Verdão encerra avaliações e se prepara para o reinício dos treinos na Academia de Futebol

Departamento de Comunicação

O elenco do Palmeiras realizou na tarde desta terça-feira (30) a última sessão de avaliações físicas, fisiológicas e bioquímicas antes do retorno aos treinos, marcado para esta quarta-feira (1). Os atletas apresentaram-se à Academia de Futebol divididos em dois grupos e passaram por um circuito de testes funcionais no campo sintético do centro de treinamento.

O jogador Matías Viña durante avaliação física na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O trabalho foi comandado pelos quatro preparadores físicos do Verdão, que subdividiram os grupos em cinco turmas para evitar aglomerações. Os goleiros realizaram atividades específicas da posição, enquanto os demais jogadores passaram por dez estações com testes de agilidade e velocidade. O atacante Dudu realizou as suas avaliações no período da manhã.

O preparador físico Antônio Mello avalia de forma positiva as atividades realizadas desde a última semana e vê o elenco preparado para a volta aos treinos. Segundo ele, os treinamentos virtuais criados pelo Palmeiras durante o período de isolamento social ajudaram na readaptação ao campo.

O preparador físico Antônio Mello destacou a importância dos treinos a distância no período em que a Academia ficou fechada (Foto: Cesar Greco)

“Nunca havíamos passado por isso profissionalmente, tivemos de nos reinventar. O trabalho que foi feito dentro de casa surtiu efeito agora. Avaliamos tempo, velocidade, distância, deslocamento. A resposta foi a melhor possível. Amanhã [quarta], quando começarmos a treinar, teremos um grupo preparado para receber as cargas de treino com bola e especificidades do futebol. Foi bom para entendermos e identificarmos as qualidades físicas de cada jogador. Aprendemos e ganhamos experiência”, explicou Mello.

O técnico Vanderlei Luxemburgo, recuperado da cirurgia para retirada da vesícula pela qual se submeteu na última semana, acompanhou a atividade desta terça-feira (30) no gramado. Nesta quarta-feira (1), quando devem recomeçar os treinos com bola, os atletas realizarão atividades em dois períodos na Academia de Futebol – o elenco, porém, segue divido em grupos que se apresentarão em horários diferentes a cada período.

Recuperado de uma cirurgia realizada na última semana, Vanderlei Luxemburgo acompanhou as avaliações desta terça-feira na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco)

“Foi uma semana muito produtiva de avaliações. Ainda não tivemos contato com a bola, mas amanhã [quarta] deve ser esse dia tão esperado por todos nós. Foi necessário esse início para que pudéssemos aprimorar a parte física. Foram dias proveitosos, mas não vemos a hora de encostar na bola. É o que mais amamos fazer na vida. Esperamos evoluir e conquistar coisas grandes neste ano”, afirmou o zagueiro Luan.

Todos as atividades realizadas na Academia de Futebol seguem rígido protocolo de segurança. Cada jogador tem à disposição uma estação individual de descanso, além de um kit personalizado de hidratação e suplementação. Os equipamentos no campo foram higienizados constantemente durante a atividade desta terça (30) e nas trocas de grupos de atletas.