Departamento de Comunicação

Em um jogo de muitas chances para o Palmeiras, a vitória pelo placar de 2 a 1 sobre o Juventude, no Allianz Parque, na noite deste sábado (10), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, poderia ter sido bem mais ampla. O primeiro gol do Verdão neste triunfo que trouxe preciosos três pontos no torneio nacional foi marcado por Rony, apenas aos 28 segundos de bola rolando assim que se iniciou a segunda etapa da partida – o outro tento palmeirense foi anotado por Zé Rafael, aos 21 do segundo tempo, quando o jogo estava empatado em 1 a 1.

Curiosamente, este foi exato duelo de número 150 de Rony pelo Alviverde, que defende o clube desde 2020. Este também foi o 20° gol do atual camisa 10 do time nesta temporada e, com isso, o atacante ultrapassou o companheiro Raphael Veiga, com quem antes estava empatado na primeira posição da artilharia do grupo em 2022.

Só pelo Brasileirão, o jogador também é o goleador máximo do Verdão nessa edição, agora com nove gols, seguido do zagueiro Gustavo Gómez, com sete. Ao todo, pelo torneio nacional de pontos corridos, Rony entrou em campo por 70 vezes representando o Palmeiras, pontuou 18 vezes e concedeu uma assistência.

No geral, com este de hoje, Rony acumula 43 gols com a camisa do Maior Campeão do Brasil e 2022 já é a sua temporada mais artilheira na agremiação com estas 20 bolas na rede (em 50 partidas); em 2021, jogou 48 vezes e marcou 13 gols; e em 2020, seu ano de estreia, foram 52 jogos e 10 bolas na rede.

Além dos gols, as assistências também chamam a atenção: são 15 ao todo, sendo dez delas só pela Libertadores. Torneio pelo qual, inclusive, marcou 18 gols nas três edições que disputou, se tornando o maior artilheiro palmeirense na história do Continental em todos os tempos – recorde que conquistou neste mesmo ano. Ao todo, somando os gols e assistências de Rony por jogos de Libertadores, o atleta acumula 28 ações, em 31 partidas que disputou. Quase uma ação por jogo!

Recentemente, contra o Fluminense, no empate por 1 a 1 no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão, no último dia 27, ele fez o seu segundo gol de bicicleta pelo Alviverde – que, inclusive, tentou novamente nesta noite frente o Juventude.

Aliás, esta não é a primeira vez que Rony balança as redes da equipe de Caxias do Sul (RS). No primeiro turno, quando o Verdão bateu o adversário por 3 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, Rony deixou sua marca. Outro fato curioso foi que, assim como na partida desta noite, Zé Rafael também marcou naquele jogo.

O GOL RELÂMPAGO

O gol primeiro gol da vitória do Verdão por 2 a 1 nesta noite foi marcado por Rony apenas aos 28 segundos do início do segundo tempo. Foi o time adversário quem deu a saída de bola, e após trocar apenas dois passes, Murilo recuperou a posse de bola em lançamento errado da equipe adversária. A partir daí, fora, cinco toques na bola: Murilo para Danilo, para Weverton, que tocou para Piquerez; este, por sua vez, devolveu em Murilo, que acionou Marcou Rocha na direita – foi então que o camisa 2 lançou na cara do gol. Frente a frente com Pegorari, Rony enfiou por debaixo das penas do guarda-redes.

Um fato que chama a atenção é que, nesta noite, o Palmeiras estreou o seu novo Uniforme III. No dia 30/08/2015, no mesmo Allianz Parque, também em um jogo de estreia de manto do Palmeiras (uniforme de tom prateado), Gabriel Jesus também fez um gol relâmpago, indo às redes aos 49 segundos de jogo – porém, contando a partir da saída de bola no primeiro tempo. Este também contra um time da região sul do país: foi na vitória do Palmeiras por 3 a 2 contra o Joinville pelo Brasileirão de 2015.

Mas o gol mais rápido da história da arena palmeirense, inaugurada com o atual formato em 2014, foi de autoria de Raphael Veiga, no dia 07/07/2021, na vitória sobre o Grêmio, por 2 a 0, pelo Brasileirão daquele ano: foi apenas aos 15 segundos de bola rolando.

Por fim, Rony não foi o único a ter comemorado 150 jogos pelo Verdão. Nessa mesma partida, o técnico Abel Ferreira, também no clube desde 2020, foi outro a completar exatos 150 jogos no comando do clube (sem considerar as partidas que foram dirigidas por seus auxiliares). Ao todo, Abel soma 86 vitórias, 33 empates e 31 derrotas, é o nono treinador com mais partidas na história do Verdão, e o terceiro dentre os estrangeiros.