Palmeiras x Boca Juniors: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Palmeiras x Boca Juniors
Competição:
Conmebol Libertadores – semifinal
Data e horário: 31/10/2018 – 21h45
Estádio: Allianz Parque
Transmissão: Globo / Sportv / FOX

O Palmeiras treinou na tarde desta terça-feira (30), na Academia de Futebol, e encerrou a preparação para o confronto com o Boca Juniors-ARG, na quarta (31), às 21h45, no Allianz Parque, pela partida de volta da semifinal da Conmebol Libertadores.

O técnico Felipão comandou uma atividade tática e ensaiou, entre outras coisas, marcações, bolas aéreas, transições, jogadas específicas e cobranças de faltas e pênaltis. Marcos Rocha e Jean deram sequência ao processo de transição física. Hyoran ficou na parte interna para fazer tratamento por ter sofrido uma pancada na perna direita contra o Flamengo, no domingo (27).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Sob o comando de Felipão, Verdão treinou marcações, bolas aéreas, transições, jogadas específicas e pênaltis

Autor do gol do Palmeiras no empate em 1 a 1 diante do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, o atacante Dudu alcançou a marca de 53 gols com a camisa do Verdão. No clube desde 2015, o número 7 palmeirense está a apenas um tento de igualar Vágner Love na liderança da artilharia palestrina deste século – ele, que atuou pelo clube entre 2002 e 2004 e, depois, em 2009, soma 54 bolas na rede.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Borja é o artilheiro da Libertadores, com 9 gols, e do time no ano, com 19 tentosTIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 40 ao todo (em 66 partidas) – sete a mais do que a dupla Cruzeiro e Grêmio, com 33. No percentual de vitórias, isso representa 60,61%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Flamengo, 2º no quesito, com 53,33%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 31ª rodada do Brasileirão.

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA
O Maior Campeão do Brasil, dentre as 20 agremiações da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 103 ao todo, à frente do Grêmio, com 102. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,56 gol por jogo, o que isola o Verdão como o segundo colocado neste quesito, atrás apenas do Grêmio, com 1,57. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 31ª rodada do Brasileirão.

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos –, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 62 (devido ao fato de ter marcado 103 tentos e sofrido apenas 41); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 51. O Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,62 por partida, contra 0,67 do Flamengo, segundo da lista. O time de Felipão, aliás, vive uma excelente fase no sistema defensivo (sofreu apenas dez gols nos últimos 25 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 31ª rodada do Brasileirão.

VITÓRIAS EM SEIS PAÍSES DIFERENTES PELA CONMEBOL LIBERTADORES
Em 2018, o Palmeiras alcançou uma façanha inédita dentre clubes brasileiros: venceu em seis países diferentes em uma mesma edição da mais importante competição das Américas, acumulando triunfos na Colômbia (contra o Junior Barranquilla), Argentina (Boca Juniors), Peru (Alianza Lima), Paraguai (Cerro Porteño), Chile (Colo Colo) e no próprio Brasil (Alianza Lima, Junior Barranquilla e Colo-Colo). Antes, o Verdão estava empatado com outros cinco times nacionais que já conseguiram vencer em cinco países diferentes na Libertadores. São eles: Cruzeiro (1976), Flamengo (1981), Vasco (2001), Santos (2007) e Grêmio (2009).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Camisa 7 Dudu é o garçom do time em 2018, com 10 assistências concedidasPRIMEIRO TIME BRASILEIRO FINALISTA DA LIBERTADORES
O Palmeiras carrega a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores: isso aconteceu em 1961, quando enfrentou o Peñarol-URU e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde ainda chegou à final do torneio em 1968 e 2000 (ambos também como vice), além de 1999, ano em que se sagrou campeão diante do Deportivo Cáli-COL.

SÉTIMA VEZ NA SEMIFINAL DA LIBERTADORES
Esta é a 7ª vez que o Palmeiras figura entre os quatro melhores da Libertadores (as outras semifinais foram alcançadas em 1961, 1968, 1971, 1999, 2000 e 2001). Portanto, um feito inédito atingido pela primeira vez em 17 anos – a última havia sido em 2001.

TIME BRASILEIRO MAIS GOLS NA LIBERTADORES
O Palmeiras é o clube brasileiro com mais gols na história da Conmebol Libertadores. Ao longo de 18 edições, o Verdão marcou 307 vezes. A equipe palestrina ocupa a décima colocação do ranking geral de clubes, considerando times estrangeiros, neste quesito. O líder é o River Plate, com 541 bolas na rede.

CAMPEÕES DA LIBERTADORES
O Palmeiras conta com cinco atletas campeões da Libertadores em seu elenco. São eles: Edu Dracena, pelo Santos, Marcos Rocha, pelo Atlético Mineiro, Willian, pelo Corinthians, e Miguel Borja e Alejandro Guerra, ambos pelo Atlético Nacional-COL. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari conquistou o título em 1999, pelo Palmeiras, e em 1995, pelo Grêmio.

MIGUEL BORJA: ARTILHEIRO DA LIBERTADORES
Artilheiro da Conmebol Libertadores com nove gols, ao lado de Morelo, do Santa Fé, o atacante Miguel Borja atingiu no último sábado (27), contra o Flamengo, 80 jogos com a camisa do Palmeiras. Ele balançou as redes 29 vezes, sendo 19 em 2018.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Verdão tem defesa sólida, com apenas 10 gols sofridos nos últimos 25 jogosWILLIAN: PALMEIRENSE COM MAIS JOGOS NO ANO
Willian segue liderando o posto dentre os jogadores do grupo palmeirense com mais partidas neste ano: são 62 duelos até aqui. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no torneio nacional, com nove bolas na rede.

DUDU: JOGADOR DO PALMEIRAS COM MAIS ASSISTÊNCIAS NA TEMPORADA
Dudu é o jogador do elenco palmeirense com mais assistências na temporada. Ele já deixou seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar por 15 vezes (considerando todas as competições). Apenas pelo Brasileiro, o dono da camisa 7 é o número um no quesito, isolado, com dez assistências, seguido de De Arrascaeta (Cruzeiro), Éverton (São Paulo) e Ricardo Oliveira (Atlético-MG), todos com seis passes no certame.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL DE PARTIDAS
Nesta sua terceira passagem pelo Verdão, a partir de 2018, Felipão acumula 22 partidas: são 15 vitórias, quatro empates e três derrotas. Incluindo também suas duas passagens anteriores (de 1997 a 2000 e, depois, de 2010 a 2012), o treinador dirigiu a equipe, ao todo, em 430 ocasiões (207V, 115E e 108E) – apenas Oswaldo Brandão, com 585 jogos, comandou o Alviverde mais vezes ao longo da história.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RECORDES NA LIBERTADORES
O técnico Luiz Felipe Scolari também coleciona marcas e recordes pelo Palmeiras na Libertadores. Além de ser o único treinador na história do Verdão a chegar em três semifinais de Libertadores – as outras foram em 1999 e 2001 –, ele também é o técnico que por mais vezes esteve à frente do time em jogos de Libertadores (33) e que mais venceu (17).

>>> Moisés completará 110 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Guerra completará 60 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Antônio Carlos completará 60 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Diogo Barbosa completará 35 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Weverton completará 30 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Vitinho completará 10 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipe Melo é o atual camisa 30 do AlviverdePALMEIRAS x BOCA JUNIORS: RETROSPECTO GERAL
Palmeiras e Boca Juniors já se enfrentaram 24 vezes na história. O retrospecto estatístico contabiliza oito vitórias do Verdão contra quatro do time xeneize – os outros 12 confrontos terminaram empatados. Ao todo, o Alviverde balançou as redes adversárias em 37 ocasiões, enquanto foi vazado em outras 28 oportunidades.

PALMEIRAS x BOCA JUNIORS: RETROSPECTO PELA LIBERTADORES
Se computadas apenas as partidas válidas pela Libertadores, o histórico aponta equilíbrio: das nove vezes que os caminhos dos times se cruzaram no torneio continental, foram duas vitórias para cada lado e outros cinco empates. Foram, ao todo, 16 gols marcados e 12 sofridos.

PALMEIRAS x BOCA JUNIORS: MAIOR GOLEADA DA HISTÓRIA
O jogo com a maior diferença de gols entre Palmeiras e Boca aconteceu em março de 1994, pela Conmebol Libertadores, quando o Verdão goleou o rival argentino por 6 a 1 – os tentos foram anotados por Evair (2), Cléber, Roberto Carlos, Edílson e Jean Carlo.

PALMEIRAS x BOCA JUNIORS: JOGADORES EM COMUM AO LONGO DA HISTÓRIA
Palmeiras e Boca Juniors tiveram alguns jogadores em comum que defenderam os dois clubes ao longo da história. Alfredo González, Norberto Madurga, Alejandro Mancuso, Baiano, Pablo Mouche e Fernando Tobio foram alguns deles.

RETROSPECTO CONTRA TIMES ARGENTINOS
Ao longo da história, o Palmeiras já enfrentou 90 vezes times argentinos (incluindo equipes profissionais, seleções e combinados locais). O Verdão venceu 42 partidas, empatou 25 jogos e foi derrotado em 23 oportunidades. O Alviverde marcou 165 gols e foi vazado 116 vezes.

RETROSPECTO CONTRA TIMES ARGENTINOS NA LIBERTADORES
Considerando apenas jogos contra argentinos na disputa da Conmebol Libertadores, a vantagem alviverde diminui, mas se mantém. Foram 26 embates, 10 triunfos palestrinos, nove empates e sete derrotas. Foram 43 gols marcados e 26 sofridos.