Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Edu Dracena é considerado um dos últimos dos moicanos do futebol modernoO Palmeiras recebeu hoje a equipe do Goiás no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), devido ao fato de o Allianz Parque estar indisponível (show) e também o Pacaembu (que seria a segunda opção). Pelo placar de 5 a 1, o Alviverde reencontrou o caminho das vitórias com gols de Zé Rafael e Dudu, no primeiro tempo e, depois, na etapa derradeira, balançou as redes com o jovem Gabriel Veron, novamente Dudu e, nos últimos minutos, outra vez Veron.

Alguns fatores chamaram a atenção na noite desta quinta-feira (05), como o fato de o zagueiro Edu Dracena ter vestido a braçadeira de capitão – algo que acontece pela 11ª vez desde que o jogador chegou ao clube em 2016. Dracena anunciou que irá pendurar as chuteiras na última quarta-feira (04) – a aposentadoria ocorre no fim da temporada. O estádio Brinco de Ouro da Princesa, aliás, é marcante para o beque: foi onde tudo começou na carreira dele, em 1999, quando defendia o Guarani (ou seja, há 20 anos).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu e Zé Rafael marcaram os primeiros gols da partidaA noite foi de gala também para Gabriel Veron, joia da base palmeirense, que apenas em seu segundo jogo no profissional balançou as redes duas vezes e ainda concedeu uma assistência (para o gol de Dudu) – o detalhe é que o jovem, de apenas 17 anos (oriundo inclusive do time Sub-17 do Verdão) entrou no segundo tempo. Com o primeiro gol no duelo, Veron tornou-se o segundo jogador mais novo a anotar um tento pelo Verdão, atrás apenas de Juliano (que marcou aos 16 anos, 11 meses e 23 dias, no dia 19/08/1998, contra o Nacional-Uruguai, pela Copa Mercosul). Gabriel Veron, hoje, possui 17 anos, três meses e dois dias.

Dudu também viu sua estrela brilhar. O Baixinho foi decisivo na partida: quando o jogo estava empatado em 1 a 1, fez o gol que deixou o Palmeiras na frente e, depois, quando o time já ganhava por 3 a 1, ampliou a vantagem palestrina. Contratado em 2015, Dudu tem 67 gols pelo clube, sendo o maior artilheiro palmeirense do século XXI. Os 67 gols de Dudu o colocam na 32ª posição dentre os maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos, ao lado de Rivaldo (ele superou Oséas, que somava 66 gols). O próximo alvo de Dudu nessa lista é o ponta-esquerda Nei, com 70 gols nos anos 70, na 31ª posição. O líder neste quesito é Heitor Marcelino Domingues, com 317 gols, entre 1916 e 1931.

Vale destacar também a atuação de Zé Rafael: o camisa 8 do Verdão, além de abrir o placar, ainda concedeu assistência para Dudu no segundo gol do Palmeiras, após a equipe palestrina ter sofrido empate.Saldo final na partida: um gol e uma assistência.

ANDREY LOPES: TÉCNICO INTERINO

Membro da comissão técnica fixa do Palmeiras, o auxiliar Andrey Lopes estreou com pé direito no comando do Verdão, conduzindo o time na goleada sobre o Goiás por 5 a 1. Andrey, aliás, está no clube desde 2017 – o profissional também já passou pela Seleção Brasileira, entre 2014 e 2016, quando foi assistente de Dunga no comando da equipe nacional.