Departamento de Comunicação

Pelo jogo de ida das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, o Palmeiras visitou o Botafogo na noite desta quarta-feira (14), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), e foi superado por 2 a 1. Os três gols foram marcados no primeiro tempo: Luiz Henrique abriu o placar para a equipe carioca aos 21 minutos, Mauricio deixou tudo igual aos 32 e Igor Jesus, aos 38, colocou os adversários em vantagem novamente. A partida de volta será disputada na próxima quarta (21), no Allianz Parque, em São Paulo (SP).

O Alviverde tem apenas cinco derrotas nas últimas 57 partidas pela Libertadores, com 38 vitórias e 14 empates. Clube brasileiro com mais participações nas oitavas de final da Libertadores (17, ao lado do Grêmio), o Palmeiras se tornou o único do país a avançar oito vezes seguidas a esta etapa da competição, superando o São Paulo, com sete entre 2004 a 2010.

Das 16 oitavas de final que disputou anteriormente, o Verdão avançou às quartas de final 12 vezes (recorde entre os brasileiros ao lado do Grêmio). Nas últimas seis Libertadores, avançou em todas, isolando-se como recordista brasileiro de quartas de finais seguidas. No geral da competição, o Maior Campeão do Brasil já disputou 48 mata-matas, ficando com o título três vezes, avançando de fase outras 29 vezes, ficando com o vice três vezes e sendo eliminado outras 13 vezes.

Além disso, o Palmeiras é o clube brasileiro com mais títulos, mais finais, mais semifinais, mais quartas de finais, mais oitavas de finais, mais participações, mais jogos, mais vitórias e mais gols na competição continental.

A comissão técnica portuguesa soma 51 jogos de Libertadores pelo Palmeiras (33 vitórias, 13 empates e apenas 5 derrotas). Nos mata-matas da competição, são 27 partidas, com 13 vitórias, 11 empates e só três derrotas.

Nos 14 confrontos eliminatórios de Libertadores, os portugueses conquistaram dois títulos, avançaram de fase 12 vezes e foram eliminados em duas oportunidades. No geral das competições, este é o 47º confronto eliminatório da comissão técnica portuguesa pelo clube (atualmente, são 33 classificações ou títulos e 13 eliminações ou vice-campeonatos).

Destaques individuais

Titular contra o Botafogo, Raphael Veiga alcançou a 31ª posição no ranking de atletas com mais partidas pelo Palmeiras na história, com 312 jogos, ao lado de Alfredo Mostarda.

Rony igualou Julinho Botelho na 49ª posição do ranking de jogadores com mais partidas pelo Palmeiras na história (ambos com 268 jogos).