Palmeiras empata com Atlético-MG no Allianz Parque e chega a 26º jogo invicto como mandante

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Dudu tabelou com Gustavo Scarpa e chutou rasteiro para marcar o gol de empateNa briga pelas primeiras posições na classificação do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebeu o Atlético-MG no Allianz Parque, neste domingo (06), em partida válida pela 23ª rodada da competição, e empatou em 1 a 1 com a equipe mineira. O duelo foi equilibrado, com domínio atleticano no primeiro tempo e vantagem alviverde no segundo: Nathan abriu o placar para os visitantes e Dudu fez um golaço na segunda etapa para deixar tudo igual.

Com o empate, o Verdão completa 26 paartidas sem ser derrotado jogando como mandante no Brasileirão. O último revés foi no dia 26/05/2018, quando o clube foi superado pelo Sport, por 3 a 2, no Allianz Parque. Desde então, o Maior Campeão do Brasil acumula 26 jogos de invencibilidade: 22 vitórias e quatro empates. A última vez que isso aconteceu foi entre 1985 e 1987, quando o time ficou 27 duelos sem perder.

Na tabela da competição, o Palmeiras chegou aos 47 pontos conquistados e segue na vice-liderança – o líder é o Flamengo, cinco pontos à frente, com 52. O Santos, próximo adversário alviverde na competição, é o terceiro colocado, com 44 pontos. O clássico, válido pela 24ª rodada do Brasileiro, será disputadado na quarta-feira (09), às 21h30, na Vila Belmiro, em Santos-SP.

O jogo

Com Mano Menezes suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos, o auxiliar Sidnei Lobo substituiu o técnico no banco de reservas contra o Atlético-MG. Sidnei é 13º treinador a comandar o Verdão no Allianz Parque, considerando técnicos, auxiliares e interinos. Os outros foram, em ordem cronológica: Dorival Júnior, Oswaldo de Oliveira, Alberto Valentim, Marcelo Oliveira, Tico dos Santos, Cuca, Cuquinha, Eduardo Baptista, Roger Machado, Wesley Carvalho, Felipão e o próprio Mano Menezes.

No primeiro tempo, a partida foi equilibrada, com poucas chances claras de gol. O sistema defensivo da equipe mineira funcionou e segurou ímpeto de ataque alviverde. Mesmo jogando no seu campo de defesa e tendo menos posse de bola, o Atlético-MG conseguia dar trabalho a Weverton em chutes de fora da área, cobranças de falta e escanteios. Quando parecia que a etapa inicial terminaria em 0 a 0, Nathan abriu o placar para os visitantes em jogada individual seguida por um chute rasteiro cruzado, sem chances para o goleiro palestrino. (Palmeiras 0 x 1 Atlético-MG)

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Weverton fez defesas importantes no primeiro tempo de jogo

O Palmeiras voltou do intervalo sem alterações na escalação. A postura atleticana era ainda mais defensiva depois de conseguir a vantagem no placar. O Palmeiras jogava no seu campo de ataque, mas encontrava dificuldades para completar as jogadas e obrigar o goleiro Cleiton a realizar defesas. Aos 14 minutos, Sidnei Lobo fez sua primeira alteração no time e colocou Deyverson na vaga de Lucas Lima.

A segunda substituição aconteceu aos 23 minutos, quando Gustavo Scarpa entrou no lugar de Borja. Novo na partida, Deyverson chegou a balançar a rede aos 27, após receber cruzamento na área e cabecear para o gol. O atacante, no entanto, estava em posição de impedimento e o lance foi invalidado pela arbitragem. Aos 36, Sidnei fez sua última mudança: Felipe Melo saiu para a entrada de Raphael Veiga, deixando o time mais ofensivo.

O final do segundo tempo era de domínio completo palmeirense. O ataque alviverde buscava o empate e tentava furar o bloqueio mineiro de todas as maneiras. Aos 37, Dudu avançou pela esquerda e, depois de linda tabela com Gustavo Scarpa, invadiu a área para finalizar rasteiro e deixar tudo igual. (Palmeiras 1 x 1 Atlético-MG)

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Autor de golaço, Dudu foi o destaque ofensivo do Palmeiras na partida

O gol da vitória não veio por muito pouco. Aos 42, Marcos Rocha cobrou escanteio e Vitor Hugo subiu mais alto do que os defensores atleticanos para cabecear com qualidade. O goleiro Cleiton, no entanto, fez uma defesa espetacular para impedir a virada alviverde. Apesar dos esforços palestrinos nos minutos finais, o duelo terminou empatado em 1 a 1.

Escalação: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo (Raphael Veiga) e Bruno Henrique; Willian, Lucas Lima (Deyverson) e Dudu; Borja (Gustavo Scarpa).

Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Dudu e Deyverson.

Gols

Palmeiras: Dudu (37′ – 2º tempo).

Atlético-MG: Nathan (47′ – 1º tempo).