Palmeiras/Meltex faz grande segundo quarto, mas Flamengo vence no Rio
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
O Palmeiras/Meltex fez um grande jogo diante do Flamengo, na casa do adversário, neste sábado (30), pela terceira rodada do segundo turno do NBB 6. Após cometer alguns erros no primeiro quarto, o time fez um grande segundo período, mas não conseguiu impedir a reação carioca nos dois quartos seguintes. No fim, 84 x 76 para a equipe de José Neto.
O resultado fez com que o time alviverde permanecesse na oitava colocação do NBB 6, mas agora empatado em aproveitamento com Mogi das Cruzes e Basquete Cearense (47,4), justamente os dois times que o Verdão receberá em casa nos dias 6 e 8 de fevereiro. Antes disso, irá à Macaé, para enfrentar o Macaé Basquete, sábado (1), às 19h.
Contra o Flamengo, que vinha de 10 vitórias seguidas no NBB, o Palmeiras/Meltex começou um pouco nervoso e o time da casa chegou a abrir oito pontos, 10 x 2.
Aos poucos, porém, o jogo do Verdão começou a aparecer, principalmente com o armador Neto, cestinha com 25 pontos. Ele também deu seis assistências, o maior número do jogo ao lado de Maxi Stanic, que manteve sua média de seis por partida (18 em três jogos disputados).
Com uma bola de três do capitão Tiagão no estouro do cronômetro, o Palmeiras/Meltex chegou a 19 pontos e o primeiro quarto terminou 24 x 19 para os cariocas.
No segundo quarto, o time comandado pelo técnico Betão impôs inúmeras dificuldades ao Flamengo, com forte contato físico, bolas recuperadas com a esperteza dos armadores e muita eficiência no ataque.
Se as bolas de três do Flamengo caíram no primeiro quarto, principalmente com Marcelinho e Olivinha, que marcaram 21 e 17 pontos na partida, respectivamente, no segundo quarto o Verdão conseguiu impedir os chutes e venceu o período por 20 x 13, fechando o primeiro tempo com dois de frente, 39 x 37.
Mas no terceiro quarto o Flamengo conseguiu abrir, contando com a experiência de Marquinhos, que entrou bem na partida e fez a diferença para os anfitriões. Ele marcou 12 pontos e ainda deu duas assistências. Com três rebotes, cinco assistências e 10 pontos, o argentino Laprovíttola também ajudou sua equipe, mesmo que timidamente, se comparado a outros jogos do time flamenguista na temporada.
O Flamengo encaixou seu jogo no terceiro quarto, venceu o período por 27 x 19 e saltou para o quarto decisivo com boa vantagem, 64 x 58.
No último quarto, Thyago Aleo acertou chute de três logo no início e deu esperanças de reação ao time alviverde. Mas as bolas de três do Flamengo voltaram a cair, o time ainda melhorou o aproveitamento de dois pontos, e a arbitragem, em lances cruciais, voltou a assinalar muitas faltas para um lado, deixando de marcá-las para o outro. Aos poucos, a diferença para o time carioca aumentou, chegou a 12, e coube ao Palmeiras/Meltex lutar nos minutos finais para diminuí-la.
Com Stanic, Tyrone, Átila dos Santos e Wiggins, a equipe diminuiu o marcador, mas saiu derrotada do Ginásio do Tijuca Tênis Clube, por 84 x 76.
No próximo sábado (1), o time palmeirense já buscará a recuperação no Novo Basquete Brasil 6, contra o Macaé Basquete, a partir das 19h, em Macaé.