Palmeiras faz jogo movimentado e pressiona até o fim, mas deixa o Brasileiro Sub-20

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Apesar de fazer a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Palmeiras acabou eliminado da competição nas quartas de final depois de sofrer derrota diante do Fluminense, nesta segunda-feira (15), por 3 a 2, no estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí (RS). Em jogo movimentado, o Verdão saiu atrás no placar, buscou o empate em 2 a 2 (gols de Lucas Morelatto e Caio Cezar) e esteve perto da virada, mas acabou sofrendo o terceiro gol.

Agora, o elenco Sub-20 do Palmeiras dará sequência à preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Sediado em Limeira (SP), a 143 km da capital, o Verdão enfrentará Inter de Limeira, Murici-AL e Desportiva Ferroviária-ES na primeira fase – a estreia será no dia 5 de janeiro de 2015, contra o Desportiva Ferroviária. Neste ano, o grupo Sub-20 havia sido dividido em dois: enquanto uma metade disputava o Brasileiro, a outra já se preparava para a Copinha.

O jogo

O Palmeiras acabou saindo em desvantagem logo no início da partida, aos seis minutos, em chute de Euller após cobrança de escanteio. O time não se desesperou e passou a jogar dentro de suas características, com bom toque de bola e apostando na velocidade – o que faltava, no entanto, era uma boa oportunidade para definir e buscar o empate. As boas chances saíram em chutes de longe do meia Yuri, que obrigaram o goleiro do Fluminense a fazer boas defesas.

Na segunda etapa, o Verdão partiu ainda mais para o ataque desde o reinício do jogo. Em rápido contra-ataque após lançamento do time carioca, no entanto, o Fluminense ampliou aos cinco minutos, com Denilson. O Palmeiras respondeu dois minutos depois, em chute rasteiro de Julen e, aos 11, com chute forte de Erik da entrada da área. O bom momento não tardou a dar resultado e, aos 16 minutos, o Verdão descontou e partiu com tudo em busca do empate.

Após tabelar com o atacante Lucas Taylor, Lucas Morelatto disparou em velocidade por dentro dos zagueiros do Fluminense e tocou na saída do goleiro, marcando o primeiro gol do Palmeiras. O empate saiu logo depois, aos 21 minutos, em contra-ataque puxado por Julen, que tocou para Caio Cezar bater colocado no cantinho direito do goleiro carioca.

O jogo ganhou muito em velocidade com o empate e, aos 26, Patrick marcou o terceiro do Fluminense em chute cruzado. O time alviverde não desistiu e, em toque de cabeça, Erik quase marcou aos 39. Os minutos finais foram de pressão total do Palmeiras, que passou a cruzar a bola na área em jogadas pelas laterais, mas sem sucesso. 

Palmeiras Sub-20: Vinicius, Ueslei (Gabriel Almeida), Lucas Rocha, Vagner e Eduardo (Bruno Duarte); Lucas Morelatto, Julen, Lucas Taylor e Yuri (Marquinhos); Caio Cezar e Erik. Técnico: Leonardo Morgado.