Palmeiras e Botafogo duelam pela 50ª vez em Campeonatos Brasileiros

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

O Rio de Janeiro recebe nesta quarta-feira (08), às 19h30, no estádio do Maracanã, a 50ª partida válida por Campeonatos Brasileiros entre Palmeiras e Botafogo. São 19 vitórias palestrinas, 17 empates e apenas 13 reveses. A competição nacional é, de longe, a que mais registrou o clássico entre paulistas e cariocas – o segundo torneio é o Rio-São Paulo, com 27 encontros. 

Ao todo, a vantagem no retrospecto de confrontos também pertence ao Verdão. A mais do que centenária história entre os clubes apresenta 39 triunfos do time do Palestra Italia, 37 resultados iguais e 33 derrotas – 109 jogos no total. 

A maior sequência de vitórias do Palmeiras – e do confronto – é de cinco triunfos consecutivos, entre 26 de outubro de 2004 e 12 de novembro de 2006. Já a melhor série invicta aconteceu de 2002 a 2007, com sete vitórias e cinco empates. 

No último jogo entre Palmeiras e Botafogo disputado no Rio de Janeiro, em 2012, o Alviverde venceu por 2 a 1 – dois gols de Barcos -, no Engenhão. Ainda comandado por Luiz Felipe Scolari, o Verdão foi a campo com Bruno; Artur, Mauricio Ramos, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Marcos Assunção, Patrik (Betinho) e Fernandinho; Obina (Daniel Carvalho) e Barcos. 

Já a maior goleada aconteceu em 1999, pelo Campeonato Brasileiro, quando o Verdão superou o rival carioca por 6 a 0, com tentos anotados por Cléber, Agnaldo Liz, Pena, Evair e Asprilla (2). Confira o vídeo do triunfo palestrino: