Departamento de Comunicação

Sob comando do auxiliar-técnico Andrey Lopes, interino, o Palmeiras foi à Fortaleza (CE) pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro para encarar a equipe do Fortaleza, na Arena Castelão, na noite deste domingo (18). Após um primeiro tempo irregular – quando sofreu dois gols de David, aos 34 e 41 minutos, o Verdão voltou com postura mais incisiva no segundo tempo, entretanto, não conseguiu traduzir o bom momento vivido em gols e, na reta final do duelo, pouco conseguiu criar. Dessa forma, o placar final terminou mesmo por 2 a 0 a favor dos donos da casa.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o resultado adverso, o Palmeiras encerra a 17ª rodada na oitava colocação, com 22 pontos, em 16 jogos (mesma pontuação do nono colocado, Atlético-GO, mas com 17 duelos disputados). À frente do Alviverde na tabela estão o Internacional (líder, com 34 pontos), Flamengo (vice-líder, também com 34), Atlético-MG (terceiro, com 31, mas que ainda joga pela rodada na segunda-feira), São Paulo (quarto colocado, 27), Santos (quinto, também com 27), Fluminense (sexto, com 26) e o Fortaleza (sétimo, com 24).

O Verdão volta suas atenções para a CONMEBOL Libertadores – já classificado para as oitavas de final de forma antecipada e dono da melhor campanha da primeira fase até aqui, recebe no Allianz Parque, nesta quarta-feira (21), às 21h30,  a equipe do Tigre-ARG, lanterna do grupo B, com um ponto (o Verdão lidera o pelotão, com 13 pontos, seguido Guaraní-PAR, dez, e Bolívar-BOL, com quatro).

O JOGO

Em relação à partida de quarta-feira (14) contra o Coritiba, o Palmeiras não pôde contar com o zagueiro Felipe Melo (suspenso por três cartões amarelos), mas teve os retornos do também zagueiro Gustavo Gómez (que estava integrado à seleção paraguaia) e do lateral-esquerdo Matías Viña (que serviu à seleção uruguaia).

Desta forma, Andrey Lopes mandou a campo: Weverton; Mayke, Emerson Santos, Gustavo Gómez e Matías Viña; Patrick de Paula e Gabriel Menino; Lucas Lima, Zé Rafael e Raphael Veiga; Luiz Adriano.

O Palmeiras até iniciou o duelo com certa superioridade na primeira metade do primeiro tempo, mas dois gols inesperados em um curto período, em um momento de vulnerabilidade na partida, fizeram com que o Maior Campeão do Brasil sofresse queda de rendimento repentina, já que vem de seguidos resultados adversos e a pressão pode ter causado uma baixa no brio do time, ainda mais pelo fato de as suas tentativas não terem se convertido em gol.

O primeiro gol do time cearense foi oriundo de uma tabela de Tinga com Ronald na entrada da área. O atacante David aproveitou o passe e, em condição legal, em lance posteriormente analisado pelo VAR, inaugurou o marcador aos 34 minutos de bola rolando. (Fortaleza 1×0 Palmeiras)

O segundo tento do Leão, comandado por Rogério Ceni, nasceu de uma jogada de contra-ataque, na qual Marlon foi à linha de fundo e cruzou para trás. O lateral Mayke, na tentativa de afastar, acabou mandando contra o gol do Verdão, mas acertou o travessão. No rebote, David aproveitou novamente e, aos 41 minutos, ampliou. (Fortaleza 2×0 Palmeiras)

Até os minutos finais do primeiro tempo, o Verdão pouco chegou à meta adversária. Vale destacar ainda que Weverton fez duas boas intervenções no primeiro tempo, antes de o time alviverde sofrer os tentos: em uma delas, precisou deixar o gol e correr até fora da grande área para dividir com o atacante adversário – ganhou na velocidade e afastou o perigo.

No segundo tempo, o técnico interino Andrey Lopes, auxiliar fixo da comissão técnica do clube palmeirense, colocou em campo mais dois atacantes: Willian e Wesley nas vagas de Patrick de Paula e Mayke, respectivamente. Desta forma, com a saída do lateral-direito, o camisa 25 Gabriel Menino, um dos volantes que estava em campo, passou a jogar na posição de Mayke – como já está acostumado. E sem Patrick de Paula, os jogadores Zé Rafael e Raphael Veiga passaram a atuar mais recuados, enquanto Lucas Lima seguiu exercendo a função de um meia-armador.

Na etapa final, o Verdão voltou mais produtivo, brigando por todas as bolas e criando mais oportunidades. Porém, a partir dos 30 minutos, o time já não conseguia subir e quebrar as linhas adversárias com a mesma facilidade. Então, desta forma, Andrey resolveu mexer mais uma vez na equipe. Desta vez, aos 31, entraram o atacante Gabriel Veron na vaga do também atacante Luiz Adriano e o volante Danilo no lugar do meia de origem Raphael Veiga (mas que atuava, naquele momento, mais recuado).

Até os minutos finais, o Verdão não se deu por vencido, mas ainda assim encontrava dificuldades para finalizar. Antes de o jogo acabar, Gustavo Gómez (capitão na noite deste domingo, na ausência de Felipe Melo), que havia recebido cartão amarelo por reclamação, não se conformou com a advertência e voltou a cobrar a arbitragem, recebendo, em seguida, um cartão vermelho a poucos minutos do fim.

PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Wesley, no intervalo), Emerson Santos, Gustavo Gómez e Viña; Gabriel Menino, Patrick de Paula (Willian, no intervalo), Zé Rafael, Raphael Veiga (Danilo, aos 31’/2ºT) e Lucas Lima; Luiz Adriano (Gabriel Veron, aos 31’/2ºT). Técnico: Andrey Lopes

Cartões amarelos (SEP): Zé Rafael, Gustavo Gómez e Viña;

Expulsão: Gustavo Gómez (vermelho direto).