Departamento de Comunicação

Mayke tem quatro títulos brasileiros, dois pelo Cruzeiro e dois pelo Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras finalizou na manhã desta terça-feira (05), na Academia de Futebol, a preparação para o duelo com o Cruzeiro, na quarta (06), às 21h30, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Os jogadores, após uma conversa no meio de campo com Abel Ferreira, participaram de atividades técnicas. Na parte final, houve ainda um recreativo e aprimoramento de faltas e pênaltis.

Caso o título brasileiro de 2023 se concretize, o lateral-direito Mayke se tornará pentacampeão (sendo dois pelo Cruzeiro e três pelo Verdão), ao lado de Ademir da Guia, Dudu (volante), Coutinho, Mauro, Mengálvio e Dagoberto e atrás apenas de Pelé, Pepe e Lima, com seis. O camisa 12 será, no entanto, o único com todos os troféus adquiridos na era dos pontos corridos (desde 2003).

“Estava ali conversando com meus amigos, até tocamos nesse assunto. Se eu te falar que eu tenho a dimensão de tudo o que está acontecendo na minha vida, eu estaria mentindo. Se concretizarmos esse título na quarta-feira, eu serei penta de um campeonato tão difícil de disputar. Só vou saber a proporção da história que estou fazendo depois que eu parar. Vou deixar esse legado para meus filhos, fico feliz com tudo que está acontecendo, agradeço a Deus sempre. Não tenho nada a reclamar, passei por elencos de alta qualidade, pessoas com muito caráter. Venho amadurecendo muito. Se formos campeões esse ano, comemorar mesmo seria só nesse finalzinho de ano, porque janeiro já começa tudo de novo. Continuar fazendo história porque, para o jogador, o que fica é a história”, disse Mayke, que soma 257 partidas e sete gols pelo clube, sendo 57 jogos e duas bolas na rede na atual temporada.

O lateral confidenciou que sofreu com problemas pessoais ao longo do ano, o que torna o fim da temporada mais especial. “Estou muito feliz, foi um dos anos que mais joguei no Palmeiras. Um dos anos mais especiais para mim. Ninguém sabe, mas esse ano eu sofri um pouco com algumas coisas pessoais. Minha família e meus amigos mais próximos sabem. Deus é muito bom comigo, porque, no ano que eu vinha jogando mais, disputando mais jogos pelo Palmeiras, acontece algo assim que balança a gente. Se Deus quiser, esse final do ano vamos coroar com mais um título e depois descansar bem nas férias”, afirmou.

Por fim, Mayke previu um embate difícil contra o Cruzeiro. “Seria um jogo sem torcida, agora vai ter. Eu acho melhor, será um jogo mais animado. Temos o intuito de fazer um grande jogo, é mais uma final. Ainda não tem nada decidido. Vamos tentar impor nosso ritmo e buscar nosso objetivo ao final do jogo”, concluiu o atleta, que está também a um triunfo de entrar no top 10 do ranking de jogadores com mais vitórias pelo Maior Campeão do Brasil em Campeonato Brasileiro (tem 84, um a menos que Luan e Marcos, ambos em 9º).

Os jogadores Jhon Jhon e Luan (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras é o líder do torneio nacional com 69 pontos, três a mais que Atlético-MG e Flamengo. O Alviverde busca o 12º título brasileiro de sua história (ampliando o recorde isolado da competição), sendo o quarto bicampeonato (repetindo 1967/67, 1972/73 e 1993/94), o quarto na era dos pontos corridos (ao lado de 2016, 2018 e 2022, alcançando o recorde do Corinthians), o quarto na era Allianz Parque (também ao lado de 2016, 2018 e 2022) e o segundo sob comando de Abel Ferreira (ao lado de 2022). Seria, ainda, a sexta vez na história que o Palmeiras conquistaria três títulos de campeonato em uma mesma temporada (repetindo 1951, 1972, 1993, 2020 e 2022) e a segunda com um bicampeonato paulista e um bi brasileiro consecutivos (ao lado de 1993/94).