Palmeiras supera o Santos e é campeão do Paulista Sub-11 na Vila Belmiro

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Com apoio da torcida e futebol de gente grande, os garotos da equipe Sub-11 do Palmeiras conquistaram o título do Campeonato Paulista da categoria na manhã deste domingo (15), na Vila Belmiro, em Santos-SP. O time levantou a taça depois de empatar em 0 a 0 com o Santos, já que havia vencido o primeiro jogo da final, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, por 1 a 0. A campanha vitoriosa teve total de 16 vitórias, quatro empates e duas derrotas.

O Palmeiras teve também o melhor ataque da competição, com 52 gols marcados em 22 jogos, e o artilheiro da competição (Lucas Alvim, com 19 gols marcados). A defesa foi vazada somente sete vezes ao longo de todo o torneio. O time alviverde, comandado pelo técnico Eduardo Alemão, mostrou maior tranquilidade no jogo decisivo para controlar a vantagem aberta no jogo de ida e segurar o empate sem gols, que garantiu a festa da criançada no gramado.

A equipe Sub-11, assim como a Sub-13, foram reativadas pelo Palmeiras em 2013, e voltaram a participar do Campeonato Paulista no ano passado, após alguns meses de trabalho. Os elencos foram formados majoritariamente por atletas que passaram pela integração com o futsal do Verdão – muitos deles, inclusive, são associados da Sociedade Esportiva Palmeiras. No ano passado, o Sub-11 já havia feito grande campanha e se sagrado vice-campeão paulista.

Fernando Caliman/FPF_Após vitória na Academia de Guarulhos, Palmeiras empata em Santos e conquista Paulistão Sub-11

O último título do Campeonato Paulista conquistado pela base do Verdão havia sido em 2011, quando o clube levantou a taça na categoria Sub-17 – neste ano, a equipe Sub-20 também foi campeã da Copa Bálsamo Bengué. A conquista de títulos, assim como a convocação de vários atletas do Verdão para as seleções de base do Brasil em 2015, são consequências de um grande trabalho que visa consolidar o Palmeiras como clube referência na formação de jovens atletas.

“Esse time é muito unido, jogou bem o ano inteiro e o título veio para coroar o trabalho de todos envolvidos no processo. São garotos ainda, crianças, mas com um futuro muito grande pela frente. Tenho certeza que muitos jovens que estão hoje na base ainda vão dar muitas alegrias para o clube. O título serve para mostrar que o trabalho de formação do Palmeiras está no caminho certo, cada vez mais se consolidando como referência entre os clubes brasileiros na base”, disse Alemão, que também é técnico do time Sub-14 do futsal alviverde.

Desde o início do ano, o clube adota um processo de integração total entre base e Profissional. O projeto inclui em ações como o Resenha da Academia (palestra de um jogador profissional aos atletas da base), o intercâmbio de jogadores do Sub-20 no time principal, treinos semanais do Sub-20, Sub-17 e Sub-15 na Academia de Futebol e presença de auxiliares técnicos nos principais jogos da base. Além disso, há reuniões periódicas entre os departamentos.

A comissão técnica e a diretoria do Palmeiras também conhecem as características de todos os principais atletas das categorias de base, e o treinador do Sub-20 participa ativamente de algumas decisões ao lado da comissão do Profissional. Na temporada, mais de 70% dos jogos do time principal do Verdão tiveram a participação de alguma "prata da casa", seja começando entre os titulares ou saindo do banco de reservas. 
[album]