Palmeiras é superado por Corinthians no Allianz Parque e sofre primeiro revés da temporada

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_As melhores chances alviverdes nasceram de cruzamentos de DuduNo primeiro clássico disputado pelo clube na temporada, o Palmeiras recebeu o Corinthians no Allianz Parque, neste sábado (02), em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Paulista, e foi superado pelo placar de 1 a 0. Danilo Avelar marcou o gol alvinegro, ainda no início do primeiro tempo. A equipe de Luiz Felipe Scolari pressionou e criou várias chances de empatar a partida, mas não conseguiu acertar o alvo e sofreu seu primeiro revés do ano.

Apesar do resultado, o Verdão segue na liderança do Grupo B da competição estadual, com dez pontos conquistados em cinco jogos – três vitórias, um empate e uma derrota. O Novorizontino, também no Grupo B, joga contra o Oeste na segunda-feira (04) e pode igualar esta pontuação, mas ainda está distante no critério de desempate saldo de gols: são 3 gols pró do Palmeiras contra -1 da equipe do interior.

O jogo

O começo do duelo era de mais posse de bola alviverde. O jogo acontecia na metade palmeirense do campo, até mesmo quando o Corinthians trocava passes. O rival, porém, foi efetivo e, na primeira vez que conseguiu se aproximar da área de Weverton, abriu o placar. Aos sete minutos da primeira etapa, Sornoza cobrou falta e Gustavo cabeceou para defesa do goleiro palestrino. No rebote, Danilo Avelar chutou forte e marcou o gol alvinegro. (Palmeiras 0 x 1 Corinthians)

O Verdão se abalou com gol adversário e se lançou ao ataque buscando o empate. Aos oito, Lucas Lima desarmou Manoel na ponta esquerda e cruzou rasteiro para o meio da área. Carlos Eduardo não conseguiu finalizar, mas Dudu acertou a trave de Cássio, assustando o goleiro corintiano. Carlos Eduardo e Borja tiveram chances de deixar tudo igual, aos 12 e 13 minutos respectivamente. Em ambos os lances, porém, a bola saiu pela linha de fundo.

Na segunda metade dos 45 iniciais, Dudu trocou de lado com Carlos Eduardo e passou a jogar pela direita. O craque do Allianz Parque ajudou a criar dois outros bons lances de gol para o Palmeiras. Aos 30, o baixinho arrancou pela lateral e cruzou para Borja, que chutou por cima do gol. Aos 33, ele fez bela jogada e tocou para Mayke. O lateral-direito levantou na área e Carlos Eduardo cabeceou para fora.

O cruzamento na área era umas das principais armas do Verdão. Aos 45, Dudu bateu escanteio e Felipe Melo, livre de marcação, subir para cabecear. A cabeçada do volante palestrino teve a força de um chute e passou perto do travessão de Cássio.

O Alviverde voltou para o segundo tempo com Felipe Pires, autor do gol a vitória da última quarta-feira (30), sobre o Oeste, na vaga de Carlos Eduardo. O cenário do jogo era o mesmo na etapa complementar: o Palmeiras continuava pressionando, com mais posse de bola e criando mais oportunidades de gol.

Levando a melhor nas bolas paradas, o time de Luiz Felipe Scolari continuava apostando nos cruzamentos, faltas levantadas na área e escanteios. Luan e Gustavo Gómez, este último duas vezes, superaram a marcação alvinegra e tiveram chances de marcar de cabeça. Nenhum dos dois, no entanto, conseguiu acertar o alvo.

Aos 14, Borja saiu para dar lugar a Deyverson na ponta do ataque palmeirense. Aos 20, foi a vez de Dudu tentar o gol de empate, desta vez em uma finalização com os pés. O camisa 7 invadiu a área e bateu rasteiro. A bola desviou em Danilo Avelar e deu trabalho para Cássio, que espalmou para escanteio.

Gustavo Scarpa entrou aos 25 minutos substituindo o capitão Bruno Henrique – a faixa ficou com Felipe Melo. Luan teve outra chance de marcar após um escanteio. Dudu bateu, e o zagueiro venceu a marcação para cabecear, mas mandou para fora.

Antes do apito final, o Richard quase anotou o segundo gol do Corinthians, em um contra-ataque armado por Pedrinho. O Palmeiras respondeu com um cruzamento de Gustavo Scarpa que passou muito perto da meta de Cássio.

Aos 42, Deyverson e Henrique se envolveram em uma confusão. O atacante recebeu cartão vermelho direto e acabou expulso.

Apesar das tentativas palmeirenses, a partida terminou em 1 a 0 para o rival e o Verdão sofreu seu primeiro revés nesta temporada.

Escalação: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Gustavo Scarpa) e Lucas Lima; Carlos Eduardo (Felipe Pires), Borja (Deyverson) e Dudu.

Cartões amarelos: Felipe Melo, Bruno Henrique e Mayke.

Gols

Corinthians: Danilo Avelar (7’ – 1º Tempo).