Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Cada jogador recebe um kit de nutrição individual em uma bolsa térmica higienizada (Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras adotou um rígido protocolo de segurança para retomar as atividades na Academia de Futebol e uma das principais mudanças no dia a dia dos atletas foi a rotina de nutrição. Agora, antes do início dos trabalhos, os jogadores recebem kits individualizados de suplementação, hidratação e refeição pós-treino colocados em bolsas térmicas higienizadas.

“Estamos fazendo as bolsas dos atletas individualizadas, totalmente higienizadas. Colocamos em torno de 1,8L de isotônico e água para hidratação. Também colocamos um energético, para tomar antes das atividades, e uma refeição pós, com proteína, carboidrato e fruta. Também tem sempre um alimento variado para ativação cerebral, salgado ou doce, para comer durante a atividade”, explica a nutricionista do clube, Mirtes Stancanelli.

Os procedimentos na Academia de Futebol foram todos adequados para mitigar o risco de contaminação e prover o máximo de segurança aos profissionais que participam da rotina da equipe. Em campo, por exemplo, os jogadores apresentam-se em grupos menores para os testes e possuem estações de descanso individuais localizadas 20 metros uma das outras.

Segundo Mirtes, a aceitação e o entendimento dos jogadores sobre o “novo normal” foram rápidos. Eles também tiveram de se adaptar a outras mudanças grandes na rotina, como cuidar dos próprios uniformes e demais equipamentos pessoais de treino.

Nutricionista do Verdão, Mirtes Stancanelli prepara os kits para os atletas (Foto: Cesar Greco)

“Orientamos o atleta de como usufruir do conteúdo das bolsas durante as avaliações. Eles são muito conscientes, desde o primeiro dia entenderam o processo. Eles carregam a bolsa com eles para o campo e já sabem o que fazer, até porque são os mesmos processos que já fazíamos normalmente antes da pandemia. Isso facilita para eles administrarem”, completa.

Como os atletas não estão utilizando o refeitório do Centro de Excelência do Verdão, as refeições fora da Academia também estão no escopo. Desde o início da quarentena, os jogadores e suas famílias foram orientados sobre como manter uma nutrição correta em casa.

“Com a quarentena, o atleta passa mais tempo em casa. Fornecemos informações nutricionais e orientamos as famílias desde o período de isolamento social. Durante os treinos virtuais, também orientamos a forma correta de suplementação. Todo o cenário foi avaliado, com o atleta sempre em contato conosco”, finaliza a nutricionista.

O meio-campista Gustavo Scarpa acredita que os atletas já se adaptaram às mudanças. “Está sendo diferente, cada um carregando o seu kit. O pessoal do Palmeiras é muito bem organizado, a Mirtes, os massagistas. Eles nos ajudam bastante. Tudo muito organizado e nós aprendemos a nos virar. Estamos muito felizes”, disse o camisa 14.