Departamento de Comunicação

Pela semifinal da Copa do Brasil Sub-17, o Verdão foi superado por 3 a 2 pelo Sport na noite desta sexta-feira (10), na Arena Barueri, em Barueri-SP, mas avançou à grande decisão após vencer o primeiro confronto por 5 a 2, fora de casa (7 a 5 no agregado). Os tentos da classificação foram marcados por Thalys e Luis Guilherme.

Na final, as Crias da Academia enfrentarão o Vasco, com horário e data a definir. Campeão em 2017 e 2019, o Sub-17 alviverde busca o tricampeonato da competição.

O Palmeiras chegou à decisão após vencer seis jogos e perder apenas um, além de 36 gols marcados e oito sofridos.

Thalys abriu o placar em Barueri (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Regulamento

A Copa do Brasil Sub-17 de 2022 teve início com 32 times, sendo 27 campeões estaduais e cinco vices estaduais da categoria vinculados às federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista de 2021.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

O jogo

O Verdão iniciou o primeiro tempo no campo de ataque e a primeira chance veio logo aos quatro minutos: Arthur recebeu a bola na entrada da área, limpou a marcação e finalizou a jogada, mas o chute saiu por cima do travessão.

Com mais posse de bola, o Palmeiras dominou as ações iniciais do jogo e construiu mais chances de gol que o adversário. Aos 27 minutos, a intensidade surtiu efeito: Gilberto disparou pela direita e encontrou Thalys na área, o camisa dez subiu sozinho e cabeceou firme para inaugurar o placar em Barueri.

No final da primeira etapa, a pressão alviverde também prevaleceu e o Sport teve um jogador expulso após falta forte em contra-ataque palmeirense. As Crias seguiram buscando o ataque com perigo e, aos 42, Gilberto tentou novo cruzamento pelo setor direito, quase encobrindo o goleiro Aranha.

No segundo tempo, as Crias da Academia administraram a vantagem construída ainda no primeiro confronto. Aos nove minutos, Endrick invadiu a grande área e chutou, mas o goleiro fez a defesa. O Palmeiras seguiu no campo de ataque e não demorou muito para ampliar o marcador. Aos 11 minutos, Luis Guilherme arrancou em velocidade, deixou a marcação para trás e mandou a bola para o fundo das redes. Já na sequência, Endrick teve mais uma oportunidade: o atacante recebeu bom passe no campo de ataque, puxou para a perna esquerda e mandou uma bomba, mas o goleiro fez a defesa.

Superior em praticamente toda a partida, o Verdão continuou criando boas chances, mas em uma chegada do adversário, Charles Eduardo marcou para o Sport, aos 32 minutos. Aos 40, Vitor Reis tentou recuo para o goleiro Cesar e acabou marcando contra. Aos 43, de pênalti, Luquinhas virou para o Sport.

Palmeiras Sub-17: Cesar; Gilberto, João Führ, Vitor Reis, Vitor André (Uberaba), Arthur (Estêvão), Luis Guilherme, Figueiredo (Jhonatan), Endrick (Ramon), Thalys (Patolino) e Riquelme Fillipi (Kauan Vitor). Técnico: Rafael Paiva

Confira abaixo os jogos do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-17:

Semifinais

06/06: Sport 2 x 5 Palmeiras – Arruda
Gols: Luis Guilherme, Arthur, Endrick (2) e Riquelme Fillipi

10/06 – 19h: Palmeiras 2 x 3 Sport – Arena Barueri
Gols: Thalys e Luis Guilherme

Quartas de final

18/05: Atlético-MG 0 x 5 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Endrick, Luis Guilherme (2), Thalys e Estêvão

24/05: Palmeiras 3 x 1 Atlético-MG – Arena Barueri
Gols: Endrick, Thalys e Estêvão

Oitavas de final

04/05: Palmeiras 7 x 0 Remo – Academia de Futebol 2
Gols: Figueiredo, Thalys (3), Lucas Aguiar (2) e Estêvão

11/05: Remo 1 x 4 Palmeiras – Baenão
Gols: Fellipe Jack, Estêvão (2) e Luighi

Primeira fase

27/04: Palmeiras 10 x 1 Sant German-RO – Academia de Futebol 2
Gols: Luis Guilherme (2), Gilberto, Vitor André, Figueiredo, Luighi, Mateus Patolino (2), Cauê e Lucas Aguiar