Departamento de Comunicação

Único invicto da edição 2022 do Campeonato Paulista, o Palmeiras melhorou ainda mais o seu bom retrospecto na competição na noite deste domingo (13), no Allianz Parque, ao vencer o Santos por 1 a 0, com gol de Raphael Veiga, de pênalti, aos 49 do primeiro tempo.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Desta forma, o Verdão lidera o Estadual de forma geral, sendo o único invicto, com 10 jogos, oito vitórias e dois empates – portanto, 26 pontos (seguido do Corinthians, com 20); além de 14 gols marcados e um único gol sofrido (sendo a melhor defesa do Paulista, seguido do Corinthians, com sete). O Alviverde ostenta ainda o melhor saldo de gols da competição (13, contra 10 do Corinthians).

E os números não são excelentes apenas no Campeonato Paulista. O Maior Campeão do Brasil também está invicto na temporada 2022: nove vitórias e três empates – as partidas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2021 não entram na conta, pois eram referentes à temporada passada. Nos últimos 19 jogos, houve apenas uma derrota, além de 13 vitórias e cinco empates.

Na temporada de forma geral, considerando todos os times que figuram na Série A do Brasileiro neste ano, o Palmeiras se destaca como dono da melhor defesa desta temporada, com média de apenas 0,24 gol sofrido por partida, seguido pelo Fluminense, com 0,31 gol sofrido por partida. Como mandante, o Alviverde é o único time que ainda não foi vazado nesta temporada.

De quebra, com o triunfo desta noite, o Palmeiras atingiu a quinta vitória consecutiva contra o Santos, fato que não ocorria desde 1980, quando venceu o rival seis vezes em sequência. Além desta de hoje, as outras quatro vitórias seguidas foram todas conquistadas no ano de 2021: 1 a 0 no Maracanã (final da Libertadores 2020); 3 a 2 no Allianz Parque (Paulista); e novamente 3 a 2 no Allianz Parque e 2 a 0 na Vila Belmiro (ambos duelos pelo Brasileiro).

Além disso, este foi o oitavo jogo invicto contra o Peixe no geral, sendo seis vitórias e dois empates. O último revés aconteceu em 09/10/2019, por 2 a 0, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. Com isso, o time palestrino chegou à marca de oito confrontos sem derrota para o Santos pela primeira vez desde 1993, quando, na ocasião, acabou alcançando nove duelos invictos (seis vitórias e três empates).

Segunda equipe que o Palmeiras mais enfrentou (344 jogos, atrás apenas do Corinthians, com 381), o Santos é também o clube que o Verdão mais venceu e mais fez gols em toda a história (578, contra 537 do Corinthians).

Este duelo com o Santos marcou o segundo dos três clássicos em sequência que o Verdão disputa: São Paulo (vitória por 1 a 0, no dia 10/03, no Morumbi), Santos (outra vitória por 1 a 0 nesta noite, no Allianz Parque) e Corinthians (17/03, novamente no Allianz). Todos os confrontos são válidos pelo Campeonato Paulista. Antes disso, a última vez em que o Verdão havia disputado três clássicos de forma consecutiva foi em 2018, quando, na ocasião, mediu forças duas vezes com o Santos (uma vitória e uma derrota) e uma vez com o Corinthians (vitória), todos embates pelo Campeonato Paulista.

Já a última vez em que o Alviverde encarou os seus três principais rivais do estado em sequência aconteceu em 2001, quando venceu São Paulo e Santos e foi superado pelo Corinthians.

CENTÉSIMA VITÓRIA SOBRE O PEIXE NA CAPITAL

Considerando apenas os clássicos entre Palmeiras e Santos disputados na capital paulista, em qualquer estádio e por qualquer competição, este foi o duelo de número 228 neste cenário, e o Alviverde atingiu a emblemática 100ª vitória – destes 228, 70 jogos foram empates enquanto os outros 58 terminaram com triunfo do time da Baixada.

TEMPORADA DE 2022 VEM SENDO A MAIS VITORIOSA E MENOS VAZADA DO ALLIANZ PARQUE

Os números da temporada de 2022 já são os melhores em termos de aproveitamento: 100%. O Verdão venceu os seis jogos que disputou na arena neste ano e não sofreu nenhum gol. O segundo melhor aproveitamento de pontos em uma temporada na arena é de 74%, em 2017 (20 vitórias e cinco empates em 29 jogos); já o segundo melhor percentual de vitórias pertence às temporadas de 2017 e de 2019, empatadas (69% – 2017 registrou 20 triunfos dos 29 disputados e 2019, 18 vitórias de 26 jogos); enquanto a segunda menor média de gols sofridos é de 0,46 gol sofrido por jogo, em 2019 (12 gols sofridos nas 26 partidas que disputou). E, por fim, a segunda menor quantidade de gols sofridos pelo Palmeiras na arena, em números absolutos em uma mesma temporada, foi de três bolas na rede, em 2014 (entretanto, o Verdão disputou apenas duas partidas naquele ano na arena, que aliás, foi a temporada inaugural do novo Allianz Parque).