Palmeiras tem vantagem histórica contra Sport no retrospecto geral e como visitante

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

O Palmeiras vai a campo neste domingo (23), às 16h (de Brasília), para enfrentar o Sport na Arena Pernambuco, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, e visa ampliar o seu retrospecto favorável contra o clube pernambucano como visitante. Jogando na própria casa do adversário, o Palmeiras acumula 17 vitórias em 33 duelos, enquanto os donos da casa venceram apenas 11 vezes – o confronto conta ainda com mais cinco empates.

Se vencer, o Palmeiras pode chegar ao seu 30º triunfo diante do Sport considerando todos os jogos já disputados entre as duas equipes.  Atualmente, a história contabiliza 58 encontros: 29 vitórias do Verdão, 11 empates e 18 Vitórias do Leão (o Palmeiras marcou 83 gols e sofreu 66).

No cômputo geral, o caminho dos clubes se cruzou pela primeira vez em 1955, na Ilha do Retiro. Na ocasião, o Alviverde levou a melhor, vencendo o embate por 2 a 1, com gols de Jair Rosa Pinto e Humberto Tozzi.

Considerando apenas jogos de Campeonato Brasileiro, o primeiro encontro entre Palmeiras e Sport aconteceu em 1971, na Ilha do Retiro. Naquela oportunidade, o Maior Campeão do Brasil bateu o rival por 2 a 0, com dois gols do meia Leivinha. Pelo torneio nacional, o Alviverde e o Rubro-negro se enfrentaram por 34 vezes (16 vitórias do Verdão, sete empates e 11 reveses sofridos para o Sport). Foram 49 gols marcados e 40 sofridos.

Além de poder chegar à 30ª vitória diante do time recifense, a esquadra comandada pelo técnico Cuca também pode chegar à sua 5ª vitória seguida contra adversários de Pernambuco – algo que não acontece desde 1994.

Nos últimos quatro jogos contra times do estado nordestino, o Verdão levou a melhor em todos eles: venceu o Santa Cruz nos dois turnos do Brasileirão de 2016 e o próprio Sport, também nos dois encontros válidos pela competição nacional.