Palmeiras e Coritiba já se enfrentaram 55 vezes; vantagem é palestrina

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Embalado por uma sequência de três vitórias consecutivas – Grêmio, Flamengo e Corinthians -, o Palmeiras visita o Coritiba nesta quarta-feira (15), em Curitiba, em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016. Em toda história, os dois times já mediram forças em 55 oportunidades, sendo 21 vitórias da equipe do Palestra Italia, 16 empates e 18 triunfos dos paranaenses.

O primeiro jogo da história entre os clubes foi disputado em janeiro de 1938 – naquela oportunidade, as equipes empataram em 3 a 3. No encontro mais recente, porém, o Coxa levou a melhor sobre o Verdão: 2 a 0, no Allianz Parque. Nesta partida, disputada em novembro de 2015, o Palmeiras já se preparava para encarar o Santos, três dias depois, na grande final da Copa do Brasil (e se sagraria tricampeão da competição).

Curiosamente, o bicampeonato do torneio, conquistado em 2012, passa muito pelo duelo com o Coritiba. As duas equipes fizeram a final da competição disputada em sistema de mata-mata e, após vitória por 2 a 0 no jogo de ida, na Arena Barueri, o Palmeiras empatou em 1 a 1, no Couto Pereira, palco da partida desta quarta-feira (15), e levou a Copa do Brasil para casa. 

O recorde de invencibilidade do confronto pertence ao Palmeiras. Foram seis partidas consecutivas em duas oportunidades, em ambas com três empates e três vitórias. A primeira série aconteceu entre agosto de 1961 e dezembro de 1971, enquanto a segunda foi de dezembro de 1972 e outubro de 1987.