Palmeiras vence Atlético-PR na Arena da Baixada e assume vice-liderança do Brasileiro

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Bruno Henrique recebeu de Keno para abrir o placa na Arena da BaixadaO Palmeiras segue invicto no Campeonato Brasileiro deste ano. Na Arena da Baixada, o Verdão enfrentou o Atlético-PR na tarde deste domingo (06) e conquistou sua segunda vitória na competição. Com gols de Bruno Henrique, no primeiro tempo, Marcos Rocha e Willian, os dois na etapa complementar, a equipe de Roger Machado superou o adversário pelo placar de 3 a 1, em duelo válido pela quarta rodada do torneio nacional. Aos 44, Pablo descontou para os rubro-negros.

Com o resultado, o time soma oito pontos na tabela e é vice-líder do Brasileirão, atrás apenas do Flamengo, que tem 10. Dos quatro embates disputados até o momento, foram dois empates (Botafogo e Chapecoense) e duas vitórias (Internacional e Atlético-PR). O Maior Campeão do Brasil também aumentou sua vantagem nos confrontos contra o time paranaense. Em 54 jogos ao longo da história, foram 26 triunfos palestrinos contra 11 do Furacão, além de 17 empates. O Verdão já vazou a meta do rival rubro-negro em 79 oportunidades, enquanto sofreu 59 gols.

Em Curitiba-PR, o Verdão entrou em campo pela primeira vez com seu novo uniforme II. A camisa, que é predominantemente branca, está à venda pelo site www.palmeirasstore.com.br e nas lojas Academia Store.

A vitória deste domingo foi especial para três jogadores do elenco palestrino. O experiente Edu Dracena chegou a 79 partidas com a camisa alviverde e subiu no ranking de zagueiros que mais defenderam o Palmeiras neste século, empatado com Gustavo. Ambos ocupam a nona colocação; o oitavo defensor da lista, Alexandre, tem 96.

Já o goleiro Jailson chegou à impressionante marca de 27 jogos sem perder e se isolou no segundo lugar na lista de atletas com a maior sequência invicta no Brasileiro vestindo o manto palmeirense. O arqueiro superou Ademir da Guia, Eurico, Leão, Ronaldo e Zeca, todos com 26 partidas sem derrota, e está atrás apenas de Edu, com 34.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Jailson disputou 27 jogos no Brasileiro e não perdeu nenhum deles

Além disso, Dudu conquistou sua 47ª vitória pelo Verdão e saltou para a segunda posição do ranking de jogadores que mais acumulam triunfos em Brasileiros neste século. O capitão igualou a marca de Valdivia no Nacional e divide o segundo lugar com o chileno. O líder da lista é o ex-goleiro Marcos, com 67 vitórias válidas pela competição, considerando jogos a partir de 2001.

O próximo compromisso do Palmeiras é pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na quarta-feira (09), o adversário será o América-MG, na Arena Independência, às 19h30, pela partida de ida do confronto. Pelo campeonato nacional, o Palestra volta a campo no domingo (13) para encarar o Corinthians, no estádio do rival, em Itaquera, às 16h.

O jogo

Equipe conhecida por valorizar a posse de bola, o Atlético-PR começou trocando passes, mas sem conseguir se aproximar do gol de Jailson. O Verdão, apesar de ficar menos tempo com a bola nos pés, rondava a área do adversário com mais frequência, explorando os cruzamentos e as cobranças de escanteio.

Com apenas seis minutos de jogo, Moisés sentiu a parte posterior da coxa e precisou ser substituído. O meia fazia sua segunda partida seguida como titular após a vitória sobre o Alianza Lima, na última quinta-feira (03), pela Conmebol Libertadores. Lucas Lima entrou na vaga do camisa 10.

Após um começo truncado, o jogo começou a fluir melhor depois da marca dos 20 minutos. A primeira chance clara de gol foi dos mandantes. Matheus Rossetto arriscou de fora da área, obrigando o goleiro Jailson a fazer grande defesa. O camisa 20 atleticano tentou novamente aos 24 do primeiro tempo, mas, desta vez, a bola passou por cima do gol.

Os chutes de longe continuaram dando trabalho para o arqueiro alviverde. Aos 27, Carleto cobrou falta e Jailson, sempre atento, defendeu de manchete. Depois disso, o time de Roger Machado buscou diminuir o ritmo da partida, trocando passes com calma no campo de ataque. A equipe paranaense, porém, estava bem postada na defesa e dava poucos espaços.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Com cinco gols no ano, o volante Bruno Henrique só marcou menos do que Willian, Keno e Borja

Até que, após bela troca de passes na entrada da área adversária, Dudu cruzou no peito de Keno, que rolou para Bruno Henrique finalizar. O volante veio de trás e chutou de primeira com o pé direito para marcar um golaço, seu quinto nesta temporada. Artilheiro, o camisa 19 só fica atrás dos atacantes Keno e Willian, com 6, e Borja, que balançou as redes 10 vezes. (Atlético-PR 0x1 Palmeiras)

As duas equipes voltaram sem alterações para a etapa complementar. O segundo tempo era movimentado, mas de poucas finalizações. Faltavam alguns centímetros de ajuste no último passe para que ambos os ataques conseguissem completar suas jogadas.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Marcos Rocha marcou seu primeiro gol com a camisa do PalmeirasFoi necessária uma bola parada para mudar este cenário. Aos 14 minutos, Marcos Rocha cobrou escanteio rasteiro e Dudu, com espaço pela direita da área, mandou uma bomba para o gol rubro-negro. O goleiro Santos espalmou e, no rebote, o lateral-direito palmeirense não perdoou. Foi o primeiro gol do camisa 2 pelo Verdão. (Atlético-PR 0x2 Palmeiras)

O Atlético-PR tentou responder rapidamente, com um perigoso cabeceio de Pablo, após cruzamento de Carleto. Jailson, no entanto, fez ótima intervenção para impedir que a equipe mandante diminuísse a vantagem alviverde no placar.

O técnico Roger Machado fez mais duas alterações após o segundo gol do Palmeiras. Aos 32, Keno saiu para a entrada de Hyoran. Cinco minutos depois, foi a vez de Felipe Melo dar lugar a Thiago Santos.

O final da partida foi especialmente movimentado. Aos 39, Bruno Henrique roubou a bola e tocou para Hyoran, que lançou o atacante Willian em contra-ataque. O camisa 29 finalizou na saída do goleiro Santos e marcou o terceiro do Verdão – seu sexto gol na temporada. (Atlético-PR 0x3 Palmeiras)

O Atlético-PR conseguiu descontar no final, aos 44, com Pablo. Mas isso não mudou o contexto da partida e o Maior Campeão do Brasil continuou pressionando o time paranaense. O próprio Willian, Dudu e Hyoran ainda tiveram chances de ampliar antes do apito final, mas não acertaram o alvo e o confronto terminou em 3 a 1 para o Palmeiras. (Atlético-PR 1×3 Palmeiras)

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Ao lado de Keno, Willian é vice-artilheiro do Verdão na temporada, com seis gols

Escalação: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo (Thiago Santos), Bruno Henrique e Moisés (Lucas Lima); Dudu, Willian e Keno (Hyoran).

Cartões amarelos: Felipe Melo e Lucas Lima.

Gols

Atlético-PR: Pablo (44' – 2º Tempo).

Palmeiras: Bruno Henrique (43’ – 1º Tempo), Marcos Rocha (14’ – 2º Tempo) e Willian (39’ – 2º Tempo).

Confira os gols no vídeo da TV Palmeiras/FAM: