Palmeiras recebe comitiva de autoridades italianas na Sala de Troféus

Departamento de Comunicação

A Sala de Troféus da Sociedade Esportiva Palmeiras recebeu na tarde de segunda-feira (26) a visita de uma comitiva formada por autoridades italianas a fim de reforçar os laços fraternos que unem o Brasil e a Itália.

Paolo Masini (presidente do MEI – Museo Nazionale dell’Emmigrazione Italiana), Romina Deprati (pesquisadora do MEI e idealizadora de conteúdos esportivos), Pierangelo Campodonico (diretor do MEI e do Galata-Museo del Mare de Genoa) e Oliviero Pluviano (jornalista curador da mostra itinerante Nonni di São Paulo) foram ciceroneados por Marcelo Ferdinando Solarino, diretor de Relações Externas do Verdão.

Os visitantes foram presenteados com um livro com a história do clube, além de uma flâmula e uma camisa oficial para serem entronizados no acervo do MEI, em Genova, região noroeste da Itália.

Marcelo Solarino (à direita), diretor de Relações Externas do Palmeiras, presenteou Paolo Masini, presidente do MEI, com uma flâmula e uma camisa oficial do clube

“Temos por hábito cultivar a nossa história, nossos feitos e, em especial, nossas origens. Para nós, é uma satisfação poder manter essa ligação que já se estende por mais de um século entre os dois povos. Nosso Palmeiras é o símbolo máximo de um ambiente de fraternidade por meio dos esportes”, disse Solarino.

A comitiva participa de uma série de eventos oficiais até o final de fevereiro. No último dia 21, a comunidade ítalo-brasileira celebrou os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, que terá durante todo ano de 2024 um vasto calendário de comemorações e festividades por todo o país.

Diante do Mirassol, pelo Campeonato Paulista, no sábado (24), o Palmeiras jogou com um patch especial na camisa com a ilustração de uma árvore cheia de raízes, a fim de simbolizar o amor pelo clube plantado no país pelos imigrantes italianos que fundaram o Maior Campeão do Brasil. A imagem tem ainda os logos do Palestra Italia e do Palmeiras, as bandeiras do Brasil e da Itália e a frase “Nossas raízes, nossa história”.

“É uma alegria poder ver tanta referência de italianidade numa instituição tão grandiosa como o Palmeiras. Como italiano, é um orgulho ver tudo isso de perto e conhecer mais a fundo a obra dos imigrantes aqui preservada”, falou Masini.

O MEI, em Gênova (ITA), foi inaugurado em maio de 2022 com 16 áreas divididas em três andares, onde é possível encontrar histórias da emigração italiana por meio documentação, exposições, diários, jornais e fotografias que retratam a saída dos italianos para as Américas, processo iniciado na segunde metade do século 19.