Verdão goleia Coelho no Allianz Parque e mantém vantagem na ponta da tabela

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Luan abriu o placar para o Verdão

O Palmeiras recebeu o América-MG na noite desta quarta-feira (21), no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alviverde bateu o rival mineiro por 4 a 0, com gols de Luan, Willian, Dudu e Deyverson – todos no segundo tempo. O Maior Campeão do Brasil ficou mais perto do título nacional, mas, apesar do triunfo com placar elástico, o Alviverde não o garantiu matematicamente (o Flamengo, que bateu o Grêmio no Maracanã, está na briga, com cinco pontos atrás do Verdão na tabela).

Com o resultado positivo, o Palmeiras foi a 74 pontos, liderando o certame. A diferença para o Flamengo é de cinco pontos (o Rubro-Negro tem 69). Restam duas partidas para o fim do campeonato: o Palmeiras enfrenta o Vasco, no próximo domingo (25) em São Januário (RJ) e, por fim, o Vitória-BA, no Allianz Parque.

O triunfo por 4 a 0 não garantiu o título brasileiro ao Palmeiras, mas fez com que o time ampliasse sua sequência invicta no Nacional, que agora já é de 21 jogos – esta série, aliás, é a recordista em toda a história dos pontos corridos (ou seja, a partir de 2003). A série atual no Brasileirão contempla 15 vitórias (Paraná, Vasco da Gama, Vitória, Botafogo, Chapecoense, Atlético-PR, Corinthians, Sport, Cruzeiro, São Paulo, Grêmio, Ceará, Santos, Fluminense e América-MG) e seis empates (América-MG, Internacional, Bahia, Flamengo, Atlético-MG e Paraná).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Willian anotou o 2º tento alviverdeHoje com 21 partidas invictas no Brasileirão, o Alviverde precisa de mais dois duelos sem derrota para igualar a próxima série a ser batida, de 23 jogos (imposta no Nacional de 1994 – a segunda maior da história). Como restam dois compromissos pela frente no Brasileirão 2018, é possível que a marca seja alcançada nesta edição. A série recordista do clube em Brasileiros pertence ao lendário time de 1972/1973, conhecido como Segunda Academia, que ficou por invencíveis 26 duelos sem saber o que é perder na competição nacional.

Nos aspectos individuais, o atacante Willian merece destaque: além do gol, ele é o jogador com mais atuações no ano e, hoje, engordou essa marca; são 67 duelos disputados em 2018. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no torneio nacional, com dez bolas na rede.

Se Willian é o palmeirense com mais jogos na temporada, Lucas Lima é o jogador que mais atuou neste Campeonato Brasileiro, com 32 partidas (de 36 possíveis). Além de ser um dos jogadores mais assíduos da temporada, o camisa 20 também se destaca nas assistências, sendo o segundo maior garçom do time neste ano, com 12 passes a gol (atrás apenas de Dudu, com 17).

Já Dudu, que também foi um dos autores dos gols da partida desta quarta (21), acumula outro recorde curioso pelo clube. Com o tento desta noite, o atacante palestrino chegou a 55 gols pelo Verdão, número que o tornou o primeiro colocado, de forma isolada, na artilharia palmeirense deste século, superando os 54 gols de Vágner Love, com quem antes estava empatado.

Além disso, de forma isolada, Dudu é o maior garçom do grupo palmeirense na temporada, deixando seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar 17 vezes (considerando já a desta quarta, para Willian Bigode). Apenas pelo Brasileiro, o Baixinho é o número um no quesito, isolado, com 12 assistências, seguido de Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, com sete passes no certame.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Com 55 gols, atacante Dudu é o maior artilheiro do Palmeiras no Século XXI

Com 27 gols marcados no Allianz Parque, o camisa 7 é o número um em gols na arena palmeirense, inaugurada em 2014. Vale lembrar que Dudu é ainda o atleta com mais partidas na casa alviverde (98 duelos), mais vitórias (70 triunfos) e maior garçom (24 assistências). Além disso, em todas as vezes em que balançou as redes no estádio, a equipe alviverde jamais foi derrotada. Na arena, aliás, Dudu esteve em campo em dois títulos do alviverde: a Copa do Brasil de 2015, contra o Santos, marcando duas vezes na decisão, e o Brasileiro de 2016, contra a Chapecoense.

E não são só os jogadores. O técnico Felipão também detém excelentes números no Verdão: nesta sua terceira passagem pelo clube, a partir de 2018, Felipão acumula 28 partidas: são 18 vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Incluindo também suas duas passagens anteriores (de 1997 a 2000 e, depois, de 2010 a 2012), o treinador dirigiu a equipe, ao todo, em 436 ocasiões (210V, 118E e 108E) – apenas Oswaldo Brandão, com 585 jogos, comandou o Alviverde mais vezes ao longo da história.

Quando o assunto se restringe apenas ao Campeonato Brasileiro, Felipão já é o técnico que mais comandou o time pelo torneio nacional, hoje com 185 jogos. O próximo alvo é se tornar o técnico com mais vitórias na competição nacional: hoje possui 75 triunfos, contra 76 de Vanderlei Luxemburgo. Ou seja, se vencer mais uma partida no certame, o atual comandante palestrino se tornará o número 1 também neste ranking, ao lado de Luxa; algo que pode acontecer ainda nesta edição do Brasileiro.

Agenda

O Palmeiras volta a campo no próximo domingo (25), para enfrentar o Vasco, em São Januário (RJ), às 17h, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em seguida, o Alviverde encerra sua participação no certame nacional atuando diante do Vitória, em casa, no Allianz Parque, no outro domingo (02/12), também às 17h.

CONFIRA OS GOLS DA PARTIDA ENTRE PALMEIRAS E AMÉRICA-MG PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM:

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis; Thiago Santos (Moisés, aos 36'/2ºT), Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu (Felipe Melo, aos 35'/2ºT), Willian e Borja (Deyverson, no intervalo). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gols: Luan (13'/2ºT) (1-0), Willian (30'/2ºT) (2-0), Dudu (32'/2ºT) (3-0), Deyverson (36'/2ºT) (4-0).