Departamento de Comunicação

O Palmeiras treinou na manhã desta quinta-feira (25), na Academia de Futebol, horas depois de ter retornado de Assunção, no Paraguai, onde venceu o Cerro Porteño-PAR por 3 a 0 na noite de quarta (24), pela fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Artur, duas vezes, e Rony foram os autores dos gols alviverdes.

Os titulares fizeram trabalhos regenerativos na parte interna do centro de excelência. O restante, incluindo os atletas que entraram no decorrer do jogo (Richard Rios, Jailson, Jhon Jhon, Breno Lopes e Flaco López), foi a campo e realizou atividades técnicas. Os goleiros trabalharam à parte com os preparadores da posição Rogério Godoy e Thales Damasceno, que vêm usando desde terça (23) um tapete de obstáculos para desviar a trajetória da bola.

O novo equipamento de treino dos goleiros vêm sendo usado desde terça (23) (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

“É um material usado para trabalhar a velocidade de reação dos goleiros. Já tinha nos chamado a atenção em vídeos que vimos de outros países, pois estamos sempre acompanhando outros preparadores. Esse material não existe no Brasil, então o nosso fotógrafo Cesar Greco, uma pessoa interessada e proativa, falou que produziria esse material para nós. Conseguimos fazer um teste e, pelo feedback dos goleiros, eles gostaram muito. A bola chega rápida e eles têm de estar sempre atentos àquela variação de direção e velocidade que acontece muito próximo. Trabalham a velocidade de reação, que no jargão se fala o reflexo do goleiro”, explicou Rogério Godoy, no clube desde 2020. “São boias de pesca de alguns tamanhos diferentes e entrelaçadas, fixas no chão com pinos. Com a velocidade da bola, ela toma direções e velocidade diferentes, aguçando a parte técnica da velocidade de reação”, completou.

Weverton chegou a 148 jogos sem sofrer gols pelo clube, atingindo exatos 50% de partidas sem ser vazado (são 296 confrontos ao todo). Desta forma, o camisa 21 se isolou com o maior índice de partidas sem sofrer gols pelo Verdão entre os dez que mais jogaram – o segundo é Emerson Leão, com 49,5%. No próximo duelo sem ser vazado, Weverton se igualará a Marcos no quesito, mas com bem menos duelos: 296 a 533 do Santo.

Os preparadores de goleiro Rogerio Godoy (à esquerda) e Thales Damasceno durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

“Ficamos felizes em colaborar um pouco com essa marca. É um trabalho de todos nós, da minha parte e do Thales Damasceno, mas, principalmente, do atleta. Ele é sério, responsável, trabalhador e sabe dar valor ao lugar que está. Estar no Palmeiras não é fácil, é muito difícil, e ficamos felizes de colocar o nome na história do Palmeiras”, expôs, antes de comentar também sobre a eficiência de Weverton na saída de bola com os pés ou com as mãos para iniciar contra-ataques e transições rápidas. “O trabalho do preparador em si vai ser medido em ações técnicas do seu atleta dentro de campo. É um conjunto de situações que inclui aquilo que o Abel pensa, e a partir dessas orientações vamos passando aos atletas a maneira que a equipe gosta de jogar. O Weverton é cada vez mais seguro, mais tranquilo, a bola passa seguidamente no pé dele nessas transições ofensivas e defensivas. Ficamos felizes e tentamos deixar ele sempre em alto nível”, concluiu.

O Maior Campeão do Brasil treina nesta sexta (26), às 16h. O próximo compromisso será diante do Atlético-MG, no domingo (28), às 18h30, em Belo Horizonte-MG. O Alviverde é o atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos, e o único time ainda invicto na competição depois de sete rodadas.

Os jogadores Rafael Navarro (à esquerda) e Garcia durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)