Palmeiras se impõe no Allianz Parque e goleia Ferroviária pelo Campeonato Paulista
João Abel
Departamento de Comunicação
O sábado (25) de Carnaval foi de muita folia e vibração para os torcedores palmeirenses no Allianz Parque. Com direito a gol do estreante Borja, o Verdão mostrou um futebol envolvente e goleou a Ferroviária por 4 a 1, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
Além do colombiano, Keno, Michel Bastos e Róger Guedes anotaram para o Verdão. Alan Mineiro descontou para os visitantes.
O resultado deixa o Palmeiras na liderança isolada do Grupo C do Estadual, com 12 pontos, cinco à frente do vice-líder Novorizontino.
O próximo compromisso da equipe alviverde será na sexta-feira (03), às 21h05, diante do Red Bull, no Moisés Lucarelli. Na quarta-feira (08), às 21h45, é a vez de estrear na Copa Libertadores diante do Atlético Tucumán-ARG, fora de casa.
O jogo
A marcação apertada logo na saída de bola da Ferroviária deu o tom de como o Palmeiras se comportaria no primeiro tempo: com muita intensidade e jogadas verticais. A primeira chance de gol surgiu logo aos três minutos quando Michel Bastos arriscou chute à esquerda da meta adversária.
Aos 13, após excelente troca de passes, o Verdão chegou ao primeiro gol. Bastos tocou de letra para Jean, que encontrou Willian. O atacante invadiu a área pela direita e cruzou na medida para Keno cabecear com perfeição. (Palmeiras 1×0 Ferroviária)
Sem se acomodar com a abertura do placar, os palmeirenses seguiram apertando. Aos 17, Dudu recebeu lançamento na entrada da área, dominou no peito e bateu forte, mas Matheus espalmou. No rebote, Willian finalizou por cima do travessão.
Cinco minutos depois, Keno recebeu passe de Dudu, limpou o goleiro e tocou para o gol, mas o zagueiro Patrick afastou o perigo em cima da linha de meta.
Aos 32, Edu Dracena ganhou a bola na intermediária e deu bom passe para Willian. O camisa 29 entrou na grande área, finalizou cruzado e a bola passou raspando a trave dos visitantes.
Depois do intervalo, o Palmeiras voltou trocando mais passes e chegou a 70% de posse de bola. Apostando nos contragolpes, a Ferroviária teve a primeira oportunidade de gol aos 13, quando Capixaba dominou pela esquerda, avançou e bateu cruzado pela linha de fundo.
A finalização não assustou o time palestrino, que continuou dominando a partida em busca do segundo gol. E, aos 20, ele finalmente saiu. Em cobrança de falta pela direita, Jean rolou rasteiro para Michel Bastos encher o pé e ampliar o marcador. (Palmeiras 2×0 Ferroviária)
Vibrando com o resultado, a torcida do Palmeiras ficou ainda mais empolgada no minuto seguinte. O estreante Miguel Ángel Borja, apresentado na manhã deste sábado, entrou em campo na vaga de Willian e foi muito aplaudido.
A segunda alteração alviverde veio aos 27, quando Keno
deixou o gramado para a entrada de Róger Guedes.
Aos 28, Juninho fez boa jogada pelo lado direito e bateu forte, exigindo grande defesa de Fernando Prass. Na sequência do lance, a Ferroviária seguiu no ataque e Alan Mineiro tentou o chute. A bola tocou o braço de Michel Bastos e o árbitro marcou pênalti.
Na cobrança da penalidade, Alan Mineiro bateu e Fernando Prass caiu para defender, mas o assistente anulou a batida, alegando saída irregular do arqueiro palmeirense. Na segunda tentativa, Alan deslocou o goleiro e diminuiu o placar. (Palmeiras 2×1 Ferroviária)
O gol de honra dos interioranos não intimidou o técnico Eduardo Baptista, que decidiu lançar o time ao ataque,
substituindo Thiago Santos por Raphael Veiga.
Com a Ferroviária mais presente no ataque, a partida ficou eletrizante. O Palmeiras, no entanto, ganhou mais espaço para contra-atacar e decidiu a partida aos 37 minutos. Em boa movimentação ofensiva, Borja ganhou da marcação e tabelou com Dudu. O colombiano entrou na área, observou o goleiro e rolou no canto direito para marcar seu primeiro gol com a camisa alviverde. (Palmeiras 3×1 Ferroviária)
A excelente atuação palmeirense foi coroada com um placar elástico aos 40. Raphael Veiga bateu falta pela esquerda e Róger Guedes cabeceou para o fundo das redes, fechando o marcador. (Palmeiras 4×1 Ferroviária)
Escalação: Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos (Raphael Veiga), Zé Roberto e Michel Bastos; Dudu, Keno (Róger Guedes) e Willian (Borja).
Cartões amarelos: Keno, Thiago Santos e Fernando Prass
Gol
Palmeiras: Keno (13’ – 1º tempo), Michel Bastos (20' – 2º tempo), Borja (37' – 2º tempo) e Róger Guedes (40' – 2º tempo)
Ferroviária: Alan Mineiro (28' – 2º tempo)