Departamento de Comunicação

Pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebeu a equipe do Juventude e venceu por 2 a 1, na noite deste sábado (10), no Allianz Parque, após sair na frente com gol de Rony, apenas aos 28 segundos do segundo tempo com passe na medida de Marcos Rocha, sofrer o empate com gol do atacante Guilherme Parede, aos 17 minutos, e buscar o triunfo com o meia Zé Rafael, aos 21, após cobrança de escanteio de Scarpa.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Agora com 54 pontos, o Palmeiras encerra a sua participação na rodada com oito de vantagem para o atual vice-líder, Internacional, com 46. Mas o Verdão manterá a diferença ainda que o Flamengo, equipe que iniciou a 26ª rodada como vice-líder com 44, vença e vá aos 47. O Rubro-Negro encara o Goiás, em Goiânia (GO), neste domingo (11), às 19h.

Números impressionantes foram atingidos pelo Maior Campeão do Brasil em decorrência deste resultado. Um deles, foi a exata vitória de número 3.400 de sua história, em um total de 6.329 jogos disputados pelo clube em 108 anos (também empatou 1.541 vezes e foi superado em 1.389 ocasiões, além de ter marcado 12.211 gols contra 7.026 que sofreu).

Se por um lado, nesta noite, o Palmeiras quebrou um tabu que já vinha sendo incômodo de não vencer em suas últimas cinco partidas (embora tenha sido superado uma única vez neste interim), o time, em sua casa, emplacou o nono jogo invicto seguido sem revés: seis vitórias e três empates.

Pelo Brasileirão, o Alviverde também melhorou ainda mais os seus números pela edição atual. Além de líder com vantagem considerável, o Maior Campeão do Brasil ostenta o melhor ataque da competição (43 gols, seguido do Internacional, com 41); e também isoladamente a defesa menos vazada (19 gols sofridos, seguido do Flamengo, vazado 21 vezes).

Portanto, o Alviverde é dono também do melhor saldo de gols: 24 (pois marcou 43 e sofreu 19), com expressiva vantagem em relação ao segundo no quesito, o Flamengo, com 19 de saldo (fez 40 gols e sofreu 21).

Além disso, das 26 vezes em que foi a campo até aqui neste Brasileiro, o Palmeiras venceu 15 duelos e, já com a vitória de hoje, é o time com mais triunfos no Brasileirão 2022, isoladamente, à frente do Flamengo e do Fluminense, ambos com 13 (mas o Rubro-Negro ainda joga pela rodada).

Isoladamente, o Verdão também é o time com o menor número de reveses neste Nacional, apenas dois (na 1ª e 15ª rodada, para o Ceará e Athletico-PR, ambos em casa) seguido do Internacional, com quatro reveses sofridos na edição de 2022.

E não é só isso. Dono da atual maior invencibilidade do Brasileiro (11 jogos invictos no torneio), o Palmeiras também é a equipe que registrou a maior série invicta já emplacada por um time neste Brasileirão até aqui, entre a 2ª e 15ª rodada, portanto, de 13 jogos invictos consecutivos.

No cenário visitante, pelo Brasileirão 2022, o retrospecto palmeirense é melhor ainda: a equipe de Abel Ferreira é a única que não conheceu derrota fora de casa na atual edição, pois, em seus 13 duelos, venceu sete (Juventude, Santos, Coritiba, São Paulo, América-MG, Ceará e Corinthians) e empatou seis (Goiás, Flamengo, Avaí, Fortaleza, Fluminense e Bragantino), conquistando, desta forma, conquistou 27 dos 39 pontos possíveis.

Contra o adversário da vez, o Palmeiras fez jus ao seu retrospecto histórico, no qual leva vantagem. Agora, em 27 confrontos disputados contra o Juventude de Caxias, são 14 vitórias contra cinco derrotas sofridas (além de oito empates), com 57 gols marcados contra 32 que sofreu. Só pelo Brasileirão, este foi o duelo de número 20 entre os times, também com números favoráveis ao Palmeiras – 11 vitórias, seis empates e três derrotas.

Aliás, essa vantagem palmeirense não é só contra o Juventude, mas também contra equipes gaúchas de forma geral. Para times do Rio Grande do Sul, o Palmeiras, após este duelo, não sabe o que é perder há 12 jogos, com dez vitórias e dois empates.

O último revés foi uma equipe gaúcha foi para o Internacional, no dia 19 de dezembro de 2020, no Beira Rio, em Porto Alegre (RS), pelo Brasileirão daquele ano. Desde 2021, foram registrados cinco duelos contra o Grêmio (quatro vitórias e um empate), três contra o Internacional (três vitórias), e outros quatro ante o Juventude (três vitórias e um empate).

Curiosamente, nos aspectos individuais, este duelo ficou marcado pelo jogo de número 150 de dois personagens: de Rony, autor do primeiro gol da partida, e também do treinador Abel Ferreira.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 35’/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Atuesta, aos 43’/2ºT); Dudu (Gabriel Menino, aos 43’/2ºT), Bruno Tabata (Breno Lopes, aos 35’/2ºT) e Rony (Rafael Navarro, aos 35’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Rony (1’/2ºT) (1-0); Guilherme Parede (17’/2ºT) (1-1); e Zé Rafael (21’/2ºT) (2-1)

Cartões amarelos (SEP): Não houve.

Expulsões: Não houve.