Palmeiras e Santos empatam por 1 a 1 no Pacaembu pelo Campeonato Brasileiro

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Lucas Lima marcou o gol do VerdãoPalmeiras e Santos se enfrentaram pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira (19), no Pacaembu. Pelo placar de 1 a 1, as equipes empataram e o Verdão somou importante ponto no Brasileiro como visitante. Com 20 pontos, o Maior Campeão do Brasil ocupa a 7ª colocação na tabela.

Com o duelo de hoje, o clássico Palmeiras e Santos chegou ao seu jogo de número 332, com 139 vitórias do Alviverde, 106 do Alvinegro e 87 empates, 556 gols esmeraldinos e 471 gols santistas. Apenas no Pacaembu, o retrospecto aponta equilíbrio: foram 84 jogos disputados, já contando o embate desta quinta-feira (19), com 29 vitórias palmeirenses, 30 santistas e outros 25 empates.

Jean, 100 jogos

O meio-campista Jean, campeão brasileiro em 2016 pelo clube, alcançou contra o Santos a marca de 100 confrontos com o manto alviverde nesta quinta-feira (19). Foram 53 partidas em 2016, 41 em 2017 e seis nesta temporada. Do atual elenco, apenas Fernando Prass, Dudu e Thiago Santos já ultrapassaram a barreira dos 100 confrontos pelo Verdão.

Bruno Henrique, o capitão

O meio-campista palmeirense iniciou a partida como capitão e, com isso, se tornou o jogador que por mais vezes vestiu a braçadeira de autoridade máxima no time desde que o técnico Roger Machado passou a promover o rodízio da faixa, há 14 partidas. Além de Bruno Henrique, Victor Luis, Willian, Edu Dracena, Fernando Prass, Marcos Rocha e Felipe Melo, por duas vezes, e Moisés, por três vezes, também já capitanearam o Verdão na temporada. Antes do rodízio da faixa de capitão, o camisa 7 Dudu havia liderado o time por 27 vezes.

Lucas Lima marca 3º gol pelo clube

Dono da camisa 20, o meia Lucas Lima marcou seu terceiro gol com a camisa do Maior Campeão do Brasil. Os outros dois foram diante do Santo André, em 18 de janeiro, pelo Campeonato Paulista (jogo que, inclusive, marcou a estreia do jogador pelo Alviverde) e em 25 de abril, diante do Boca Juniors-ARG, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores – vitória palmeirense por 2 a 0 em plena.

Vale lembrar que, no duelo anterior ao clássico contra o Santos, diante da Liga Alajuelense-CRC, na Costa Rica, o meia concedeu passe para o gol de Gustavo Scarpa (o terceiro do time na goleada por 6 a 0) e chegou a nove assistências na temporada, sendo o principal garçom do time, seguido de Dudu e Willian, ambos com sete.

Willian, mais jogos no ano

O atacante chegou a 39 jogos no ano. Com isso, o camisa 29 segue como o atleta que mais entrou em campo com a camisa do Palmeiras em 2018. Vale lembrar que, com sete gols, Willian é o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, ao lado de Pedro, do Fluminense – ambos só ficam atrás de Róger Guedes, ex-Atlético-MG, que, recentemente, se transferiu para o mundo árabe.

Edu Dracena: um dos zagueiros com mais jogos neste século

O zagueiro alcançou nesta quinta-feira (19), diante do Santos, a marca de 92 jogos com o manto palestrino. Atualmente, o camisa 3 já ocupa, de forma isolada, a 9ª posição da lista de zagueiros que mais atuaram neste século. O próximo alvo é o zagueiro Alexandre, com 96 partidas. O líder deste ranking é o Maurício Ramos, que atuou 191 vezes com a camisa palmeirense considerando duelos a partir de 2001.

Visitante indigesto

Cenário atual: O Palmeiras vem de quatro jogos invictos fora de seus domínios: foram três vitórias em amistosos disputados no Panamá e na Costa Rica, durante a pausa para a Copa do Mundo (jogos de intertemporada) e agora este empate diante da equipe santista, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao todo, jogando fora de casa, são 23 jogos disputados em 2018, com 16 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas, com 42 gols marcados contra 11 sofridos. Ao todo são, portanto, 75% de aproveitamento fora de casa.

Ponto alto na temporada: Vale lembrar que, ainda neste ano, o Verdão chegou a ter incríveis 84,4% de aproveitamento dos pontos conquistados como visitante na temporada, superando fronteiras e figurando, desta forma, na 3ª colocação dentre as 18 principais ligas profissionais de futebol do mundo – à época, atrás apenas do Bayern de Munique-ALE (que tinha 86,1%) e Juventus-ITA (com 88,9% no período).

Principais feitos fora de casa em 2018: o Palmeiras venceu todos os jogos da Libertadores que disputou como visitante, dentre eles, o Boca Juniors, em plena La Bombonera, pelo placar de 2 a 0. Além disso, já havia vencido o rival Corinthians por 1 a 0 na arena do adversário, pelo Paulista, e, mais tarde, ainda iria superar o Grêmio na casa do time gaúcho, onde o clube tricolor estava invicto há 15 jogos, em um total de quatro meses.

19 de julho

O Alviverde entrou em campo por 20 vezes em dias 19 de julho. O retrospecto é amplamente favorável, com 11 triunfos, oito empates e um único revés (36 gols marcados e 14 sofridos). O Santos, adversário do Verdão da vez, já cruzou os caminhos Palmeiras nesta data, além de hoje, em outras duas ocasiões: 2 a 2 em 2007 e vitória por 1 a 0 2015, ambas pelo Campeonato Brasileiro.

Agenda

O Palmeiras volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Atlético-MG no Allianz Parque, às 16h, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo

A partida começou em ritmo intenso. Tanto que, com apenas seis minutos de jogo, o placar já havia sido aberto no Pacaembu, pelo Palmeiras. O primeiro gol saiu do pé esquerdo de Lucas Lima, que chutou no canto esquerdo do goleiro Vanderlei após receber assistência de Willian – o camisa 29, por sua vez, havia sido acionado pelo capitão Bruno Henrique, que participou do lance. (Santos 0 x 1 Palmeiras)

Durante praticamente todo o primeiro tempo, o Palmeiras dominou a partida, ditando a cadência do duelo, sem abrir espaço para que o time adversário, hoje mandante, pudesse contra-atacar. Apesar aos 29 minutos foi que o Santos viveu sua melhor chance em toda a etapa inicial: Eduardo Sasha tocou de cabeça e Gabriel ficou cara a cara com o goleiro Weverton. O atacante santista até chegou a tocar na bola, de pé esquerdo, mas mandou para a linha de fundo.

Lances coletivos do escrete palestrino chamaram a atenção. A posse de bola e a troca de passes foram trunfos do Verdão na partida. A defesa estava trabalhando em perfeita sintonia, assim como o meio de campo, que ligava jogadas perigosas, acionando o ataque.

Aos 42 minutos, o Verdão teve outra grande chance, em jogada de contra-ataque, com Hyoran: o camisa 28 saiu em disparada e, quando ficou cara a cara com o goleiro, viu a bola escapar de seus pés. No entanto, Lucas Lima estava na sobra da pelota e deu continuidade à jogada, tocando para Willian, que devolveu para Lucas Lima. O camisa 20 não pensou duas vezes: tocou para Hyoran finalizar, e o chute saiu venenoso. Por muito pouco aquela bola não entrou, pois foi salva pelo zagueiro alvinegro. Ainda no mesmo lance, no rebote, Willian acionou Lucas Lima, que dominou e chutou de esquerda, para ver o goleiro Vanderlei espalmar para a linha de fundo.

E a pressão alviverde persistiu no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Hyoran recebeu de Bruno Henrique, dominou e chutou com muito perigo em direção à meta rival. Em determinado momento da partida, o Santos até passou a reagir e exercer certa pressão sobre o time do Palmeiras, mas as respostas alviverdes sempre vinham à altura.

Aos 30 minutos, Victor Ferraz cobrou falta perto da entrada da área, do lado esquerdo: o jogador lançou a bola na área. Atento, Antônio Carlos afastou a ameaça. Porém, no rebote, Dodô tocou de cabeça, com muito perigo. Foi aí que Felipe Melo ainda tentou salvar, desviando a trajetória da bola, que bateu no travessão de Weverton. Na sobra, o zagueiro Gustavo Henrique tocou de cabeça para deixar tudo igual. (Santos 1 x 1 Palmeiras)

Logo após o gol sofrido, aos 30 minutos, Roger Machado decidiu mexer no time visando uma reação, e fez duas alterações: colocou Jean para entrar no lugar de Hyoran e Deyverson na vaga de Willian, no ataque. Mais tarde, aos 41, foi a vez de Lucas Lima sair para a entrada de Artur – desta forma, o time ficou mais ofensivo.

O Palmeiras não se deu por vencido e continuou lutando pelo gol da vitória até o minuto final. Já no minuto concedido de acréscimo, Jean carimbou a trave de Vanderlei após receber cobrança de arremesso lateral do companheiro Marcos Rocha.

Porém, sem conseguir o gol que lhe daria a vitória, o Palmeiras voltou para casa com um importante ponto acumulado fora de seus domínios, chegando a um total de 20 pontos no Campeonato Brasileiro, ocupando a 7ª colocação na tabela.

CONFIRA O GOL DE LUCAS LIMA PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM:

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima (Artur, aos 41'/2ºT); Gustavo Scarpa, Hyoran (Jean, aos 30'/2ºT) e Willian (Deyverson, aos 30'/2ºT). Técnico: Roger Machado.

Gol: Lucas Lima (6'/1ºT) (0-1)

Cartões amarelos: Gustavo Scarpa, Hyoran, Antônio Carlos, Deyverson, Felipe Melo e Lucas Lima (PAL)