Boxe do Palmeiras termina o Brasileiro com quatro medalhas e um campeão nacional

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras reafirmou neste fim de semana sua posição como uma das principais equipes do boxe brasileiro na atualidade. Após sete dias intensos de competições, os atletas do Verdão conquistaram quatro medalhas no Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado em Aracaju-SE. Participaram sete atletas do clube, com saldo de uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Cosme Nascimento, da categoria máxima do boxe, a super-pesado (acima de 91 kg), foi o campeão da equipe e assumiu o posto de melhor boxeador do país em sua categoria. Ele precisou vencer três duros combates para conquistar o título pela segunda vez, já que havia sido campeão nacional também em 2013. Na final, neste domingo (15), ele superou o boxeador Cairo Silva.

Divulgação _ Cosme Nascimento já havia sido campeão nacional em 2013

Jhonatan Conceição ficou com a medalha de prata na categoria dos 64 kg. Ele também venceu três combates para chegar à final, mas foi superado em uma luta de resultado controverso. Mesmo atacando mais e conectando golpes mais claros, a vitória foi concedida à Estivan Falcão, irmão dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão.

Uendel Brito, dos 69 kg, conquistou o bronze após vencer dois adversários e perder na semifinal para o representante da Bahia, que posteriormente se tornou o campeão. O mesmo aconteceu com Leanderson Conceição, que ficou com o bronze dos 52 kg após perder na semifinal.

Além dos medalhistas, também representaram o Palmeiras no Brasileiro os boxeadores Luiz Carlos “Juquinha” (meio médio-ligeiro), Lucas Martins (médio) e Vinícius Barros (meio pesado). Para conseguir a vaga no Campeonato Brasileiro de Elite, que há setenta anos é uma das mais importantes e tradicionais competições de boxe do país, os atletas do Verdão participaram de disputadíssimas seletivas regionais.