Palmeiras e Corinthians já se enfrentaram 360 vezes; vantagem é alviverde

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Invicto no Dérbi há cinco jogos, o Palmeiras volta a encarar o Corinthians neste sábado (17), às 16h, no Itaquerão, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016. Ao todo, as equipes já se enfrentaram em 360 oportunidades, com 128 vitórias alviverdes, 110 empates e 122 triunfos corintianos.

A sequência de invencibilidade atual do Verdão conta com três vitórias e dois empates, sendo que uma das igualdades foi registrada na semifinal do Campeonato Paulista 2015, quando o Alviverde eliminou o rival da competição estadual na disputa de pênaltis, após o goleiro Fernando Prass defender duas cobranças.

No Itaquerão, palco da partida deste sábado (17), o Palmeiras disputou três jogos. Além do empate que valeu classificação no Paulistão, o Alviverde venceu um jogo do Campeonato Brasileiro por 2 a 0, em maio de 2015, e perdeu uma vez, por 1 a 0, em julho de 2014, também pela competição nacional.

O último confronto entre os times, válido pelo primeiro turno do Brasileirão, aconteceu no simbólico dia 12 de junho. No Allianz Parque, com gol de Cleiton Xavier, de cabeça, o Verdão venceu por 1 a 0. Foi a primeira vez que as equipes duelaram nesta data após a conquista do Campeonato Paulista de 1993 – vitória por 4 a 0 na grande decisão.

Já a maior goleada do confronto foi registrada em 1933. Naquela oportunidade, o Verdão emplacou sonoro 8 a 0 sobre o rival. Os gols foram marcados por Romeu (4), Imparato (3) e Gabardo. O resultado valeu tanto para o Campeonato Paulista como para o Torneio Rio-São Paulo daquele ano.