Departamento de Comunicação

O Palmeiras visitou a equipe do Santos pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro às 17h deste sábado (05), na Vila Belmiro, e empatou por 2 a 2 após sair atrás do marcador ao sofrer gol de Diego Pituca, aos 38 do primeiro tempo; aos 11 do segundo tempo, empatou com Raphael Veiga, de pênalti, e aos 18, virou com Willian Bigode; entretanto, o santista Marinho deixou tudo igual aos 25 da etapa derradeira.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Ao todo, a equipe alviverde saiu atrás do marcador 14 vezes neste ano (em 53 jogos disputados) e conseguiu reagir em seis: além de quatro vitórias de virada, buscou o empate com o Internacional (1 a 1), com o Sport (2 a 2) e agora Santos (2 a 2 ) – nestes dois últimos, chegou a virar, mas sofreu novamente o empate, perdendo apenas para RB Bragantino (2 a 1) e Corinthians (1 a 0), pelo Paulista, e Botafogo (2 a 1), São Paulo (2 a 0), Coritiba (3 a 1), Fortaleza (2 a 0) e Goiás (1 a 0), pelo Brasileiro.

Contra o Peixe, o Verdão continua invicto em 2020. Além dos 2 a 2 desta tarde, as equipes haviam se enfrentado neste ano, por qualquer competição, outras duas vezes: pelo Paulista e Brasileiro, e o Verdão não perdeu nenhuma delas. O primeiro duelo, pela primeira fase do Estadual, foi empate sem gols no Pacaembu, enquanto que no duelo mais recente, pelo primeiro turno do Brasileirão 2020, o Alviverde superou o rival por 2 a 1, no Morumbi, com gols de Luiz Adriano e Patrick de Paula.

Vale lembrar que o Santos é o time que o Palmeiras mais venceu e mais fez gols em toda a sua história, pois, apesar de ter jogado mais vezes com o Corinthians (376 partidas), é sobre o Santos que o Palmeiras soma mais vitórias e mais gols ao longo de sua história. Em 339 duelos, são 142 vitórias e 568 gols marcados sobre os santistas, contra 132 vitórias e 527 gols marcados diante dos corintianos. Foram, ainda, 91 empates e 106 derrotas contra o Alvinegro Praiano, além de 478 gols sofridos. O Peixe é também o adversário mais frequente do Palmeiras no Brasileirão, com 75 embates, seguido do Internacional, com 74. No retrospecto geral, são 21 vitórias palmeirenses, 26 empates e 28 reveses sofridos para o time do litoral (94 gols marcados e 103 sofridos).

Apesar do retrospecto negativo na Vila Belmiro contra o Santos, embora seja até equilibrado (110 jogos, 43 vitórias do Verdão, 47 triunfos do Santos e 20 empates), o Palmeiras aparece com mais gols diante do Santos na própria casa do rival: balançou as redes do Peixe 180 vezes contra 175 gols que sofreu.

O duelo marcou o primeiro jogo de João Martins no comando da equipe, auxiliar de Abel Ferreira, que não pôde comandar o time por estar com Covid-19. Antes de João, que é o substituto imediato de Abel, o outro auxiliar, Vitor Castanheira, havia dirigido o Verdão em outro empate recente por 2 a 2: frente o Ceará pela Copa do Brasil, substituindo Abel que estava suspenso e João Martins, que estava com Covid – o resultado, naquela ocasião, classificou o Verdão às semifinais da Copa do Brasil. Exato um mês da estreia pelo Palmeiras, em 05/11/2020, a comissão técnica chefiada por Abel Ferreira ostenta retrospecto em seu início no futebol brasileiro de dez jogos, sete vitórias, dois empates e uma derrota.

Individualmente, no campo dos jogadores, Raphael Veiga, com o gol, chegou a 14 bolas na rede no ano e ampliou ainda mais o saldo de sua temporada mais artilheira da carreira, pois superou os nove gols que acumulou em 2018 pelo Athletico-PR e fez de 2020 a temporada mais artilheira de sua carreira – neste quesito, na atual temporada, está atrás só dos atacantes Willian e Luiz Adriano e, agora, se tornou o artilheiro da equipe no Brasileirão, com sete gols, igualando Luiz Adriano.

Com o gol, Willian também teve um feito relevante na temporada e outro histórico. Agora com 16 bolas na rede em 2020, ele passou a ser, de forma isolada, o artilheiro geral da equipe no ano, deixando para trás Luiz Adriano, com 15 gols (Veiga vem na sequência, com 14). E agora com 54 bolas na rede desde que estreou pelo clube em 2017, ele igualou os gols de Vágner Love e passa a ser, desta forma, o atual vice-artilheiro do Palmeiras no Século, ao lado do ex-camisa 9. Neste quesito, Dudu lidera a lista geral de gols no Século XXI, com 70 gols.

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Alan Empereur (Kuscevic, 42’/2ºT) e Matias Viña; Emerson Santos, Zé Rafael, Lucas Lima (Breno Lopes, 30’/2ºT) e Raphael Veiga; Gabriel Veron e Willian (Gabriel Silva, 21’/2ºT). Técnico: João Martins.

Gols (SEP): Raphael Veiga, de pênalti, aos 11’/2T (1-1); William, aos 18’/2T (1-2)

Cartões amarelos (SEP): Lucas Lima, Mayke e Emerson Santos

Expulsão (SEP): Zé Rafael (cartão vermelho direto)