Departamento de Comunicação

O Palmeiras treinou na tarde desta sexta-feira (22), na Academia de Futebol, e deu sequência à preparação para o duelo deste sábado (23) com o Corinthians, às 19h, na Arena Barueri, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro (clique aqui e garanta seu ingresso). O técnico Abel Ferreira e sua comissão comandaram principalmente trabalhos táticos.

Após o aquecimento, os jogadores foram divididos em grupos para uma atividade de construção de jogadas com ênfase nas opções de passe. Parte do elenco realizou na sequência uma atividade técnica em campo reduzido, enquanto os demais encerraram o treino com um recreativo.

Os jogadores Wesley e Gabriel Menino (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Caso entre em campo, o goleiro Weverton completará 40 clássicos com a camisa do Palmeiras – ele tem 12 jogos contra o Corinthians, 16 contra o São Paulo e 11 contra o Santos. No empate sem gols com o Flamengo, na última quarta-feira (20), o ídolo chegou a 223 partidas pelo Verdão e igualou Edmundo como o 67º jogador com mais jogos na história do clube.

“Clássico é sempre importante e procuramos nos preparar bem, como em todos os jogos. Sabemos que tem algo especial não só para nós, mas para o torcedor também. É aquele jogo que te credencia a ídolo, aumenta a identificação com o clube. Então tudo isso cria um ambiente diferente e vamos com esse sentimento para o campo, sempre querendo vencer. Fico feliz por disputar tantos clássicos e espero sair com a vitória”, disse o camisa 21.

Weverton valorizou também o apoio da Família Palmeiras. “Sabemos o quanto o torcedor é importante para nós, o quanto tem nos apoiado, nos incentivado. Nesse clássico, não temos dúvida que eles vão estar junto, vão encher as arquibancadas da Arena Barueri. É um jogo que o torcedor adora e que dentro de campo possamos fazer a nossa parte, jogar junto com eles, com a alma e coração mesmo. Que possamos passar a energia para eles e que seja um grande sábado para todos nós”, completou.

Palmeiras e Corinthians não se enfrentam fora da capital paulista desde 2011, quando mediram forças, em Presidente Prudente-SP, pelo Campeonato Brasileiro – vitória palestrina por 2 a 1, com gols de Luan e Fernandão. O Alviverde, inclusive, possui ampla vantagem atuando longe da cidade de São Paulo contra o rival, com 15 jogos, seis vitórias, oito empates e apenas uma derrota, além de 28 gols marcados e 19 gols sofridos. Curiosamente, o time palestrino não passou em branco no placar em nenhuma dessas 15 partidas.

Na Arena Barueri (onde o Palmeiras já marcou 49 gols), o Derby será disputado pela primeira vez na história, fato que colocará a cidade de Barueri na seleta lista de municípios fora da capital paulista que já receberam o clássico – até hoje são sete na lista: Barretos (uma vez), Campo Grande-MS (uma vez), Presidente Prudente (sete vezes), Ribeirão Preto (três vezes), Salvador-BA (uma vez), São José do Rio Preto (uma vez) e São José dos Campos (uma vez).

O técnico Abel Ferreira e a sua comissão técnica possuem um bom aproveitamento em clássicos paulistas disputados pelo Palmeiras. No total, são 23 jogos, com 11 vitórias, sete empates e cinco derrotas. Especificamente contra o Corinthians, foram seis jogos, com três vitórias, dois empates e uma derrota.

O técnico Abel Ferreira durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Abel, inclusive, está invicto em jogos contra os técnicos portugueses no Brasil: quatro jogos, com três vitórias e um empate. Venceu o Vasco da Gama de Ricardo Sá Pinto, em 2020, o Athletico-PR de António Oliveira, em 2021, e o Corinthians de Vítor Pereira, em 2022, além de empatar com o Flamengo de Paulo Sousa, no jogo mais recente do Brasileirão.