Departamento de Comunicação

O time Sub-20 do Palmeiras foi superado por 2 a 1 pelo Atlético-MG na tarde desta quarta-feira (28), no Estádio das Alterosas, em Belo Horizonte-MG, pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da categoria. O gol solitário alviverde foi marcado por Vitinho.

Com o resultado, o Verdão caiu para a quarta colocação na tabela, com 16 pontos somados. A equipe volta a campo pelo torneio nacional neste domingo (01), às 15h, contra o Fortaleza, no Allianz Parque, pela nona rodada – vale lembrar que o Alviverde está com 100% de aproveitamento (quatro vitórias) na competição jogando na arena.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2021 tem a participação dos 20 melhores clubes do Ranking Nacional. A primeira fase terá a disputa de jogos em turno único entre os times, classificando-se apenas os oito melhores colocados da tabela para as quartas de final. Todos os confrontos do mata-mata terão partidas de ida e volta, com previsão de encerramento em novembro de 2021.

Palmeiras e Atlético-MG reeditaram o confronto das quartas de final do Brasileiro Sub-20 do ano passado (Foto: Carlos Santana/Portal da Base Brasil)

O jogo

Apesar do forte calor em Belo Horizonte no início do jogo (cerca de 30 graus), os times protagonizaram minutos de equilíbrio até a primeira chance de perigo criada pelo Verdão: aos 16 minutos, Gabriel Silva apareceu na área e tocou de cabeça rente ao poste esquerdo defendido por Gabriel Delfim, mas para fora.

O período, porém, foi marcado por um lance extremamente triste. Aos 28 minutos, o zagueiro Henri dividiu bola com o defensor atleticano e levou a pior, fraturando a perna direita. O duelo ficou parado por 10 minutos até o atleta palmeirense ser retirado de ambulância do estádio e encaminhado ao Hospital Mater Dei, também em Belo Horizonte, para avaliação. Naves entrou em seu lugar.

No reinício da partida, em lance de bola parada, o Atlético abriu o placar. Pouco tempo depois, já nos minutos extras acrescidos por conta da paralisação, Gabriel Silva sofreu pênalti em jogada individual pela direita e teve a chance de empatar o duelo, mas sua cobrança parou nas mãos de Gabriel Delfim. Ainda na etapa inicial, o Verdão perdeu o técnico Wesley Carvalho por expulsão.

No segundo tempo, com as alterações promovidas no intervalo, o Alviverde melhorou na partida e chegou ao gol de empate aos nove minutos. Após bela enfiada de Gabriel Silva na direita, Marino disparou e ganhou de seu marcador na corrida. Em seguida, bastou rolar para Vitinho, livre na grande área, deixar tudo igual em Minas após praticamente entrar com bola e tudo no gol.

Após sofrer o gol, o time mineiro imprimiu pressão no campo de defesa do Palmeiras, que se protegia com a boa atuação de sua retaguarda. No entanto, aos 25 minutos, os donos da casa passaram à frente do marcador novamente em jogada pelo lado direito da zaga palmeirense.

Em busca da reação, o Verdão foi para a pressão e apostou nas bolas aéreas. Em uma delas, próximo aos acréscimos, Gabriel Silva apareceu no segundo poste e chutou de primeira, com muito perigo ao gol defendido por Gabriel Delfim. No último minuto de jogo, foi a vez de Yago Santos tentar, mas parou no goleiro.

Palmeiras Sub-20: Mateus; Henri (Naves), Michel e Ruan Santos; Garcia (Davi), Vitinho (Jhonatan), Caio Cunha (Yago Santos) e Vitor Hugo (Pedro Acácio); Kevin (Newton), Marino e Gabriel Silva. Técnico: Wesley Carvalho

Confira abaixo a relação de jogos do Palmeiras na primeira fase do Brasileiro Sub-20:

27/06: Atlético-GO 1 x 1 Palmeiras – CT do Dragão
Gol: Yago Santos

01/07: Palmeiras 1 x 0 Bahia – Allianz Parque
Gol: Henri

05/07: Palmeiras 2 x 1 Santos – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2)

10/07: Internacional 1 x 3 Palmeiras – Francisco Novelletto Neto
Gols: Garcia, Jhonatan e Ruan Santos

14/07: Palmeiras 3 x 1 Flamengo – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2) e Jhonatan

20/07: Athletico-PR 2 x 0 Palmeiras – CAT do Caju

25/07: Palmeiras 3 x 2 Botafogo – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva, Jhonatan e Henri

28/07: Atlético-MG 2 x 1 Palmeiras – SESC Alterosas
Gol: Vitinho

01/08 – 15h: Palmeiras x Fortaleza – Allianz Parque (elevensports.com)
08/08 – 16h: Corinthians x Palmeiras – Parque São Jorge (Band)
15/08 – 15h: Palmeiras x Sport – Allianz Parque (elevensports.com)
22/08 – 15h: São Paulo x Palmeiras – Marcelo Portugal (elevensports.com)
29/08 – Palmeiras x Chapecoense*
05/09 – Fluminense x Palmeiras*
12/09 – Palmeiras x Grêmio*
19/09 – América-MG x Palmeiras*
26/09 – Palmeiras x Cruzeiro*
03/10 – Vasco x Palmeiras*
10/10 – Palmeiras x Ceará*

*partidas com datas, horários e locais a serem definidos pela CBF