Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu a equipe do Fluminense pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022, na tarde deste domingo (08), no Allianz Parque. O Alviverde saiu na frente com gol de Dudu, aos 26 do segundo tempo, mas sofreu o gol de empate aos 37, com Cano e, desta forma, somou um ponto em sua casa. A polêmica da partida ficou por conta de uma possível penalidade não assinalada em Rony aos 20 do primeiro tempo.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Inaugurado em 2014, o Allianz Parque voltou a receber o Verdão após praticamente um mês (o último jogo havia sido diante do Independiente Petrolero-BOL no dia 12/04 – enquanto isso, o Alviverde mandava seus jogos na Arena Barueri).

Em sua casa, aliás, em 2022, o Verdão de 2022 ostenta bons índices numéricos na arena, até mesmo comparando com o desempenho em anos anteriores. Com 11 vitórias em 13 jogos (um empate e uma derrota) em 2022 no Allianz Parque, são 87% (foi superado apenas pelo Ceará no Brasileirão, por 3 a 2); além disso, o Verdão marcou 31 gols e sofreu apenas sete – o segundo melhor aproveitamento de pontos em uma temporada na arena é de 76%, em 2019 (18 vitórias e cinco empates em 26 jogos).

Com apenas sete gols sofridos em 13 duelos no Allianz em 2022, o Alviverde registra a baixa média de 0,53 gol sofrido por jogo em sua casa nesta temporada. Com isso, esse número, desde a inauguração da arena, só fica atrás da temporada de 2019, que registrou média ainda inferir: 0,46 gol sofrido por jogo (12 gols sofridos nas 26 partidas que disputou).

As vítimas do Verdão em 2022 na arena alviverde, pela ordem, foram: Ponte Preta (3×0), Água Santa (1×0), Santo André (1×0), Athletico-PR (2×0), Guarani (2×0), Santos (1×0), Corinthians (2×1), Ituano (2×0), Bragantino (2×1), São Paulo (4×0) e Independiente Petrolero-BOL (8×1). O único revés sofrido foi para o Ceará, no antepenúltimo jogo (2×3), enquanto a única igualdade no placar foi esta ante o Fluminense (1×1).

E o resultado desta tarde reforçou uma estatística impressionante: o Verdão se manteve invicto contra o Fluminense no Allianz Parque. Desde que a arena foi inaugurada em 2014, foram nove jogos contra o Flu, sendo oito vitórias do Verdão e um único empate – este de hoje. Em termos de aproveitamento, estas oito vitórias e um empate em 9 jogos (93% de aproveitamento) fazem do Fluminense a maior vítima do Palmeiras na recente história de sua arena; e em números absolutos, o São Paulo é o time mais vezes superado pelo Verdão no Allianz (dez vezes em 15 jogos).

Antes desse, o último jogo do Verdão no Brasileiro terminou com vitória: foi contra o Corinthians, por 3 a 0, na Arena Barueri (gols de Gustavo Gómez, Rony e Dudu). Os outros jogos do Alviverde nesta campanha do Nacional foram contra o Ceará, em 09/04 (revés por 3 a 2 em casa); Goiás, em 16/04 (empate por 1 a 1 fora); e Flamengo, em 20/04 (empate sem gols no Maracanã).

FLUMINENSE FOI O PRIMEIRO ADVERSÁRIO DO PALMEIRAS PELO CAMPEONATO BRASILEIRO

A segunda edição da história do Campeonato Brasileiro (à época denominado Taça Brasil) teve o Palmeiras como campeão. Aquela foi a primeira participação do Verdão, em 1960 (o Alviverde havia sido campeão estadual no ano anterior e, por isso, teve o direito de disputar o nacional, assim como foi em 1959, primeira edição do Brasileiro conquistada pelo Bahia).

E o primeiríssimo compromisso do time esmeraldino naquele Brasileiro foi justamente o Fluminense: com empate sem gols no primeiro jogo, no Pacaembu, e vitória por 1 a 0 no Maracanã (gol de Humberto Tozzi), o Palmeiras, dirigido por Oswaldo Brandão se classificou para disputar a final do torneio contra o Fortaleza, do qual sairia como campeão – o primeiro dos dez títulos brasileiros que hoje possui.

PALMEIRAS LEVA AMPLA VANTAGEM CONTRA O FLUMINENSE NO RETROSPECTO GERAL E NA ERA CREFISA

Com retrospecto favorável no cômputo geral das partidas, desde 1926, quando se enfrentaram pela primeira vez (62 vitórias do Palmeiras, contra 36 triunfos do Fluminense e outros 18 empates em um total de 116 confrontos), o Verdão também leva ampla vantagem desde que a Crefisa passou a patrocinar o Palmeiras, em 2015: desde então, foram 17 encontros, com 11 vitórias do Palmeiras, dois empates e quatro derrotas sofridas para o Tricolor Carioca.

ASPECTOS INDIVIDUAIS

Dentro de campo, destaque para Dudu, que fez belas jogadas, comandou o ataque do início ao fim e ainda deixou seu nome na súmula da partida balançando as redes: aproveitou lançamento na área de forma oportunista para fazer o seu gol de número 80 pelo Verdão! Weverton também foi um dos destaques. Fez defesa incrível no primeiro tempo, em chute de Nathan.

Não se pode deixar de mencionar Murilo, que evitou um gol feito do Fluminense na primeira etapa: ele tirou a bola que ia para o gol, sem Weverton (que havia saído para fechar o ângulo do jogador que havia concedido o passe ao atleta que finalizou). De calcanhar, o zagueiro salvou o Verdão.

AGENDA

O Palmeiras enfrenta o Juazeirense-BA fora de casa na próxima quarta-feira (11), às 19h, no Estádio do Café, em Londrina-PR, valendo vaga nas oitavas. Depois, o Verdão joga pelo Brasileiro no sábado (14) e recebe o Bragantino, às 16h30, novamente no Allianz Parque.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 9’/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Jorge, aos 9’/2ºT); Danilo (Rafael Navarro, aos 23’/2ºT), Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Wesley (Gustavo Scarpa, aos 23’/2ºT) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Dudu (26’/2ºT) (1-0), Cano (37’/2ºT) (1-1)

Cartões amarelos (SEP): Gustavo Gómez, Abel Ferreira e João Martins
Cartão vermelho (SEP): João Martins (aulixiar-técnico) – vermelho direto