Palmeiras lança livro em homenagem à Arrancada Heroica

Agência Palmeiras
Thiago Kimori

Em setembro de 1942, o tradicional clube Palestra Itália se tornava a Sociedade Esportiva Palmeiras. Neste ano de 2012, o fato, que ficou registrado na história do futebol brasileiro, completou 70 anos. Para homenagear essa data tão especial, o Palmeiras, em conjunto com a BB Editora, lançará o livro “Morre Líder, Nasce Campeão!”, escrito pelo jornalista e historiador Fernando Razzo Galuppo. A obra relata todos os detalhes da inesquecível Arrancada Heroica, com inúmeras fotos, depoimentos, relatos dos protagonistas, fichas técnicas e dados estatísticos. A festa oficial de lançamento será no dia 22 de outubro (segunda-feira), às 19h, na FNAC Paulista.

A década de 40 trouxe uma nova perspectiva para a Sociedade Esportiva Palmeiras, que manteve os seus princípios de grandeza e suas tradições. No que muitos analistas podem enxergar essa transformação como um fator negativo, o autor define que o novo nome adotado pelo Palestra Itália, bem como a postura dos seus dirigentes e adeptos, serviram como exemplo de amor incondicional, fortalecendo o sentimento de unidade em torno do clube alviverde, que se organizou de forma mais pujante para ser aclamado pela Federação Paulista de Futebol como o clube Campeão do Século XX, no final do ano 2000.

Muito feliz com o lançamento da obra, Galuppo agradeceu o apoio recebido pela editora e pelo clube paulista para realizar um antigo sonho dele. “Faltava em nossas bibliotecas esportivas materializarmos essa brilhante história do nosso futebol em um grande livro. O episódio da mudança de nome do Palmeiras é épico sob todos os aspectos e sempre nos foi transmitido apenas através da memória oral de quem viveu os fatos. Graças ao apoio e confiança da BB editora e do Palmeiras conseguimos realizar um excelente trabalho.”

“Essa obra visa apresentar de forma sucinta a origem do Palestra Itália – Palmeiras e suas particularidades, bem como os conflitos vivenciados pelo clube nos anos 40, quando foi obrigado a mudar a sua estrutura diretiva e mudar o seu nome, pois havia sido acusado de ser um clube ‘quinta coluna’, ou seja,  um propagandista do ideário fascista devido às suas origens ancestrais remeterem ao país peninsular (Itália)”, disse o autor do livro, que teve o discurso dele reforçado por Aldo Rebelo.

“O futebol é um fenômeno social que se constituiu no Brasil a margem do Estado e do mercado, incorporando as inquietações emergentes da sociedade urbana, principalmente de sua parcela mais numerosa: os trabalhadores. A crônica do surgimento da Sociedade Esportiva Palmeiras explica plenamente esse esforço dos marginalizados em romper os espaços hierarquicamente definidos da sociedade capitalista no Brasil do início do século XX”, define Rebelo.

Para saber mais sobre a Arrancada Heroica, clique aqui!

Serviço:

FNAC Paulista
Endereço: Avenida Paulista, 901
São Paulo – SP