Departamento de Comunicação

Os gols marcados na tarde deste sábado (05) tiveram papel imprescindível não só para que o Palmeiras somasse importante ponto fora de casa no Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, no empate por 2 a 2 pela 24ª rodada. Os tentos, anotados por Raphael Veiga (pênalti) e por Willian Bigode, ambos no segundo tempo, trouxeram, de quebra, marcas pessoais positivas a ambos os atletas. Veiga, por exemplo, foi a 14 gols na temporada, sendo que sete são só pelo Brasileiro, número que fez o meia igualar Luiz Adriano na quantidade de bolas na rede e, desta forma, se tornar o artilheiro do time na competição; já Willian marcou o seu 54º pelo Palmeiras desde que chegou, em 2017 e, com isso, saltou de terceiro para vice-artilheiro geral do Século, igualando Vágner Love (de quebra, passou a ser o novo top 50 da história).

“A gente sabe que na hora que fizemos o segundo gol poderíamos não ter tomado. Mas a equipe deles tem mérito. Por tudo que vem acontecendo, esse empate contra o Santos foi de bom tamanho, temos que valorizar o ponto”, analisou Raphael Veiga após o duelo, que chegou a 14 bolas na rede na temporada.

Com os 14 gols que tem no ano, o meia, aliás, só não som mais na atual temporada do que Luiz Adriano (15) e Willian (16) e tem a atual temporada como a mais artilheira de sua carreira, superando os nove gols que acumulou em 2018 pelo Athletico-PR (até então seu ano como profissional mais goleador).

Vale lembrar que Raphael Veiga é um dos dois palmeirenses a ter marcado em todas as competições regulares disputadas em 2020 – o outro é Luiz Adriano. Ele marcou uma vez no Paulista, sete no Brasileiro até aqui (artilheiro do time no torneio), duas na Libertadores até o momento e outras quatro na Copa do Brasil (que aliás, também faz dele o artilheiro do time no torneio nacional de mata-mata), enquanto o camisa 10 fez três gols pelo Estadual, sete pelo Brasileirão, quatro pela Libertadores e um na Copa do Brasil.

Já o experiente Willian, por sua vez, também teve um feito relevante na temporada e outro histórico após o gol sobre o Peixe. Agora com 16 bolas na rede em 2020, ele passou a ser, de forma isolada, o artilheiro geral da equipe no ano, deixando para trás Luiz Adriano, com 15 gols (Veiga vem na sequência, com 14). E agora com 54 bolas na rede desde que estreou pelo clube em 2017, ele igualou os gols de Vágner Love e passa a ser, desta forma, o atual vice-artilheiro do Palmeiras no Século, ao lado do ex-camisa 9. Neste quesito, Dudu lidera a lista geral de gols no Século XXI, com 70 gols. No geral da história centenária do Palmeiras, ele entrou para o top 50!São 54 gols, assim como Chinesinho, meia do Verdão nos anos 50 e 60, e Vágner Love – todos empatados na 50ª colocação.

O camisa 29 também é o artilheiro do Verdão nos clássicos. Somando partidas de Willian diante do Santos, São Paulo e Corinthians, ele acumula agora 34 jogos, com 13 vitórias, nove empates e 12 revezes e sete gols marcados, número de bolas na rede que faz dele o artilheiro do atual elenco em clássicos. Além disso, possui seis assistências. Foram quatro gols contra o São Paulo e agora três gols sobre o Santos (sendo também o jogador do atual elenco com mais tentos sobre o Peixe).

Além disso, o atacante é o terceiro artilheiro do time no Campeonato Brasileiro (cinco, atrás dos líderes Luiz Adriano e Raphael Veiga, ambos com sete) e o líder, de forma isolada, em participações diretas nos gols da temporada (20, somando-se 16 bolas na rede e quatro assistências, seguido de Luiz Adriano, quem hoje ultrapassou, com 18 – 15 gols e três passes).

Segundo maior artilheiro do Verdão na era dos pontos corridos com 26 bolas na rede (atrás apenas de Dudu, com 41), Willian está a apenas uma bola na rede de entrar para o top 10 dos que mais marcaram gols pelo clube em Brasileiro em todos os tempos.

Jogador do atual elenco com mais partidas (199, seguido por Felipe Melo, com 170), gols (54, seguido por Luiz Adriano, com 22) e assistências (20, ao lado de Lucas Lima), Willian é o 80º no ranking dos atletas com mais jogos na história do clube e o 6º entre os que têm mais vitórias neste século, com 108 triunfos – completam o ranking: Márcio Araújo (5º, com 118), Valdivia (4º, com 122), Fernando Prass (3º, com 151), Dudu (2º colocado, com 174) e Marcos (líder com 182 vitórias).

As 199 partidas de Willian, inclusive, o colocam também no top 10 de palmeirenses com mais partidas neste século, na 8ª colocação (alcançada hoje, pois igualou o volante Pierre – Maurício Ramos é o 10º, com 193 jogos). Completam o ranking: o volante e lateral Wendel (7º, com 203), o meio-campista Corrêa (6º, com 209), o meia Valdivia (5º, com 241), o volante Márcio Araújo (4º, com 252), o goleiro Fernando Prass (3º, com 274), o atacante Dudu (2º, com 305) e o goleiro Marcos (líder no quesito, com 392).

Por fim, vale ressaltar ainda que Willian é o jogador do Palmeiras mais assíduo em 2020: é quem em mais jogos esteve presente em campo na atual temporada, tendo atuado em 50 dos 53 duelos possíveisna temporada atual.