Departamento de Comunicação

O Palmeiras é campeão da Copa do Brasil Sub-17 de 2022! Neste domingo (26), o Alviverde foi derrotado por 4 a 2 pelo Vasco da Gama, em São Januário, mas conquistou pela terceira vez o título nacional após vencer no agregado por 6 a 5. O atacante Endrick marcou os dois gols do duelo.

Endrick marcou duas vezes neste domingo e alcançou a artilharia do torneio (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Na partida de ida entre os dois times, o Verdão venceu o Vasco por 4 a 1, no Allianz Parque, na última terça-feira. Na ocasião, Endrick (duas vezes), Figueiredo e Thalys balançaram as redes pelo time palestrino.

Agora, o Palmeiras é o único time a ser tricampeão da Copa do Brasil Sub-17. As Crias da Academia já haviam levantado a taça nas edições de 2017 e 2019, batendo Corinthians e São Paulo nas decisões, respectivamente.

Desde o início da competição, o Verdão disputou nove partidas. Foram sete vitórias e duas derrotas, com 42 gols marcados e 13 sofridos ao longo do certame.

O Alviverde teve o artilheiro da competição: Endrick balançou as redes oito vezes. Thalys, com sete gols, e Luis Guilherme, com seis, ficaram em segundo e terceiro no ranking, respectivamente.

Com a conquista, o Palmeiras também garantiu sua participação na próxima Supercopa do Brasil Sub-17, que coloca frente a frente os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da categoria. O Alviverde levantou a taça do torneio em 2019, superando o Flamengo.

O Verdão é o único time tricampeão da Copa do Brasil Sub-17 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

A partida

Os mandantes abriram o placar em São Januário aos oito minutos do primeiro tempo, com André. O Verdão respondeu e levou perigo em finalização de Figueiredo de fora da área. O goleiro Cesar mostrou seu poder de decisão ao fazer duas importantes defesas.

No retorno da segunda etapa, aos 10 minutos, Rayan marcou para o Vasco. O Verdão esboçou reação e balançou as redes aos 12: Endrick arrancou em direção ao campo de ataque e, após troca de passes entre Figueiredo e Thalys, a bola voltou para o camisa 9, que finalizou com categoria para ampliar o agregado.

O tento alviverde mudou o panorama do jogo e as Crias da Academia encontraram mais espaços no campo adversário, mas em descida do Vasco ao ataque, Gabriel Vareta desviou contra o próprio gol e a equipe adversária diminuiu novamente a vantagem, aos 24.

Em meio às tentativas do Vasco, Ramon foi derrubado perto da grande área e o juiz sinalizou falta, aos 36 minutos. Na cobrança, Endrick mandou um foguete e marcou seu segundo tento na partida.

Na sequência, aos 42, a equipe carioca ampliou o placar mais uma vez: em cobrança de escanteio, Lipão aproveitou sobra de bola na área e recolocou o Vasco na disputa.

Palmeiras Sub-20: Cesar; Gilberto, Vitor Reis, Gabriel Vareta e Léo Jance; João Cintra (Eduardo), Figueiredo (Ramon) e Thalys; Luis Guilherme (Riquelme Fillipi), Rafael Coutinho (Cauê) e Endrick (Luighi). Técnico: Rafael Paiva.

RELEMBRE A CAMPANHA DO TÍTULO:

Finais

21/06: Palmeiras 4 x 1 Vasco – Allianz Parque
Gols: Figueiredo, Endrick (duas vezes) e Thalys

26/06: Vasco 4 x 2 Palmeiras – São Januário
Gol: Endrick (2)

Semifinais

06/06: Sport 2 x 5 Palmeiras – Arruda
Gols: Luis Guilherme, Arthur, Endrick (2) e Riquelme Fillipi

10/06: Palmeiras 2 x 3 Sport – Arena Barueri
Gols: Thalys e Luis Guilherme

Quartas de final

18/05: Atlético-MG 0 x 5 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Endrick, Luis Guilherme (2), Thalys e Estêvão

24/05: Palmeiras 3 x 1 Atlético-MG – Arena Barueri
Gols: Endrick, Thalys e Estêvão

Oitavas de final

04/05: Palmeiras 7 x 0 Remo – Academia de Futebol 2
Gols: Figueiredo, Thalys (3), Lucas Aguiar (2) e Estêvão

11/05: Remo 1 x 4 Palmeiras – Baenão
Gols: Fellipe Jack, Estêvão (2) e Luighi

Primeira fase

27/04: Palmeiras 10 x 1 Sant German-RO – Academia de Futebol 2
Gols: Luis Guilherme (2), Gilberto, Vitor André, Figueiredo, Luighi, Mateus Patolino (2), Cauê e Lucas Aguiar