Palmeiras enfrenta Ceará pela 23ª vez; veja histórico

Agência Palmeiras
Felipe Krüger

Líder do Campeonato Brasileiro Série B, o Palmeiras volta a campo na noite deste sábado (31), em Fortaleza, para enfrentar o Ceará. O duelo marcará o 22º confronto da história entre os dois clubes, sendo 12 vitórias palmeirenses, sete empates e apenas duas derrotas. O Verdão marcou 48 gols e sofreu 13 tentos.

Considerando apenas jogos como visitante, o Palmeiras já disputou 11 partidas contra o Ceará. Foram cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. Na última vez que o Verdão visitou o clube cearense, os donos da casa levaram a melhor: 2 a 0, no estádio Presidente Vargas, dia de 26 de junho de 2011.

Já na última partida entre os dois clubes, em 22 de setembro de 2011, a vantagem foi palmeirense. Com gol contra do zagueiro Thiago Mathias, o Verdão superou o Ceará por 1 a 0, no Canindé. Então comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o time foi a campo com Deola, Chico, Henrique, Mauricio Ramos, Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção (Thiago Heleno) e Tinga (João Vitor); Luan, Kleber e Fernandão (Maikon Leite).

Além dos 11 jogos contra o Ceará, o Palmeiras jogou outras 11 partidas no estado. Nos 22 jogos, o Verdão soma 10 vitórias, nove empates e três derrotas. Além de equipes cearenses, o Verdão enfrentou o Borussia Dortmund (vitória por 6 a 1, em 1996) e o Flamengo (empate em 1 a 1, também em 1996). As duas partidas foram válidas pela Euro-América, torneio conquistado pelo Palmeiras pela segunda vez – o time havia sido campeão também em 1991.

O principal goleador do confronto em toda história é o atacante Viola, que marcou quatro gols em uma única partida diante dos cearenses, em 1997, quando o Palmeiras venceu o duelo por 5 a 2, no Castelão. O outro tento alviverde no confronto foi marcado pelo volante Rincón.

A partida dos quatro gols de Viola, porém, não registrou a maior goleada da história entre os dois times, que aconteceria apenas em 1998 – o Verdão venceu o Ceará por 6 a 0 com tentos marcados por Zinho (2), Paulo Nunes (2), Alex e Cris, em partida válida pela Copa do Brasil.

A maior sequência invicta do confronto também pertence ao Palmeiras. Foram 17 jogos sem perder para o Ceará, entre 1971 e 2010, com 10 vitórias do Verdão e sete empates. Nesse período, o clube alviverde somou quatro vitórias seguidas, entre 1971 e 1974, que até hoje é o recorde histórico do duelo.

O primeiro encontro entre os dois times aconteceu em 1938, quando o Palmeiras venceu o Ceará por 5 a 1, em partida válida pelo Quadrangular de Fortaleza.

Confira a reportagem do último jogo entre as equipes: