Palmeiras se torna o primeiro time sul-americano a usar os dados do Opta Vision

Departamento de Comunicação

O Palmeiras anuncia nesta segunda-feira (15) um acordo com a Stats Perform, líder em tecnologia esportiva de dados preditivos e IA, para usar o Opta Vision a fim de apoiar as análises de alto desempenho do clube e as operações de recrutamento de jogadores.

Lançado em 2023, o Opta Vision está tornando os times de futebol profissional em todo o mundo mais competitivos, dentro e fora de campo, fornecendo insights críticos, anteriormente inalcançáveis, sobre o desempenho dos jogadores e as táticas dos adversários.

As métricas Opta Vision enriquecidas com IA permitirão que a equipe de ciência de dados do Palmeiras disponibilize mais informações para a comissão técnica e para as equipes de análise de desempenho e mercado, por meio de novas métricas preditivas que quantificam melhor a tomada de decisão de um jogador com a bola e adicionam maior contexto ao seu desempenho geral.

Eles também poderão usar os dados de condicionamento físico do Opta Vision para avaliar o desempenho dos jogadores que estão sendo monitorados.

Essas métricas, juntamente com vários novos insights em nível de equipe, também permitirão que os analistas de desempenho do clube evoluam seu fluxo de análise de partidas por meio da realização de análises preditivas dos adversários ao longo da temporada.

A plataforma ProVision da Stats Perform, onde estão as principais tendências de desempenho, pontos fortes e fracos, derivados do Opta Vision, pode ser usada para informar planos de jogo e apresentar insights aos jogadores por meio de visualizações e vídeos.

Além de fornecer soluções de desempenho para apoiar a equipe técnica do clube, o acordo do Palmeiras com a Stats Perform também verá os dados da Opta usados pelos departamentos de Marketing e Comunicação do clube para se relacionar com a base global de torcedores. Os dados serão usados para alimentar diversos recursos no site oficial do clube, bem como o aplicativo oficial do torcedor palmeirense.

“Para o nosso clube, é de vital importância que nossos departamentos técnicos tenham acesso às melhores soluções para executar com sucesso as tarefas do dia a dia que ajudam a apoiar o desempenho em campo”, diz o gerente de futebol profissional do Palmeiras, Cícero Souza. “Tendo avaliado cuidadosamente as soluções disponíveis, ficou claro que a combinação do Opta Vision e do ProVision nos oferece o melhor pacote de longo prazo para nos ajudar a alcançar nossos principais objetivos.”

O Chief Revenue Officer da Stats Perform, Steve Xeller, acrescenta: “Estamos muito felizes que o Palmeiras tenha se tornado o primeiro clube sul-americano a reconhecer os benefícios significativos oferecidos pelo Opta Vision. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com eles nos próximos meses para garantir que possam implementar com sucesso as métricas enriquecidas com IA em seus principais fluxos de trabalho e ter um impacto positivo em 2024 e adiante”.

O Palmeiras se une a clubes de elite da Premier League, La Liga, Ligue 1, Serie A, Eredivisie e MLS, assim como diversas seleções, que começaram a usar o Opta Vision desde o seu lançamento em 2023.

Sobre a Stats Perform

A Stats Perform é líder no mercado de tecnologia de esportes, fornecendo os dados mais confiáveis e inovando no uso de IA e aprendizagem de máquina. Os dados Opta coletados pela empresa são a fundação de experiências esportivas em sites especializados, portais de notícias, casas de apostas e aplicativos de celular. O nível de detalhe das informações coletadas pela Stats Perform possibilita a criação de métricas preditivas que desbloqueiam novos insights para os clubes. Para mais informações, visite StatsPerform.com.