Departamento de Comunicação

Com gol de Endrick, o Palmeiras empatou com o Cruzeiro por 1 a 1, nesta quarta-feira (06), no Mineirão, e conquistou o 12º título brasileiro de sua história (ampliando o recorde isolado da competição), sendo o quarto bicampeonato (repetindo 1967/67, 1972/73 e 1993/94), o quarto na era dos pontos corridos (ao lado de 2016, 2018 e 2022, alcançando o recorde do Corinthians), o quarto na era Allianz Parque (também ao lado de 2016, 2018 e 2022) e o segundo sob comando de Abel Ferreira (ao lado de 2022).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

É, ainda, a sexta vez na história que o Palmeiras conquista três títulos de campeonato em uma mesma temporada (repetindo 1951, 1972, 1993, 2020 e 2022) e a segunda com um bicampeonato paulista e um bi brasileiro consecutivos (ao lado de 1993/94). É também a primeira vez nos pontos corridos que o Palmeiras conquista o título brasileiro na última rodada – em 2016 e 2018, foi na penúltima; e em 2022, foi na 35ª.

O Palmeiras tem o segundo maior número de vitórias (20, atrás apenas do Grêmio, com 21), o menor número de derrotas (oito), o melhor saldo de gols (31 contra 21 do Botafogo), o melhor ataque (64 gols), a maior pontuação como mandante (44, ao lado do Grêmio) e a melhor defesa como mandante (12 gols sofridos) neste Campeonato Brasileiro. Além disso, de acordo com o Footstats, é o líder em cruzamentos, o líder em cruzamentos certos, o líder em faltas recebidas, o vice-líder em finalizações e o vice-líder em finalizações certas.

Neste Brasileirão, o Verdão é o segundo clube que mais vezes ocupou o G-4, com 34 rodadas, atrás apenas do Botafogo, com 35, e seguido por Flamengo (25) e Grêmio (23). Em toda a era dos pontos corridos, o Maior Campeão do Brasil lidera com 332 rodadas no G-4, seguido por São Paulo (323) e Corinthians (282). E considerando toda a história da competição, é o clube que mais vezes terminou uma edição entre os quatro primeiros colocados: 25, seguido pelo Grêmio, com 22.

O Palmeiras é o clube que mais venceu na história do Campeonato Brasileiro (707 contra 703 do São Paulo, segundo colocado) e com melhor média de gols marcados (1,47 gol por jogo contra 1,45 do São Paulo, segundo colocado). Na era dos pontos corridos, além de ter a melhor média de gols (1,46 por jogo contra 1,44 de Cruzeiro e Atlético-MG, segundos colocados), é o clube com maior índice de vitórias (45,02% contra 44,50% do São Paulo, segundo colocado) e o segundo com mais rodadas na liderança (115, atrás apenas do Corinthians, com 131, e seguido por Cruzeiro, com 109).

MARCAS INDIVIDUAIS

> Abel Ferreira se isolou como segundo técnico com mais títulos na história do Palmeiras: nove no total (duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e dois Paulistas), atrás apenas de Oswaldo Brandão, com dez.

> Entre os jogadores, Dudu se tornou o maior campeão da história do Palmeiras com 12 títulos, igualando Ademir da Guia e Junqueira. Já Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha e Mayke atingiram a quarta posição na lista, com 11 troféus, ao lado de Waldemar Fiume e Lima e atrás apenas de Dudu, Ademir e Junqueira.

  • O Top 10 dos maiores campeões pelo clube ainda conta com Luan, Zé Rafael, Raphael Veiga e Rony, que chegaram a 10 títulos e alcançaram o ex-volante Dudu (Olegário Tolói de Oliveira) na 10ª posição. Ou seja, dos 14 maiores campeões da história do Palmeiras, nove são do atual elenco.
  • Gómez se isolou como capitão com mais títulos na história do Palmeiras (oito) e alcançou Ademir da Guia como capitão palmeirense com mais títulos brasileiros (ambos com três), além de se isolar como estrangeiro com mais títulos na história do Campeonato Brasileiro.
  • Mayke entrou para o Top 10 dos maiores campeões da história do Campeonato Brasileiro, com cinco no total da carreira (sendo dois pelo Cruzeiro), ao lado de Ademir da Guia, Dudu (volante), Coutinho, Mauro, Mengálvio e Dagoberto, atrás apenas de Pelé, Pepe e Lima, com seis. Nos pontos corridos, se isolou como maior campeão.
  • Weverton igualou Emerson Leão como o goleiro com mais títulos brasileiros pelo Palmeiras (com três cada) e Dudu igualou César Maluco na terceira posição dos maiores campeões brasileiros pelo clube (com quatro títulos, ficando atrás apenas de Ademir da Guia e do ex-volante Dudu, ambos com cinco).
  • Gabriel Menino pulou da quinta para a quarta colocação entre os atletas formados na base do Palmeiras com mais títulos pelo clube (nove, ao lado de Oberdan e atrás apenas de Lima e Waldemar Fiume, com 11, e Junqueira, com 12).

> Mayke alcançou a 53ª colocação no ranking de atletas com mais partidas pelo Palmeiras na história (258 jogos, ao lado de Rogério).

> Richard Ríos alcançou a 6ª colocação no ranking de colombianos com mais partidas pelo Palmeiras na história (53 jogos, ao lado de Asprilla).

> Zé Rafael alcançou a 43ª colocação no ranking de atletas com mais partidas pelo Palmeiras na história (274 jogos, ao lado de Fernando Prass e Fedato).

> Maior artilheiro do mundo entre os atletas com menos 18 anos, Endrick se isolou na terceira posição entre as Crias da Academia com mais gols em Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras (tem 14, superando Vagner Love e atrás de Gabriel Jesus, com 16, e Fedato, com 19). Também superou Neymar como atleta menor de 18 anos com mais gols em uma única edição de Campeonato Brasileiro (11 em 2023).