Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro Sub-17 contra o Vasco em São Januário

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras disputa a partir desta semana a primeira edição do Campeonato Brasileiro Sub-17. O Verdão estreia contra o Vasco da Gama, nesta quinta-feira (18), às 15h, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro-RJ. O torneio foi criado pela CBF nesta temporada e já nasce como um dos mais importantes da categoria em âmbito nacional, ao lado da Copa do Brasil Sub-17.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Palmeiras está no Grupo A do Campeonato Brasileiro Sub-17

O Campeonato Brasileiro Sub-17 será disputado em quatro fases. Na primeira, os clubes estão divididos em dois grupos com dez clubes em cada, classificando-se para a fase seguinte os quatro primeiros colocados após jogos de todos contra todos em turno único. Das quartas de final em diante a competição passa a ser disputada em mata-matas com jogos de ida e volta.

Participam os 20 melhores clubes no ranking da CBF. O Palmeiras encara Vasco, Atlético-MG, Santos, Sport, Fluminense, Cruzeiro, Coritiba, Ponte Preta e Athletico-PR no Grupo A. Na outra chave estão Corinthians, Botafogo, São Paulo, Bahia, Internacional, Grêmio, Flamengo, Vitória, América-MG e Chapecoense. O Verdão mandará seus jogos no Canindé, com entrada gratuita.

“No primeiro semestre teremos duas competições simultâneas, o Paulista e o Brasileiro. Isso vai nos obrigar a fazer uma gestão diferente do elenco, eventualmente promover rodízio. Os calendários da base estão se aproximando ao do profissional e isso prepara cada vez melhor os meninos para o que vão enfrentar pela frente. O Brasileiro Sub-17 é um torneio de altíssimo nível, com os 20 melhores clubes do país. Será uma experiência diferente para nós e a nossa obrigação como Palmeiras é sempre brigar pelo topo”, afirma Artur Itiro, técnico do Sub-17.

Até o momento, somente as três primeiras rodadas foram divulgadas pela CBF. Após o jogo contra o Vasco, o Palmeiras disputa o clássico contra o Santos no dia 24 de abril (quarta-feira), às 15h, no estádio do Canindé, com entrada gratuita à torcida. No dia 30 de abril (terça-feira), o Verdão enfrenta o Cruzeiro no estádio das Alterosas, em Belo Horizonte-MG, às 17h.