Departamento de Comunicação

O Palmeiras treinou na manhã desta segunda-feira (29), na Academia de Futebol, e finalizou a preparação para o duelo de terça-feira (30), com o Athletico-PR, às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), pela partida de ida das semifinais da CONMEBOL Libertadores. O técnico Abel Ferreira e sua comissão técnica comandaram atividades táticas na maior parte do tempo.

Com todo o elenco à disposição para a partida, o treinador português distribuiu os atletas em suas posições no gramado e orientou as movimentações táticas ofensivas e defensivas para o confronto na capital paranaense. Em seguida, os jogadores participaram de um recreativo e alguns ensaiaram bolas paradas ao final.

O goleiro Weverton, com passagem importante pelo Athletico-PR, comentou sobre o reencontro com o ex-clube e com Luiz Felipe Scolari, técnico com mais vitórias em Libertadores na história do Palmeiras (23 em 43 jogos, seguido por Abel, com 20 triunfos em 27 partidas). “É sempre uma alegria voltar à Arena da Baixada. O Athletico faz parte da minha história, me projetou para chegar ao Palmeiras e à Seleção. Sou muito grato ao clube e às pessoas que me ajudaram. Terá também o reencontro com o Felipão e as pessoas que foram campeãs aqui com a gente. Sem dúvidas, será um grande jogo e a gente espera sair de lá com a vitória, sabendo que exigirá um grande preço”, disse o camisa 21, campeão brasileiro em 2018 sobre o comando de Felipão.

Com passagem pelo Athletico-PR,  Weverton projetou o duelo de semifinal da Libertadores com seu ex-clube (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Sobre o duelo, Weverton destacou que “é decisão, é mais uma oportunidade de continuar fazendo história”. “A gente sabe o quanto será difícil, contra um adversário forte dentro da sua casa, mas a nossa equipe está muito bem preparada e faremos de tudo para conseguir entender o que um jogo de Libertadores nos exigirá. Tenho certeza de que faremos uma grande primeira etapa e depois, em casa, com o apoio do nosso torcedor, completar uma boa eliminatória e, se Deus quiser, passar para mais uma final”, completou o segundo atleta com mais jogos de Libertadores na história do Palmeiras (51, atrás só do ex-goleiro Marcos, com 57 – em vitórias, o atual arqueiro é o líder com 37, seguido por Gómez, com 35, Dudu, com 31, e Marcos, com 27).

Atual bicampeão sul-americano, o Palmeiras detém o recorde de invencibilidade atuando como visitante na história da competição: 20 jogos (sequência iniciada em 2019), sem contar as duas vitórias em campo neutro nas finais de 2020 (Rio de Janeiro, contra o Santos) e 2021 (Montevidéu-URU, contra o Flamengo). Neste ano, o Verdão protagonizou a melhor campanha de todos os tempos da primeira fase, com seis vitórias em seis jogos, 25 gols marcados e apenas três sofridos. Nas oitavas, eliminou o Cerro Porteño-PAR por 3 a 0 e 5 a 0 e, nas quartas, passou pelo Atlético-MG após empates por 2 a 2 e 0 a 0 e com um triunfo na disputa por pênaltis (6 a 5).

Os jogadores Joaquín Piquerez e Gustavo Scarpa (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)