Palmeiras x América-MG: informações, curiosidades e histórico do confronto

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Palmeiras x América-MG
Competição:
Campeonato Brasileiro – 36ª rodada
Data e horário: 21/11/2018
Estádio: Allianz Parque
Transmissão: Globo / Premiere
Suspensos: Gustavo Scarpa

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Luan cumpriu suspensão na última rodada e pode retornar ao timeO Palmeiras encerrou na tarde desta terça-feira (20), na Academia de Futebol, a preparação para enfrentar o América-MG, na quarta (21), às 21h45, no Allianz Parque. O técnico Felipão esboçou o provável time titular e comandou atividades táticas.

O treinador contará com o retorno do zagueiro Luan, que cumpriu suspensão no duelo com o Paraná, no último domingo (18). No entanto, com o acúmulo de três cartões amarelos, o meio-campista Gustavo Scarpa não poderá atuar.

Se vencer o América-MG, o Palmeiras dependerá de tropeços de Flamengo e Internacional para garantir o título do Campeonato Brasileiro 2018. Faltando apenas três jogos para o término da competição, o Alviverde é o líder com 71 pontos ganhos, seguido pelo Rubro-Negro, com 66, e pelo Colorado, com 65.

RECORDE DE INVENCIBILIDADE DO CAMPEONATO BRASILEIRO POR PONTOS CORRIDOS
Após empatar com o Paraná em 1 a 1, o Palmeiras estabeleceu a maior série invicta da história do Campeonato Brasileiro disputado no formato de pontos corridos (desde 2003) – são 20 jogos sem saber o que é perder. A marca anterior pertencia ao rival Corinthians, com 19 partidas, conquistada em 2017.

LÍDER ISOLADO DO SEGUNDO TURNO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Além da primeira colocação da classificação geral do Campeonato Brasileiro, com cinco pontos de diferença em relação ao Flamengo, segundo colocado, o Verdão ostenta outra marca importante: é o time com melhor campanha do segundo turno da competição nacional. Neste critério, a vantagem é ainda maior sobre o segundo lugar – nove pontos separam o Verdão do Atlético-PR.

TEMPORADA COM O MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS NO SÉCULO
O Verdão acumula um total de 45 triunfos na temporada de 2018, em 74 jogos disputados. Este já é o maior número de vitórias obtidas em um mesmo ano considerando as demais temporadas deste século (ou seja, a partir de 2001).

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 42 ao todo (em 71 partidas) – seis a mais do que o Grêmio, 2º colocado, com 36. No percentual de vitórias, isso representa 59,15%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Flamengo, 2º no quesito, com 53,13%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA
O Maior Campeão do Brasil, dentre as 20 agremiações da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 113 ao todo, à frente do Grêmio, com 108. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,59 gol por jogo, o que isola o Verdão como o primeiro colocado neste quesito, seguido do Grêmio, com 1,57. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos –, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 66 (devido ao fato de ter marcado 113 tentos e sofrido apenas 47); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 54. O Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,66 por partida, contra 0,69 do Flamengo, segundo da lista. Com 47 gols sofridos, em números absolutos, o Palmeiras só perde para Internacional, que sofreu 39 gols, e Flamengo, 44 (porém, os dois times jogaram bem menos do que o Alviverde: 17 e 7 jogos a menos, respectivamente). O Alviverde, aliás, vive uma excelente fase no sistema defensivo (sofreu apenas 15 gols nos últimos 25 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME QUE MAIS VENCEU NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Verdão segue como dono de uma marca importante no BR-18: é o time que mais venceu na competição até aqui, com 20 triunfos. Em seguida, aparecem Flamengo (19) e Grêmio (18). Os dados estão atualizados até a 35ª rodada.

TIME QUE MENOS PERDEU NO CAMPEONATO BRASILEIRO
De forma isolada, o Palmeiras lidera o posto dentre as equipes que menos perderam no Brasileirão 2018, tendo sido superado em apenas quatro ocasiões em seus 35 jogos disputados até aqui. Em seguida, vem o São Paulo, com cinco resultados negativos. Os dados estão atualizados até a 35ª rodada.

MELHOR ATAQUE DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Maior Campeão do Brasil possui 56 gols marcados na competição nacional. Com isso, o time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari ocupa o top 1 dentre os ataques mais positivos do certame, à frente do Flamengo, com 54. Os dados estão atualizados até a 35ª rodada.

MELHOR DEFESA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com 24 gols sofridos desde o início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é o time do torneio que menos vezes foi vazado até aqui, de forma isolada. Em seguida, aparece o Grêmio, com 25 tentos sofridos. Os dados estão atualizados até a 35ª rodada.

MELHOR SALDO DE GOLS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Palmeiras marcou 56 gols e sofreu 24 no BR-18. Com isso, a equipe detém o melhor saldo da competição, que é de 32 tentos, seguido do Flamengo (27). Os dados estão atualizados até a 35ª rodada.

TIME QUE MAIS INTERCEPTA BOLAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com apenas nove gols sofridos nos últimos 20 jogos do Brasileirão, o Palmeiras tem uma defesa sólida. Isso se deve muito às interceptações das jogadas de seus adversários: o Verdão é o top 1 neste quesito, impedindo que seus rivais concluíssem passes e lançamentos em 201 oportunidades, contra 150 do Internacional, vice-líder deste ranking. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 35ª rodada.

TIME QUE MAIS DESARMA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: o time de Felipão lidera o ranking do Campeonato Brasileiro, com 791 botes, contra 727 do segundo colocado, Flamengo. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 35ª rodada.

TIME QUE MAIS FAZ LANÇAMENTOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Verdão também é a equipe dentre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro 2018 que mais faz lançamentos: foram 1537, contra 1334 do Vasco, segundo colocado desta lista. Se computados apenas os lançamentos que lograram êxito (ou seja, que foram recebidos e dominados pelos companheiros de time), o Alviverde segue líder neste fundamento, com 661 acertos, contra 582 do São Paulo, vice-líder neste quesito. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 35ª rodada.

TIME QUE MAIS FAZ VIRADAS DE BOLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Além disso, o Alviverde também é o time número um em viradas de bola: foram 155 no total, contra 149 do Vitória, segundo colocado da lista. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 35ª rodada.

TIME QUE MAIS DRIBLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil é o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 233 fintas aplicadas até aqui, ao lado do Santos. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 35ª rodada.

BORJA: ARTILHEIRO DO TIME NA TEMPORADA
O atacante colombiano soma, nesta temporada, 20 gols. Ele ocupa a artilharia do Verdão ano, seguido de Willian, com 16, e de Bruno Henrique, com 15. Vale lembrar que o jogador se sagrou artilheiro do Campeonato Paulista 2018, com sete gols, e é o maior goleador da Conmebol Libertadores até aqui, com nove tentos – o Verdão saiu do Continental nas semifinais.

BORJA PODE ENTRAR EM TOP 10 DE MAIORES ARTILHEIROS DO SÉCULO XXI
Borja, hoje com 30 gols, precisa de apenas mais uma bola na rede para entrar no top 10 de atletas que mais fizeram gols pelo Palmeiras no Século XXI. Se ele marcar contra o América, o colombiano irá se juntar a Barcos, Marcos Assunção e Muñoz na lista dos principais goleadores deste século – todos com 31 bolas na rede, empatados em 9º lugar. Do atual elenco, já fazem parte deste ranking Willian Bigode (33 gols) e Dudu (54) – top 1, ao lado de Vágner Love.

BORJA NO TOP 100 DE ARTILHEIROS ALVIVERDES DE TODOS OS TEMPOS
Vale lembrar que o centroavante palestrino já figura no top 100 dos goleadores alviverdes desde 1914, na 98ª posição, ao lado de Marcinho e Osmar Cambalhota. Os próximos atletas a serem alcançados pelo atacante no ranking são Barcos, Careca, Marcos Assunção, Muñoz, Reinaldo Xavier, Ronaldo e Loschiavo – todos na 91ª colocação com 31 gols.

WILLIAN: PALMEIRENSE COM MAIS JOGOS NO ANO
Willian segue liderando o posto dentre os jogadores do grupo palmeirense com mais partidas neste ano: são 66 duelos até aqui. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no torneio nacional, com nove bolas na rede.

LUCAS LIMA: RECORDISTA DO VERDÃO EM PARTIDAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O meio-campista é o jogador que mais atuou neste Campeonato Brasileiro, com 31 partidas (de 35 possíveis). Os dados estão atualizados até o jogo do Verdão pela 35ª rodada.

DUDU: LÍDER DE MINUTOS EM CAMPO NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Se Lucas Lima é o atleta do grupo alviverde que acumula o maior número de partidas no Brasileirão (31), Dudu é o jogador que por mais tempo esteve em campo nesta edição da competição nacional: foram 2355 minutos ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

DUDU: LÍDER DE PASSES A GOL DO TIME NO ANO
De forma isolada, Dudu é o maior garçom do grupo palmeirense na temporada, deixando seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar 16 vezes (considerando todas as competições).

DUDU: LÍDER DE PASSES A GOL NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Além disso, o camisa 7 é o maior garçom isolado do Campeonato Brasileiro 2018, com 11 passes: na 1ª rodada, diante do Botafogo, para o gol de Guerra; na 10ª rodada, contra o Grêmio, para o gol de Willian; na 11ª rodada, contra o Ceará, para o gol de Thiago Santos; na 19ª rodada, contra o Vitória, para o gol de Deyverson; na 20ª rodada, contra o Botafogo, para o gol de Lucas Lima; na 25ª rodada, contra o Bahia, para o gol de Felipe Melo; na 27ª rodada, duas vezes, para os gols de Lucas Lima e Hyoran, respectivamente; na 28ª rodada, diante do São Paulo, para o gol de Gustavo Gómez; na 29ª rodada, contra o Grêmio, para o tento de Deyverson; e na 32ª rodada, contra o Santos, para o gol de Edu Dracena.

DUDU: JOGADOR MAIS CAÇADO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Dentre outras marcas que acumula, o camisa 7 palestrino também é o jogador que mais sofre faltas no Campeonato Brasileiro: ao todo, foram 112 infrações marcadas a seu favor. Em seguida, estão Zé Rafael, do Bahia, que sofreu 95 faltas, e Yago Pikachu, do Vasco, que foi parado 94 vezes. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 35ª rodada.

DUDU: CRAQUE DO ALLIANZ PARQUE
Com 25 gols marcados no Allianz Parque, o camisa 7 é o número um em gols na arena palmeirense, inaugurada em 2014. Vale lembrar que Dudu é ainda o atleta com mais partidas na casa alviverde (97 duelos), mais vitórias (69 triunfos) e maior garçom (23 assistências). Além disso, em todas as vezes em que balançou as redes no estádio, a equipe alviverde jamais foi derrotada. Na arena, aliás, Dudu esteve em campo em dois títulos do alviverde: a Copa do Brasil de 2015, contra o Santos, marcando duas vezes na decisão, e o Brasileiro de 2016, contra a Chapecoense.

FELIPE MELO: 3º EM VIRADAS DE BOLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Felipe Melo compõe o top 5 de jogadores com mais viradas de bola no Brasileiro, e ocupa a 3ª posição. O Pitbull soma 26 viradas, empatado com Richardson, do Ceará – ambos estão atrás de Vinícius, do Bahia, com 30 (2º colocado); e de Cazares, do Atlético-MG, com 39 (líder da lista). Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 35ª rodada.

THIAGO SANTOS: REFERÊNCIA NOS DESARMES
De acordo com o Footstats, Thiago Santos é o jogador do Campeonato Brasileiro que precisa de menos tempo em campo para realizar um desarme: média de 18,6 minutos. Além disso, vale lembrar que, na 21ª rodada, contra o Internacional, o volante já havia se tornado o recordista de desarmes em uma só partida: sozinho, o camisa 5 palestrino interceptou seus adversários por incríveis dez vezes, igualando a marca que até então pertencia a Cuellar, do Flamengo – adquirida pelo colombiano rubro-negro no Fluminense x Flamengo válido pela 10ª rodada do torneio nacional.

>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (com 20 gols)
>>> Líder de assistências para gols na temporada: Dudu (com 16 passes a gol)
>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (66 partidas)
>>> Jogador(es) com mais atuações no Brasileiro: Lucas Lima (31 partidas)
>>> Jogador(es) com mais minutos no Brasileiro: Dudu (2355 min)

PALMEIRAS x AMÉRICA-MG: RETROSPECTO GERAL
No retrospecto geral, o Verdão também leva vantagem sobre o América-MG – sem distinção de estádio ou competição. Em todos os jogos entre as duas equipes (24 no total), foram 12 triunfos palmeirenses, oito empates e quatro vitórias dos mineiros, sendo que o Alviverde balançou as redes adversárias 41 vezes e foi vazado em 23 oportunidades.

PALMEIRAS x AMÉRICA-MG: TABU POSITIVO
Outra estatística curiosa chama a atenção. Contra o Coelho, o Palmeiras não perde desde 2013, ostentando, desde então, uma série invicta de seis jogos (três vitórias e três empates, com oito gols marcados contra três sofridos). Já a maior série invicta da história do confronto – que também pertence ao Alviverde – foi estabelecida entre 1966 e 2013, com seis vitórias e cinco empates em 11 partidas.

PALMEIRAS x AMÉRICA-MG: EX-JOGADORES NO AMÉRICA-MG NO PALMEIRAS
O Palmeiras conta em seu elenco com três jogadores com passagem pelo América-MG, rival desta quarta-feira (21). São eles: o lateral-direito Marcos Rocha, que atuou pelo clube mineiro de 2010 a 2012, e os meio-campistas Thiago Santos e Moisés, que defenderam o Coelho em 2014 e 2015 e de 2007 a 2010, respectivamente.

ALLIANZ PARQUE: ANIVERSÁRIO DE 4 ANOS
A arena palmeirense completou na última segunda-feira, dia 19 de novembro, quatro anos de história. A primeira partida do estádio depois da reforma foi diante do Sport, pelo Campeonato Brasileiro 2014 – o jogo terminou 2 a 0 para os visitantes. Desde então, o Verdão conquistou no local a Copa do Brasil 2015 e o Campeonato Brasileiro 2016.

ALLIANZ PARQUE: RETROSPECTO DE JOGOS
O histórico de jogos do Palmeiras na arena é de 123 partidas, sendo 80 vitórias, 22 empates e 21 derrotas. O Verdão marcou 228 gols e foi vazado 100 vezes.

ALLIANZ PARQUE: RECORDE DE PÚBLICO
O recorde de público do Allianz Parque em jogos do Palmeiras foi registrado no dia 08 de abril de 2018, contra o Corinthians. Naquela oportunidade, o público foi de 41.227 pessoas.