Departamento de Comunicação

O Palmeiras deu sequência na manhã desta terça-feira (17), na Academia de Futebol, à preparação para o confronto com o Atlético-MG, na quinta (19), às 19h, no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sob chuva, o elenco começou o dia com um treino técnico com ênfases específicas.

No trabalho seguinte, também em dimensões reduzidas, houve uma atividade técnica com dois times se enfrentando. Na parte final, enquanto os meio-campistas e os atacantes aprimoraram cruzamentos e finalizações, os zagueiros e laterais aperfeiçoaram saídas de bola e transições.

O elenco alviverde treinou sob chuva nesta terça-feira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon) 

Para o meio-campista Gabriel Menino, os dias de treino por conta das datas Fifa foram importantes sobretudo no quesito mental. “É um momento difícil que estamos vivendo. Foram duas derrotas que mexeram com a gente. Essa semana ajudou muito para mantermos a nossa disciplina e sabermos controlar bem. Cada um sabe o seu momento e fazemos o que sabemos de melhor, que é treinar e nos doar ao máximo dentro de campo. A semana foi boa para trabalhar isso, trabalhar mentalmente”, afirmou o camisa 25.

A Cria de 23 anos, que soma 196 partidas e 16 gols pelo Verdão, sendo 56 duelos e oito bolas na rede na atual temporada (seu ano mais artilheiro desde que subiu para o Profissional, em 2020), falou também da força de jogar em casa. “A torcida é o 12º jogador. Eles são muito importantes para nós. Nos apoiam do começo ao fim e espero que não seja diferente nesse final de temporada. Toda a festa que eles fazem nas finais, semifinais, a gritaria no Allianz… Agora precisamos ainda mais deles para nos sentirmos confiantes. Tenho certeza de que eles farão o melhor para que consigamos voltar a vencer e seguir brigando pelo título do Brasileiro”, disse.

Os jogadores Zé Rafael e Jhon Jhon (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon) 

O Maior Campeão do Brasil volta a treinar nesta quarta (18), às 10h. O Palmeiras é o atual quarto colocado do Brasileirão com 44 pontos e pode alcançar a liderança do ranking de clubes com mais rodadas no G-4 do Campeonato Brasileiro desde a implantação dos pontos corridos, em 2003 – atualmente, soma 322 rodadas entre os quatro primeiros colocados (sendo 24 em 2023) contra 323 do líder São Paulo (sendo duas em 2023).

Em toda a história da competição, o Maior Campeão do Brasil é o clube que mais terminou uma edição do Brasileiro no G-4: foram 24 vezes (sendo 11 títulos, 4 vices, 2 terceiros lugares e 7 quartos lugares), seguido por Grêmio e Internacional, com 21, e Corinthians, Santos, São Paulo, com 20. Além disso, o Verdão também pode completar 700 vitórias na história do Campeonato Brasileiro (inicia a rodada com 699 resultados positivos, ao lado do São Paulo). Em índice, lidera no geral com 45,60% (699 triunfos em 1530 jogos), seguido pelo São Paulo, com 43,58% (699 em 1604), e é o vice-líder na era dos pontos corridos com 44,46% (321 vitórias em 722 jogos), atrás do São Paulo, com 44,67% (360 em 806).