Dudu marca e se isola como o maior artilheiro palmeirense no Século XXI

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu detém diversos recordes no VerdãoAutor de um dos tentos da goleada por 4 a 0 sobre o América-MG, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (21), no Allianz Parque, Dudu chegou a um total de 55 gols pelo Palmeiras: número que o torna, de forma isolada, o jogador que acumula mais bolas na rede neste século, superando os 54 gols de Vágner Love, com quem antes dividia a primeira posição.

Vale lembrar que, dos 55 gols do atual camisa 7 pelo Verdão, 32 foram por jogos de Campeonato Brasileiro, o que também faz do jogador o goleador máximo do clube desde que o torneio nacional é disputado no sistema de pontos corridos (ou seja, a partir de 2003).

E não são só os gols. Dudu também é o maior garçom do grupo palmeirense na temporada, deixando seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar 17 vezes (considerando já a desta noite, para Willian Bigode). Apenas pelo Brasileiro, o Baixinho é o número um no quesito, isolado, com 12 assistências – seguido de Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, com sete passes no certame.

Dudu pode ser considerado ainda o craque do Allianz Parque. Na arena, ninguém possui números melhores do que o atacante. Dentro da casa palmeirense – inaugurada em 2014 –, ele é quem mais jogou (98), quem mais fez gols (27), quem mais acumulou vitórias até aqui (70 triunfos) e também quem mais concedeu assistências para gols (24).

Em todas as vezes em que o atleta balançou as redes no Allianz Parque, a equipe alviverde jamais saiu de campo derrotada. Na arena, aliás, Dudu esteve em campo em dois títulos do alviverde: a Copa do Brasil de 2015, contra o Santos, marcando duas vezes na decisão, e o Brasileiro de 2016, contra a Chapecoense.

Como se tudo isso não bastasse, o atual atacante palestrino também está na lista dos 50 maiores goleadores da história do Palmeiras em todos os tempos! Ao somar 55 bolas na rede, ele se juntou a Bóvio (anos 40) e Chinesinho (anos 50 e 60) na 47ª posição.
O Palmeiras volta a campo no próximo domingo (25), para enfrentar o Vasco, em São Januário (RJ), às 17h, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em seguida, o Alviverde encerra sua participação no certame nacional atuando diante do Vitória, em casa, no Allianz Parque, no outro domingo (02/12), também às 17h.

Confira as principais marcas e recordes de Dudu no Palmeiras:

Top 50 de artilheiros do clube em todos os tempos
Dudu figura na lista dos 50 maiores goleadores da história do Palmeiras em todos os tempos, atualmente na 47ª posição, com 55 bolas na rede, ao lado de Bóvio (anos 40) e Chinesinho (anos 50 e 60).

Artilheiro do clube neste século
Os 55 gols de Dudu pelo clube fazem do camisa 7 o segundo maior artilheiro do clube no Século XXI, à frente de Vagner Love (que soma 54).

Artilheiro do Verdão nos pontos corridos
Dudu é o maior goleador do Palmeiras desde que o Brasileirão passou a ser disputado no formato de pontos corridos, em 2003. Até aqui, foram 32 gols marcados até aqui.

Artilheiro dos Clássicos
Do atual elenco palmeirense, ninguém marcou mais gols do que Dudu em clássicos. Nos duelos com os três principais rivais, o jogador marcou nove gols, dois a mais que Willian. Destes, três foram contra o São Paulo, outros três diante do Santos e mais dois em cima do Corinthians.

Artilheiro do Allianz Parque
Com 27 gols marcados no Allianz Parque, o camisa 7 também é o número um em gols na arena palmeirense, inaugurada em 2014. Em seguida, estão Borja (17) e Willian (14).

Garçom do time em 2018
Com 17 assistências, Dudu é o número um no quesito passes a gol concedidos a seus companheiros, seguido de Lucas Lima, com 12.

Garçom do BR-18
Com 12 assistências apenas por esta edição do torneio nacional, Dudu está no topo da lista dos os atletas com mais assistências para gol – em seguida, aparece Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, com sete.

Vice-líder em vitórias pelo clube neste século em Brasileiros
Dudu possui 62 vitórias no Brasileirões. Este número faz do atleta segundo palmeirense com mais triunfos na competição no Século XXI, atrás apenas do ex-goleiro Marcos (67).

CONFIRA OS GOLS DA PARTIDA ENTRE PALMEIRAS E AMÉRICA-MG PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: