Palmeiras empata com Flamengo no Maracanã e mantém vantagem na ponta

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu foi decisivo e fez o gol do VerdãoO Palmeiras visitou o Flamengo no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27), e levou um ponto para casa após empatar por 1 a 1, saindo na frente do marcador, com gol de Dudu, aos quatro minutos do segundo tempo, e sofrendo o gol de empate aos 34, por Marlos Moreno.

Na tabela, o Alviverde foi a 63 pontos, e segue com a vantagem de quatro pontos para o vice-líder Flamengo. Restam sete rodadas para o fim do campeonato, e os adversários do Verdão nesta reta final são os seguintes: Santos (em casa), Atlético-MG (fora de casa), Fluminense (em casa), Paraná (fora de casa), América-MG (em casa), Vasco (fora de casa) e Vitória (em casa).

Com o resultado obtido diante do time Rubro-Negro, o Maior Campeão do Brasil chegou a 16 jogos invictos e superou a série sem derrota de 2016, ano em que conquistou o Brasileirão pela nona vez e ficou por 15 jogos sem ser batido na campanha vitoriosa.

Antes disso, a última vez em que o clube ficou por tantas vezes sem ser derrotado no Nacional foi em 1997, quando, sob o comando do próprio Felipão, o time permaneceu por 18 partidas sem saber o que é perder.

A série invicta atual contempla 12 vitórias (Paraná, Vasco da Gama, Vitória, Botafogo, Chapecoense, Atlético-PR, Corinthians, Sport, Cruzeiro, São Paulo, Grêmio e Ceará) e quatro empates (América-MG, Internacional, Bahia e Flamengo).

Quando entrou em campo no Macaranã para enfrentar o Flamengo, o Verdão contabilizava 199 gols marcados no local. Com o gol de Dudu, o Alviverde chegou ao tento de número 200 no histórico palco do futebol mundial. O retrospecto recente do time no Maracanã, aliás, é favorável ao Alviverde: nos últimos sete jogos, são quatro vitórias, um empate e apenas duas derrotas, com 10 gols marcados contra seis sofridos.

O gol marcado sobre o Flamengo, aliás, quebrou um tabu positivo que o time carioca ostentava: a equipe não sofria gol há dez jogos. Sob o comando de Dorival Junior, o tento palestrino foi o primeiro a vazar a defesa do Rubro-Negro.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dracena fez boas interceptações na zagaAinda no campo coletivo, o Verdão ampliou uma série invicta contra o rival rubro-negro, de oito para nove partidas: foram quatro vitórias e cinco empates. O último revés aconteceu em maio de 2014, pelo Brasileirão, no Maracanã.

Individualmente, alguns jogadores tiveram destaque – especialmente Dudu. O gol do jogador fez com que o camisa 7 aumentasse um recorde que já pertence a si mesmo: agora com 53 gols desde que chegou ao clube, em 2015, o atleta anotou 30 desses tentos apenas pelo Brasileirão, o que torna do atacante o maior artilheiro palmeirense do torneio nacional na era dos pontos corridos (ou seja: a partir 2003). Além disso, Dudu está a apenas um gol de igualar Vágner Love e se tornar o maior artilheiro palmeirense do Século XXI.

E não são só os gols. Dudu também é o maior garçom do grupo palmeirense na temporada. Ele já deixou seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar por 15 vezes (considerando todas as competições). Apenas pelo Brasileiro, o Baixinho é o número um no quesito, isolado, com dez assistências, seguido de De Arrascaeta (Cruzeiro), Éverton (São Paulo) e Ricardo Oliveira (Atlético-MG), todos com seis passes no certame.

Hyoran é outro jogador que merece destaque. Ele continua com uma série invicta incrível: agora chegou à marca de 26 partidas consecutivas sem saber o que é perder – foram 19 vitórias e sete empates. Neste período, o jogador ainda marcou seis gols.

Agenda

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (31), pela Libertadores, e recebe o Boca Juniors no Allianz Parque com o objetivo de reverter o placar adverso de 2 a 0 no jogo de ida, para, no mínimo, levar a partida para os pênaltis e avançar à decisão do Continental. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Alviverde será diante do Santos, também no Allianz Parque, no próximo dia 03/11, às 19h, pela 32ª rodada.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Técnico Felipão valorizou o resultado obtido no Rio de Janeiro, diante do Flamengo (1 a 1)

O jogo

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipe Melo fez uma boa atuaçãoO primeiro tempo passou em branco no quesito de gols, para ambos os lados. O Verdão, no entanto, sofreu certa pressão durante boa parte da etapa inicial, mas soube se defender com consistência: na lateral direita, estava o zagueiro Luan, improvisado.

Os 45 minutos iniciais foram além do previsto devido ao fato de algumas luzes dos refletores do estádio Maracanã terem se apagado no curso da partida. A arbitragem aguardou que o sistema de energia se reestabelecesse e concedeu cerca de dez minutos de acréscimo para compensar o tempo parado.

Nos últimos minutos do primeiro tempo, o Verdão criou uma chance com Guerra. Por pouco, o venezuelano não marcou, mas o árbitro havia equivocadamente marcado impedimento, acatando a sinalização de seu auxiliar.

No segundo tempo, o Verdão voltou melhor. Logo aos 4 minutos de bola rolando, o time visitante abriu a contagem com Dudu, que recebeu passe de Antônio Carlos pela esquerda, dominou no peito, puxou para o meio e chutou forte. (Flamengo 0x1 Palmeiras)

Visando recompor peças no time, Luiz Felipe Scolari partiu para as alterações após o gol feito. Aos 10 minutos, tirou Guerra para a entrada de Willian; mais tarde, aos 15 minutos, saiu Felipe Melo para entrar Moisés; e por último, aos 34 minutos, foi a vez de Luan sair para entrar Gustavo Gómez (troca de zagueiros, porém, para atuar na lateral direita, hoje sem Mayke – suspenso – nem Marcos Rocha e Jean – lesionados).

Após algumas tentativas, o Flamengo chegou ao gol de empate com Marlos Moreno, após receber a pelota em velocidade e chutar cruzado, sem chances para Weverton. (Flamengo 1×1 Palmeiras)

Após o tento do Rubro-Negro, a partida ficou equilibrada, eletrizante até os minutos finais, com os dois times dando o máximo de si, fosse atacando ou defendendo. No entanto, apesar dos esforços, o placar não saiu mesmo da igualdade.

CONFIRA O GOL DE DUDU PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM:

Palmeiras: Weverton; Luan (Gustavo Gómez, 35'/2ºT), Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; Thiago Santos, Felipe Melo (Moisés, 15'/2ºT) e Guerra (Willian, 10'/2ºT); Dudu, Hyoran e Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gol: Dudu (0-1; 4'/2ºT)

Cartões amarelos: Victor Luis, Antônio Carlos, Thiago Santos, Weverton e Moisés.