Departamento de Comunicação
O Palmeiras treinou na manhã desta sexta-feira (16), na Academia de Futebol, e iniciou a preparação para o clássico com o São Paulo, domingo (18), às 16h, no Allianz Parque, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão é o quarto colocado do torneio nacional, com 38 pontos, mesma pontuação do rival.
Os atletas que jogaram por mais de 45 minutos contra o Botafogo, pela CONMEBOL Libertadores, na quarta-feira (14), seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência. Os demais fizeram dois trabalhos técnicos de posse de bola, passes e minijogos em campo reduzido. Em cronograma individualizado de recondicionamento, o atacante Dudu participou das atividades com os companheiros.
A um jogo de alcançar Alfredo Mostarda na quinta posição entre os zagueiros com mais partidas pelo Palmeiras na história, o capitão Gustavo Gómez comentou sobre a expectativa para o clássico do fim de semana e também sobre a confiança do elenco em buscar a virada na Libertadores, quarta-feira (21), no jogo de volta diante do Botafogo.
“Estamos nos preparando para um jogo difícil. Sabemos que temos um elenco muito bom, um time muito bom também, e eu acho que nós, nos últimos anos, conseguimos superar muita coisa trabalhando. O professor está também trabalhando em cada detalhe porque acho que o jogo se define muito nos detalhes. O nosso time sempre mostrou isso, que acredita até o fim. Agora, no domingo, temos um jogo importante e temos que ganhar em casa, com a nossa torcida, para chegarmos bem para a partida da Libertadores, que também vai ser em casa e é muito importante para nós, para o Palmeiras e para a nossa torcida”, afirmou o camisa 15, que soma 311 jogos pelo Maior Campeão do Brasil.
O Palmeiras está invicto há cinco partidas de Brasileiro contra o São Paulo (venceu os dois duelos de 2023, o jogo de ida de 2022 e empatou os jogos de volta de 2022 e de ida de 2024). Além disso, é o clube com mais partidas sem sofrer gols neste Campeonato Brasileiro (nove, ao lado do Cruzeiro) e tem a melhor média defensiva da competição (0,82 gol sofrido por jogo, seguido pelo Fortaleza, com 0,86).
“Nosso elenco tem isso de, jogue quem jogar, sempre deixa tudo dentro do campo. Agora vai ser a mesma coisa. No domingo, temos um jogo muito importante em casa, um clássico, então temos que entrar focados primeiro neste jogo, fazer um bom jogo, conquistar esses três pontos que vão ser importantes para estar perto na luta pelo Brasileirão, e depois focar no que vai ser o jogo contra o Botafogo, porque a eliminatória está aberta. Vai depender de nós. Já fizemos muitos jogos históricos dentro da nossa casa e o apoio da torcida vai ser fundamental para tentarmos conquistar mais uma vitória importante e passar de fase”, completou o paraguaio, segundo maior zagueiro artilheiro da história da Libertadores (12 gols contra 13 do chileno Rubén Espinoza, campeão com o Colo-Colo-CHI em 1991) e terceiro maior artilheiro do Palmeiras na competição (ao lado de Alex e Gustavo Scarpa e só atrás de Raphael Veiga, com 19, e Rony, com 22).