Departamento de Comunicação

O Palmeiras treinou na manhã desta terça-feira (24), na Academia de Futebol, e seguiu a preparação para o duelo com o Ituano, na quarta (25), às 19h30, no Estádio Novelli Junior, em Itu (SP), pela quarta rodada do Campeonato Paulista. O técnico Abel Ferreira e sua comissão comandaram atividades táticas.

Com o elenco dividido em duas equipes, o treinador português orientou o posicionamento e as movimentações esperadas em determinadas situações de jogo. Na sequência, parte do grupo ensaiou bolas paradas ofensivas, defensivas e cobranças de faltas e pênalti, enquanto outra parte disputou um trabalho técnico de minijogos em campo reduzido.

Artilheiro do Palmeiras na temporada passada com 23 gols, o atacante Rony avaliou o desempenho da equipe no empate sem gols contra o São Paulo e nas duas primeiras rodadas do Paulista. Com 46 gols marcados pelo clube, o camisa 10 é o quinto maior artilheiro do Palmeiras neste século e o 64º maior da história alviverde.

“O último jogo foi difícil também por conta do calor. Fizemos um primeiro tempo abaixo do que vínhamos fazendo e sabíamos que no segundo tempo precisávamos melhorar, até mesmo para retomar o ritmo de jogo. Fizemos um grande segundo tempo, pressionamos o adversário, mantivemos o ritmo forte, tivemos oportunidades, mas, infelizmente, a bola não entrou”, disse.

Rony também citou a preparação para a Supercopa do Brasil contra o Flamengo, no próximo dia 28. “A confiança que cada jogador tem no seu companheiro prevalece muito. Estamos todos focados em um só objetivo, que é começar o ano com o pé direito. Às vezes, não é do jeito que queremos, temos que ter paciência, tranquilidade e cabeça boa. Quando as coisas não acontecem, vêm a desconfiança, mas o nosso grupo tem experiência, estamos todos tranquilos e sabendo que tem muitas coisas boas por vir. Só com trabalho melhoramos, então estamos treinando muito e focados porque também temos uma final pela frente e os jogos do Paulista são fundamentais para nos prepararmos”, falou.

“Sabemos que temos um jogo no meio de semana que também nos prepara para a final, mentalmente e fisicamente. É o começo de temporada, estamos todos querendo mostrar. Acredito na filosofia do professor Abel, acreditamos muito no trabalho dele e ele sabe o que é melhor para nós. Quem jogar no meio de semana dará o melhor e sabemos que por se tratar de uma final, rivalidade, todos estão focados também pensando no jogo de sábado. Seria bom começar o ano com título. Estamos focados, tranquilos e com a cabeça boa. É jogo a jogo, primeiro vamos pensar no Ituano no meio de semana e depois é virar a chave e pensar na final, um jogo bacana de se jogar e de muita garra e estratégia”, finalizou Rony.

Atual campeão, o Palmeiras é a única equipe não vazada na atual edição do Paulista, com dois empates (0 a 0 com São Bento e São Paulo) e uma vitória (1 a 0 sobre o Botafogo-SP). Diante do Ituano, o Verdão pode, pela primeira vez em sua história, terminar as quatro primeiras partidas do ano sem sofrer gols – o máximo que o clube conseguiu em um início de temporada foi não ser vazado nos três primeiros jogos de uma temporada (em 1945, 1972, 2009 e 2016).

Em Campeonato Paulista, a última vez que o clube ficou os quatro primeiros jogos sem sofrer gols foi em 1989, quando foi além e atingiu o recorde de cinco partidas sem ser vazado, número registrado também em 1947. Já a atual sequência de três partidas sem ser vazado ocorreu também em 1985, 1992, 2009 e 2020.

O zagueiro Luan durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)