Palmeiras recebe certidão para gerir recursos vindos da Lei de Incentivo ao Esporte e do Comitê Brasileiro de Clubes

Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu neste mês a Certidão do Registro Cadastral, emitida pela Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. Esse documento permitirá ao clube gerenciar recursos públicos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (n° 11.438/06 e Decreto n° 6.180/07) para aplicar em projetos de formação de atletas de diversas modalidades e, ainda, participar dos editais promovidos pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com recursos provenientes da Lei n° 9.615/98.

O recebimento desta certidão é um importante reconhecimento das boas práticas de governança e de transparência adotadas pela administração do clube. Isso porque, para obter o certificado, é necessário cumprir diversos requisitos como adequação de estatuto, transparência em dados, além de fornecer diversas informações financeiras sobre a entidade, entre outros aspectos.

Além de possibilitar a captação de recursos públicos, a Certidão de Registro Cadastral também permitirá que o Palmeiras execute os projetos inscritos no programa Padrinhos Alviverdes, que busca captar verbas através de direcionamento de parte do Imposto de Renda anual de empresas (até 1% tributado pelo lucro real) e pessoas físicas (até 6% pela declaração completa).

“A conquista da Certidão de Registro Cadastral é muito importante para o Palmeiras. Não apenas pelo reconhecimento das boas práticas de gestão aqui estabelecidas, mas também porque reforça a segurança e a credibilidade em investir, por meio de parte do que pagariam de Imposto de Renda, nos projetos para formação de atletas e cidadãos que representam nossa coletividade”, disse o presidente Maurício Galiotte.

O prazo para tornar-se um Padrinho Alviverde e apoiar os atletas não profissionais do Palmeiras no próximo ano termina no dia 28 de dezembro de 2020. Para isso, pessoas físicas e jurídicas precisam depositar até a data o valor referente às suas declarações por meio do site www.padrinhosalviverdes.com.br. Depois, com o comprovante em mãos, basta fazer o lançamento do valor doado (deduções de incentivo) na declaração de Imposto de Renda de 2021. Veja abaixo um passo a passo sobre como participar.

Os recursos arrecadados por meio do programa serão utilizados para oferecer condições ideais de treinamento no trabalho de formação de atletas em modalidades como basquete, futsal, judô e ginástica. O dinheiro será investido em equipes multidisciplinares qualificadas e em estrutura logística para participação em competições regionais e nacionais. Já no futebol feminino, haverá preparação das jogadoras da base, proporcionando que o clube dispute os principais campeonatos previstos para a temporada de 2021.

Como participar?

>Pessoa física: Basta acessar o site www.padrinhosalviverdes.com.br e se cadastrar. Dentro da própria plataforma, faça uma simulação para saber qual quantia você pode doar com base na sua declaração do IR deste ano (até 6% pela declaração completa). Por exemplo, se você pagou R$ 100 no IR deste ano, você pode doar até R$ 6. Em seguida, clique no botão “Quero Doar”, selecione a forma de pagamento e siga as orientações. Você receberá um e-mail de confirmação e, a partir de janeiro, chegará um novo e-mail com o recibo que deverá ser anexado à sua declaração anual de 2021. Se houver qualquer dúvida, entre em contato com o clube pelo e-mail: [email protected]r.

>Pessoa jurídica (empresas): Entre em contato pelo e-mail [email protected]. A sua empresa poderá destinar até 1% do valor do Imposto de Renda anual para o programa, desde que a tributação seja feita com base no lucro real.