menos de saldo – à época, a vitória valia dois pontos.

“O nosso jogo terminou, mas a outra partida não. Ouvi os minutos finais pelo rádio, dentro do vestiário”, relembra Minelli, que iniciou a sua carreira de técnico nas categorias de base do Verdão.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Rubens Minelli é o quinto técnico que mais comandou o Verdão

Na temporada de 1969, o treinador ainda levou o clube à conquista do Torneio Cidade de Barcelona e do Troféu Ramón de Carranza, ambos na Espanha. Um dos maiores estrategistas da história do futebol nacional, permaneceu até 1971 no Palestra Italia, pelo qual teve outras duas passagens, de 1982 a 1983 e de 1987 a 1988.

Com 252 jogos (117 vitórias, 86 empates e 49 derrotas), Minelli é o quinto técnico que mais comandou o Verdão, só atrás de Oswaldo Brandão (587), Felipão (485), Vanderlei Luxemburgo (373) e Ventura Cambon (294).

CONFIRA ENTREVISTA EXCLUSIVA DE RUBENS MINELLI PARA A TV PALMEIRAS: