Palmeiras comemora 100 anos da criação do basquete palestrino

Departamento de Comunicação

Segunda modalidade coletiva praticada oficialmente no Palmeiras, o basquete palestrino comemora 100 anos de existência nesta terça-feira (19). O Verdão é referência dentro das quadras e foi um dos responsáveis por ajudar a criar a Federação Paulista de Basquete (FPB).

Estevam J. Stratta, Nicolino Spina e Roque De Lorenzo introduziram o departamento de bola ao cesto no então Palestra Italia com o aval do presidente em exercício, Francesco De Vivo. A primeira citação sobre o basquete na história do Palmeiras aconteceu em 19 de dezembro de 1923, data em que os associados do clube se mobilizaram para a montagem do elenco e o início dos treinamentos.

Equipe do Palmeiras posa em primeiro jogo de sua história em 1924 (Foto: Acervo Histórico/Palmeiras)

O primeiro treino aconteceu no dia 4 de novembro de 1924, em um espaço provisório nas próprias dependências do Estádio Palestra Italia. A primeira partida oficial foi realizada em 8 de dezembro de 1924, contra o Esperia, no Torneio de Aniversário do clube, que também é de origem italiana. Já a estreia no Campeonato Paulista aconteceu diante do Paulistano, no dia 4 de junho de
1925, na quadra da Associação Cristã de Moços.

O auge do basquete palestrino aconteceu na década de 70, quando o time conquistou o maior título de sua história: a Taça Brasil (Campeonato Brasileiro). Na oportunidade, o Verdão venceu o Flamengo por 66 a 62, em Minas Gerais. O elenco era composto por Carioquinha, Albert de Witt, Oscar Schmidt, Gílson Trindade, Ubiratan Maciel, João Marino, João Carlos, Rodolpho, González, Ulisses, Vladimir e José Lima.

Verdão foi campeão da Taça Brasil em 1977 (Foto: Acervo Histórico/Palmeiras)

Uma curiosidade é que o Palestra faz parte de um seleto grupo de equipes que já participou dos três modelos do principal torneio nacional: a Taça Brasil (anos 60 e 70), o Campeonato Brasileiro (anos 90) e Novo Basquete Brasil (atual). Ao todo, foram 12 participações e, além do título em 1977,  o clube também conta com dois vice-campeonatos, em 1975 e 1978.

Algumas das principais conquistas do Alviverde em âmbito estadual na categoria profissional são o Campeonato da Grande São Paulo (1928, 1929, 1931, 1932, 1933, 1934, 1935, 1958, 1972, 1974, 1975, 1976), o Campeonato Estadual (1931 a 1935 e 1958, 1961, 1963, 1972 e 1974) e o Campeonato Paulista de Basquete Série A2 (2011).

O Palmeiras é referência também em trabalho de base e, atualmente, conta com sete equipes de competição (Sub-12 a Sub-18). Do Sub-12 ao Sub-15, disputa anualmente o Campeonato da Grande São Paulo (G.S.P.) que, em caso de título ou vice da Série Ouro do torneio, dá vaga no Campeonato Estadual contra as duas melhores equipes do interior. Já as categorias Sub-16 e Sub-18 disputam o Campeonato Paulista e, eventualmente, competições de pré-temporada. Protagonista nos últimos anos, o basquete conquistou títulos importantes na temporada 2023, como o ouro na classificatória A do Campeonato Brasileiro Sub-17 e no Estadual Sub-13.

Presente de aniversário 

Em comemoração ao centenário, o Palmeiras e a editora Garoa Livros lançarão o livro “É com o pé, é com a mão, o Palestra é campeão! 100 Anos do Basquete no Palestra Italia – Palmeiras”. O nome da obra faz referência à ligação umbilical do basquete com o futebol desde os tempos do Palestra Italia.

“Nos anos 30, criou-se uma expressão popular entre os torcedores palestrinos em alusão aos feitos gloriosos das equipes de futebol e basquete que reinaram absolutas nas competições esportivas das quais tomavam parte”, explica Fernando Galuppo, historiador do Palmeiras e responsável pelo conteúdo histórico do livro.

“Essa obra é fruto de gratidão. Dedicada a todos que contribuíram para que o Palmeiras seja um grande clube também nas quadras de basquete. É um orgulho poder registramos essa tradição e eternizar grandes momentos esportivos da vida palmeirense. Espero que todos se emocionem, assim como nós na confecção dessa obra”, diz Galuppo.

Fotos, estatísticas, recordes, curiosidades, depoimentos e detalhes de toda a trajetória do basquete no clube estão contemplados. “Manter e difundir essa história é nossa missão. Muitas pessoas e instituições nos apoiaram na montagem dessa obra e somos gratos a todos. Em especial, ressaltar o suporte oferecido pela nossa diretoria executiva, que sabe da importância em valorizar a memória social, patrimonial e desportiva do nosso querido clube”, conclui.

Os exemplares estarão disponíveis em breve para compra no site PalmeirasStore.com e também nas lojas físicas do Verdão.