Departamento de Comunicação

Com a vitória por 3 a 0 diante do Cerro Porteño-PAR, em Assunção (PAR), pela CONMEBOL Libertadores, o Palmeiras completou 50 triunfos como visitante na história do torneio internacional (sem considerar os resultados positivos em campo neutro, caso das finais de 2020 e 2021). O retrospecto atual é de 113 jogos, com 50 vitórias, 22 empates, 41 derrotas, 179 gols marcados e 141 gols sofridos.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Recordista entre os brasileiros, o Verdão está em quinto no geral, atrás apenas de Peñarol-URU (52 vitórias em 183 partidas), Boca Juniors-ARG (59 em 160), River Plate-ARG (59 em 191) e Nacional-URU (61 em 200) – em média, portanto, aparece à frente dos rivais. Em gols como visitante, também é o recordista entre os brasileiros e o quinto no geral, logo atrás do Olimpia-PAR, quarto com 190 em 168 partidas. Em média, é o primeiro colocado com 1,58 gol por jogo, seguido pelo Santos, com 1,56.

Incluindo as finais de 2020 e 2021 em campo neutro, o Palmeiras só foi derrotado duas vezes nos últimos 26 jogos fora de casa pela Libertadores (foram seis empates e 18 vitórias).

Além disso, o Palmeiras segue invicto contra o Cerro Porteño-PAR como visitante: agora são quatro vitórias e três empates em sete jogos no Paraguai, entre 1999 e 2023. O Cerro é a equipe que o Alviverde mais enfrentou na história da Libertadores (14 jogos) e a que mais venceu (oito).

O duelo com o Cerro também marcou o 300º jogo do clube contra um adversário estrangeiro como visitante em toda a história (são 300 jogos, com 166 vitórias, 66 empates, 68 derrotas, 571 gols marcados e 325 gols sofridos). Nos últimos 51 jogos como visitante, independentemente da competição e da nacionalidade do adversário, foram 26 vitórias, 19 empates e seis derrotas.

Já entre os times da Série A do Brasileiro, o Verdão é o que possui a maior série invicta na atualidade: 14 partidas sem derrota, seguido pelo São Paulo, com 11. A equipe palestrina é também a que menos perdeu no ano (apenas duas derrotas, seguida pelo Grêmio, com três).

MARCAS INDIVIDUAIS

> O técnico Abel Ferreira igualou Luiz Felipe Scolari como o treinador com mais triunfos pelo Palmeiras na história da Libertadores (o português soma 23 resultados positivos em 33 jogos, já Felipão acumula 23 triunfos em 43 partidas).

> Zé Rafael se isolou como o 4º jogador com mais vitórias pelo Palmeiras na Libertadores (soma 28, seguido por Marcos, com 27) e igualou Chinesinho, Djalma Dias e Rodrigues Tatu na 59ª colocação da lista de jogadores com mais partidas na história do Palmeiras (todos com 240 jogos).

> Mayke se isolou na 11ª posição da lista de jogadores com mais triunfos pelo Palmeiras em Libertadores (tem 24 vitórias).

> Com 219 jogos, Mayke e Luan empataram com Jorge Mendonça na 74ª posição do ranking de atletas com mais partidas pelo Palmeiras na história.

> Gustavo Gómez alcançou a 54ª colocação no ranking de atletas com mais partidas na história do Palmeiras (244 jogos, ao lado de Amaral) e a 8ª posição na lista de zagueiros com mais triunfos pelo clube (151, ao lado de Djalma Dias). 

> Raphael Veiga alcançou a 64ª posição na lista de jogadores com mais partidas na história do Palmeiras (soma 233, ao lado de Gustavo Scarpa).

> Autor do terceiro gol do Palmeiras na vitória contra o Cerro Porteño-PAR, Rony chegou a 19 bolas na rede em Libertadores (todas pelo Palmeiras) e entrou no Top 10 de brasileiros com mais gols na competição internacional em toda a história. O atacante igualou Ricardo Oliveira (aposentado), Guilherme (aposentado) e Bruno Henrique (Flamengo) – só está atrás de Jairzinho (21), Celio Taveira (22), Fred (25), Palhinha (25), Luizão (29) e Gabriel Barbosa (31).

> Artur, que marcou duas vezes diante do Cerro, é a 17ª Cria da Academia a balançar as redes pelo clube na Libertadores. Confira a lista: Danilo, Gabriel Veron, Patrick de Paula e Gabriel Jesus (4 gols); Galeano, Gabriel Menino e Fedato (3 gols); Roque Júnior e Artur (2 gols); Wesley, Amaral, Renan, Rodrigo Taddei, Thiago Martins, Caio Mancha, Patrick Vieira e Júlio Amaral (1 gol).

O JOGO

Depois de um início de jogo equilibrado no Paraguai, o Palmeiras cresceu na partida com a expulsão de Gabriel Báez, do Cerro Porteño-PAR, logo aos 15 minutos do primeiro tempo. Dono das principais jogadas de ataque do confronto, o Verdão abriu o placar aos 25 minutos com Artur, que recebeu ótima assistência de Rony. Já na segunda etapa, a dupla ofensiva do Alviverde voltou a ser decisiva: novamente gol de Artur e assistência de Rony. A partir daí, domínio total do Maior Campeão do Brasil e mais um gol para coroar a bela atuação fora de casa, desta vez marcado por Rony após belo passe do zagueiro Luan.